segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Maternidade


O que é ser mãe? Gente, é uma doideira total. Ao mesmo tempo que sou louca pelo Miguel, as coisas todas das quais temos que abrir mão são muitas. É claro que eu sabia que seria assim. Não fui enganada. Tenho uma irmã com duas filhas lindas que são minhas afilhadas e vi que não é fácil. Minha gravidez não aconteceu simplesmente. Fui muito desejada, escolhida até. Escolhemos a hora certa pra deixar rolar, a hora que achamos estar preparados. Mas mesmo que todos ao redor dêem seu depoimento falando do quanto nossa vida muda pós filhos, nada retrata a realidade. Nem pra bem, nem pra mal.

Acho perfeitamente normal e possível ser feliz sem filhos. Mas quando entrei na casa dos 30 e muitos a coisa ficou urgente pra mim. Precisava decidir se passaria essa vida sem essa experiência. Eu era muito feliz só com meu marido. Viajávamos a hora que queríamos, saíamos muito, decidíamos tudo de acordo com nossa vontade. Nosso relacionamento sempre foi muito um para o outro, muito diálogo. A gente gosta muito da nossa companhia. Mas estava chegando a hora de eu decidir e aos 37 não dava pra eu esperar muito mais. Prefiro me arrepender do que fiz que a sensação de não poder mais voltar atrás.

Preparados? Achávamos que sim. E fomos atrás do nosso bebê. Miguel é um presente, uma criança muito tranquila e sorridente. Mas dá trabalho. Cansa. Exige abnegação. Exige que se abra mão de muitas coisas e de fazer planos também. Às vezes a gente programa um almoço e, de repente, a criança fica gripada, chatinha e lá se vai o plano pelo ralo. Isso irrita também.

Eu falava, antes de ser mãe, que nunca nenhuma mulher seria sincera o suficiente pra admitir que a vida era melhor antes dos filhos. Mas a verdade é que eu era feliz antes do Miguel sim e continuo sendo muito feliz com o Miguel em minha vida. Não, não sou mais feliz. Isso não existe. Sou tão feliz quanto, só que de jeitos diferentes. Não dá pra explicar a felicidade de ter um bebê em seus braços, fruto do amor. Era muito feliz antes do meu bebê entrar na minha vida, mas não consigo mais imaginar a minha vida sem ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário