sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ciclos

Hoje estive reunida com minha sogra, Hugo e sua irmã para oficializarmos a venda da casa de São Lourenço. Lá foi a residência da Berê e meu sogro querido durante seus últimos anos de vida. Uma casa construida com muito carinho, aconchegante e bonita, na medida para receber a família e para ser testemunha de um amor maduro, que superou muitos altos e baixos. Uma casa para abrigar um convívio de anos em sua fase final.

Não preciso dizer o quanto foi difícil para a Berê desfazer-se da casa. Um lugar com memórias do grande amor da sua vida, de um companheiro de anos. Mas nessa vida é preciso fechar os ciclos. Terminar o que se começa, resolver o que há para ser resolvido. Por mais que doa, acredito em passar por uma fase e encerrá-la para poder vivenciar plenamente outra.

Após a morte do meu sogro, Berê voltou a viver no Rio, mais perto dos filhos e dos netos. E também porque sua permanência em São Lourenço tornou-se muito sofrida. Morar em uma casa enorme, planejada e idealizada por ela e pelo marido, com paredes, tapetes e quadros que guardam tanta estória, tantas recordações deve ser complicado demais. A casa, então, perdeu seu propósito depois da morte do Mauro. E ela foi, durante 3 anos, se desfazendo dos móveis, livros, quadros, cachorros, objetos e chegou a hora da casa. E eu sei que dói. Não podemos ter apego, é verdade. Mas eu sinto como se fosse igual a quando a gente acaba de ler um livro do qual gostou muito. É difícil terminar a estória, pelo menos pra mim é assim. Quando vou vendo que estou nas páginas finais, vou lendo devagarzinho, saboreando cada palavra, já sentindo saudade das personagens. E, então, o livro acaba. E é preciso fechá-lo. Fechar significa estar se abrindo para começar a ler um novo livro. Mesmo que para pegar outro eu precise de tempo para me desvencilhar da estória que foi tão marcante.

Fechar um ciclo é necessário para vivenciarmos outro plenamente. E desejo, de coração, que minha sogra possa viver agora uma nova fase com toda a sua energia e que muitas realizações a esperem no novo caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário