Toda mãe observa seu bebê e o meu já dava sinais de que seria canhoto, como o pai, desde cedo. Com relação às pernas, Miguel sempre demonstrou claramente sua preferência e aptidão pra chutar bola com a perna esquerda. Já com relação às mãos, embora eu visse que havia uma tendência para usar mais a mão esquerda para alcançar objetos e para segurar a colher, até esse ano, Miguel ainda alternava o uso das duas mãos e não dava pra bater o martelo. Como agora, na escola, ele já está fazendo muitas atividades que exigem maior controle do lápis, até para iniciar o processo de escrita, tornou-se óbvio que meu filho, de fato, é canhoto.
O Namorado é canhoto e, por isso, sempre repetia que não gostaria que o filho puxasse à ele, sempre o ouvi dizer que o mundo é feito para destros. Quem é destro não percebe porque tudo parece ser sempre muito natural pra nós. Mas um simples abridor de latas ou tesoura, mouse ou carteiras escolares, podem dificultar a vida de um canhoto. Eu nunca havia reparado nisso, comecei a prestar mais atenção depois de me relacionar com um canhoto. Se observarmos qualquer banheiro de hotel, veremos que o secador de cabelos está sempre preso na parede do lado direito de quem olha pro espelho. Os canhotos que desejam secar seus cabelos devem encontrar muita dificuldade e, provavelmente, devem ter que se posicionar de costas pro espelho pra poder fazê-lo. Embora a coisa esteja melhorando, o mundo ainda é feito para as maiorias, e os canhotos não são uma delas.
Na idade média, o canhoto era chamado de "sinistro" e não raro condenado até a pena de morte por isso. Imaginem... Não distante, em minha própria família, meu tio que era bem mais velho que minha mãe, apanhou muito para escrever com a mão "certa", isto é, a direita. Por isso, sempre fiquei muito atenta aos sinais que meu filho foi me dando ao longo dessa sua curta vida, para que tivesse meu apoio e o entendimento da família e da escola. Essa é minha maior preocupação, deixar meu filho à vontade em um mundo que ainda favorece os destros em pequenas coisas e, assim, deixar meu filho preparado pra se virar bem. Por isso, sempre deixei as professoras cientes dessa minha percepção, para que o deixassem à vontade.
Quando a gente busca saber sobre canhotos, se depara com um monte de pesquisas e estatísticas que sugerem que um canhoto tem mais rapidez de raciocínio, que mostram melhor atividade mental na velhice, mantendo a velocidade de pensamento por mais tempo, enquanto a dos destros tende a diminuir. Alguns estudos apontam que existem mais canhotos homens que mulheres. Outros, que a porcentagem de pessoas com QI elevado em canhotos é superior ao que se espera. Algumas estatísticas mostram que canhotos são melhores em percepção tridimensional. Enfim, dessa história toda, só quero que meu filho se expresse da melhor maneira que conseguir. Eu quero ajudá-lo.
Eu estava fazendo uma tarefa de casa com ele outro dia, e depois de Miguel escrever várias vezes seu nome com a mão esquerda, olhou pra mim e disse:
- Mãe, é melhor escrever com essa mão, né? , e levantou a mão direita.
Eu perguntei a ele:
- Por que você acha isso, filho?
Miguel respondeu:
- Porque todo mundo na minha sala escreve com a mão desse lado.
Aí eu falei:
-Filho, você deve escrever com a mão que seja mais confortável pra você. Deve escrever com a mão que lhe dê mais firmeza. Eu escrevo com essa - e mostrei minha mão direita pra ele - mas seu pai escreve com essa - e peguei em sua mãozinha esquerda - como você.
A explicação foi suficiente pra ele e, de lá pra cá, Miguel não tocou mais nesse assunto. Continua firme e forte, escrevendo e colorindo com a mão esquerda. É... Eu que sempre achei homens canhotos charmosos, até pelo jeito de pegar na caneta (vai entender!), agora tenho dois em casa.
Deus é mesmo muito bom pra mim!
Nenhum comentário:
Postar um comentário