terça-feira, 8 de outubro de 2013

Nordeste







Toda vez que viajo pro nordeste do Brasil, fico maravilhada. Eu, simplesmente, amo. Ceará, Pernambuco e Alagoas então... Nem se fala!!! É beleza demais, astral demais. A primeira vez que fui ao nordeste, eu devia ter uns 14 anos. E conheci vários lugares, várias praias. Depois, adulta, fui repetindo as viagens, conhecendo um lugar de cada vez, indo mais a fundo. E a paixão só aumenta.

Sei que quem é carioca não se deslumbra com coisa pouca. Acho que só Fernando de Noronha é capaz de embasbacar o carioca, afinal a gente mora em uma das cidades mais lindas do mundo e o carioca tem consciência disso, dessa beleza, dessa energia diferente que só o Rio de Janeiro tem, dessa coisa "carpe diem" tão típica dessa nossa cidade maravilhosa. Mas há algo no nordeste todo que é muito gostoso, muito solto, muito livre. A começar pelo clima.





No nordeste é quase sempre sol e quando chove é muito rapidamente. Um céu azul divino, um sol delicioso, o ano todo. E, olha, que eu não sou muito de calor, não... Adoro um friozinho. Mas no nordeste tem um vento que não pára, um vento que faz você achar que não está queimando, um vento que engana. Você fica tostado e nem sente. Não dá pra se iludir: haja protetor solar! O ventinho leva embora a sensação de calor e você fica crente, crente, que está abafando e quando vê está torrada. Lá eu aguento ficar o dia todo na praia, sem me queixar do calor. E a temperatura da água? É uma delícia. Diferente do sul e sudeste, onde a água é gelada, a água lá de cima é de uma temperatura convidativa: nem gelada, nem morna. É água no ponto, água convite, água que dá vontade de ficar brincando de ser pato pra sempre. 
O povo é outro ponto marcante. É um jeito de falar engraçado, um jeito de tratar os turistas tão carinhoso, tão acolhedor, que leva pra longe a saudade de casa. Gosto da comida, dos temperos, das rendas. O litoral brasileiro é rico demais, é um exagero de bonito. E Deus foi especialmente cuidadoso com a parte lá de cima. Salve o nordeste!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário