quinta-feira, 21 de março de 2013

O dia em que o Miguel ficou sem lanche

Educar é mesmo tarefa das mais difíceis que existem nessa vida. Tudo é muito complicado desde as coisas que parecem mais simples. Criança é um ser que sai da sua barriga selvagem e - que maravilha! - cabe a nós, pais, domesticar. Há dias em que tudo parece que está correndo bem e que você está no caminho certo, tudo leva a crer que você conseguirá, sim, ter um filho bem educado. Há outros dias em que você tem certeza de que a coisa não está indo tão bem assim e que você está fadada a ter um filho louco dentro de casa. Ou pior: que esse filho vai conseguir lhe enlouquecer.

Desde que Miguel foi pra escola eu tenho meia hora pra dar banho, dar almoço, escovar os dentes, colocar o uniforme, arrumar a merenda e levá-lo até a porta da sala de aula. Nem sempre consigo e olha que conto com a ajuda da minha mãe e da Taninha que, na maior parte das vezes, já deu banho no Miguel quando chego em casa.

Hoje perdi a cabeça totalmente. Miguel conseguiu me levar ao limite. Quer dizer, Miguel me fez ir além do meu limite. Pressionada pelo tempo apertado, já estava angustiada demais pra lidar com uma criança que não queria tomar banho ou almoçar. Taninha conseguiu dar banho no meu pequeno selvagem e, cheia de paciência, coloquei o prato com farofa, carne e feijão e fui dar ao Miguel. Tentei a primeira colherada. 

- Mãe, você não colocou arroz. Eu quero comer arroz.

Ok. Ele quer arroz, vou colocar arroz... Voltei com o prato com arroz e fui pra segunda tentativa.

- Mãe, eu não quero farofa e tem muita farofa aqui. 

Ok. Vou tirar a farofa do prato. E voltei pra tentar pela terceira vez já me sentindo ferver por dentro. 

- Mãããããããeeeeeee, você tirou toda a farofa e eu quero um pouquinho...

Puta que pariu. Miguel só podia estar de sacanagem!!! E pra piorar as coisas ainda mais, Miguel esbarrou sem querer no prato que estava na minha mão e derrubou toda a comida, fazendo uma lambança que me irritou em nível máximo. Pronto, o caldo entornou de vez. Literalmente, porque tinha caldo de feijão pra todo lado.

A Paula calma e cheia de paciência deu lugar pra que a outra, a enfurecida, entrasse em ação. Comecei a gritar pra ele sumir da minha frentre e ir pro quarto. Não satisfeita, fui atrás dele e comecei a tacar as peças de seu uniforme em cima da criança - que cena patética... - bermuda, camiseta e meias e disse que se virasse e se vestisse sozinho. Depois disse que se ele não estava com fome pra almoçar, que falasse e não ficasse me fazendo de palhaça e que se estava sem fome pra comer comida também não estaria com fome pra comer o lanche da escola. E aí eu fiz merda. Disse que não colocaria o lanche dele na mochila e que todos os amigos iriam lanchar menos ele. Coloquei apenas o copo pra ele beber água dentro da mochila e não coloquei nada. Nadinha mesmo. Nem suco, nem biscoito e nem a fruta que ele tanto gosta. Estava totalmente irada. E o Miguel nada falava. Quieto, quase uma múmia. 

Enquanto eu proferia as palavras: "Hoje você não vai ter lanche pra comer na escola" eu já estava arrependida antes mesmo de terminar a frase. Mas aí já era tarde. Uma vez que se diz que vai fazer algo, pro bem ou pro mal, temos que ir até o final. Não é isso que dizem as bostas dos manuais de educação infantil?

Cheguei na escola e fui até a sala de aula pra falar com a professora. A essa altura meu coração já estava menor que um caroço de arroz. 

- Graziele, eu não mandei o lanche do Miguel hoje. 
E ela perguntou:
- Esqueceu?
Putz, pensei. Agora é que vai feder. Vou ter que explicar que achei que meu filho deveria ser castigado ficando sem comida. Socorro. Vamos lá, mantive a pose:
- Não. Foi de propósito. Ele não quis almoçar (resolvi resumir e poupá-la dos detalhes sórdidos) e, por isso, ficará sem lanche. 
A cara da Graziele foi de total incredulidade. Deve ter pensando em como existe gente louca nesse mundo. Gente que deixa o filho sem lanche, tipo eu. A pobrezinha só conseguiu falar:
- Ah... Tá bom.

Chamei o Miguel pra dar beijo de despedida e dizer que o amava. Expliquei pela milionésima vez o porquê de ele estar sem lanche e ele me olhou e só disse: "Tá bom, mamãe." 

E, como já está virando rotina, virei as costas e saí da escola em direção ao meu carro com uma vontade de chorar da porra. Porque sei que deveria ter tirado qualquer outra coisa do meu filho: os brinquedos, os DVDs, o Ipad. Tudo, menos a comida. Que tipo de mãe eu sou? Já sei. Uma mãe insana. Será que aquele ditado que diz que "mãe acerta até quando erra" está valendo? Só me resta esperar que sim. 

Ele sobreviverá, eu sei. Mas que uma criança é capaz de levar você pra caminhos nunca antes percorridos, isso é. Nunca eu imaginei que tomaria atitudes assim, no calor de uma situação, totalmente estressada e além do meu limite. Filho é capaz de fazer você chegar a lugares que nunca pensou que visitaria. E sabe quais são os lugares que eles mais gostam de lhe fazer ir? Os lugares mais escondidos dentro de você. Aqueles que nem você mesma pensa que existem. É preciso coragem pra educar filhos. Muita.

10 comentários:

  1. Gsus, coragem mesmo... q vontade de dar colo qnd li "Ta bom, mamãe"... São situações e situações de fúrias, mas na próxima libera o lanchinho ta rsrsrsrsrs fica tranquila que ele não te amara menos por isso.... bjus e saudades dele!!!!! Vou contar td pra tia Suzane kkkk bjus Dani Cambalhota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, saudade de vocês também!!! Se contar pra Suzane ela vai brigar comigo...rs... Você sabe que a atual professora do Miguel, a Graziele, já trabalhou aí com vocês? Será que se lembra dela?
      Beijos!!

      Excluir
  2. Decisão difícil, mamãe, mas fez o quê o seu coração mandou e explicou-lhe o porquê. E ele entendeu. Você é a mãe dele, você saberá cuidar de sua cria, com seus muitos acertos e, eventualmente, com os seus erros. E, acredite, dará certo! Educar nunca foi e nunca será fácil. Tem que ter coragem, maturidade, um pouco de ousadia e 'feeling'. Parabéns! (Paulo Gustavo Luz)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, vindo de você, que soube junto com a Andréa educar muito bem a linda Pilar, fico mais esperançosa... Obrigada!!

      Excluir
  3. Amo seus textos, Paulinha. Nem preciso conviver pra saber q vc é uma mãe ótima. O Miguel, com sua sabedoria divina q toda criança traz no kit qdo nasce, te deu a oportunidade de reavaliar algo q está te incomodando, se ver por dentro de forma transparente.
    Aproveite esse recadinho divino e recalcule a rota, as vezes é só uma pedrinha no caminho, pode ser um murinho tb mas n ignore. Seu filho te ama muito e em nenhum momento duvidou, tenha certeza.

    Um beijinho carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Renata... A gente vai reavaliando, medindo, mudando. Um filho ensina muito pra gente e sobre a gente... Que experiência... Um beijo grande com saudade!!

      Excluir
  4. Aaaaaaaa Paulinha, fiquei com dó do meu principe, tirou logo uma das coisas q ele mas gosta rsrs!!!!
    Mas sei q vc quer o melhor pra ele, e esse foi um jeito q vc achou de ensinar e ele entender...
    Mas não faz mas isso nao, senão eu brigo mesmo !!!!

    Bjos pra vc e pro meu principe!!!
    Saudades!!!! s2
    Suzane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzane, você sempre foi fornecedora de comida do meu filho!!!! Mas o seu príncipe está muito levadinho... QUer dizer, sempre foi, né? Beijos!

      Excluir
  5. Oi, Paula. Olha só, adorei. Adorei tua firmeza, não ter mudado de atitude mesmo arrependida. Não ia ser a mesma coisa proibir o IPad. Teu castigo foi relativo à comida, ele estava te testando com a comida, então a relação ficou clara. Obrigada por dividir isso no teu blog, assim quando eu fizer algo parecido(e vou fazer) não ficarei tão culpada, hahaha. O Miguel tá indo só meio período na escola? O Heitor começou na escolinha há 2 semanas. Apesar de ter ficado doente na segunda semana e ter que faltar 3 dias(chamei minha mãe!) estamos achando que está sendo muito positivo para ele. Só que ele tem que ficar integral, e isso me deixa um pouco culpada...só para variar! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é duro. Fiquei arrasada. Mas não podia voltar atrás, né?
      Miguel ficou na creche integral de 4 ameses até 2 anos e meio. Depois coloquei na escola, só na parte da tarde. Está dando super certo porque tenho minha mãe pela manhã. Se não... Nem sei... rs... Não fica culpada não porque meu filho evoluiu muito ficando integral na escola, fora que sempre comeu de tudo porque se adaptou á rotina da creche.
      E, Ana... O que não tem solução, não é problema. Você precisa trabalhar... Nós precisamos. E temos que lidar com a culpa. Ela vai nos acompanhar pro resto da vida ou até que consigamos nos livrar dela!!!! Beijos!!

      Excluir