domingo, 5 de abril de 2015

Longe



Esse ano, pra prejudicar pouco a alfabetização do Miguel, decidimos não tirar férias em abril como de costume. Resolvemos deixar as férias pro segundo semestre pra podermos viajar juntos, já que meu filho tomou gosto por conhecer outros lugares, outras pessoas, outras belezas. Além disso, viajar com ele é um prazer porque é um garoto que não me prende, não me dá nenhum trabalho extra, é bom de garfo, é boa companhia e do tipo "topa tudo". Só que eu e Namorado estamos bem cansados e precisando de um tempo pra respirar da correria que é nosso trabalho no fim e início de todo ano. Por isso, vamos alí em Maceió rapidinho, só uma semana. Mas isso quer dizer que vou ficar longe do Miguel esse tempo. 

Por mais que eu saiba que faço isso desde que ele nasceu e que eu tenho tantas pessoas bacanas com quem contar pra que a rotina dele não se altere sem minha presença, não posso evitar ficar com meu coração apertado de saudade. Eu já sei como funciona comigo e parece até loucura, mas dias antes de ir pro aeroporto sinto uma angústia, uma saudade, sinto meu coração ficar do tamanho de um feijão. Depois que já entrei no avião, relaxo e vivo o inevitável: o prazer de ser também feliz longe do meu filho. 

Agradeço à minha mãe, irmã, cunhado, sogra e Taninha porque sem eles eu não poderia nem ir até a esquina sem meu filho. E agradeço também às amigas com as quais meu filho me presenteou: as mães de seus amigos que se ofereceram para buscar na escola, no futebol, enfim.... Que bom poder contar com elas. Que bom que meu filho vai estar cercado de pessoas de quem gosta e com as quais se sente à vontade. 

Hoje, Miguel não é mais aquele bebezinho que não tinha noção de tempo. Miguel não é mais aquele bebezinho que não sabia falar direito. Aquele bebezinho pra quem se dizia tchau sem ter que dar explicações. Hoje Miguel é um menino que sabe o que significa saudade, que sabe o que significa ficar longe da proteção de pai e mãe. É um menino que conversa, que diz o que sente. E, sendo assim, deixou claro que gostaria de ir conosco. Mas também deixou claro que entende que precisamos desse tempo só pra gente e que ele não deve se ausentar da escola nesse momento. Meu filho disse que vai sentir saudade. Mas também me disse com carinha séria:

- São só 5 dias né, mãe? O cinco vem logo depois do quatro. Vai passar rapidinho. Logo você está de volta! 

Que assim seja, Guel. Logo mamãe estará de volta. De volta pra você. 

Um comentário:

  1. Sei bem como é isso.Tive meu filho cedo e todas as nossas preocupações se voltaram pra ele. Quando houve a primeira oportunidade de meu esposo e eu viajarmos sozinhos, Jamal já tinha 9 anos. Apesar de deixá-lo aos cuidados de pessoas queridas e de confiança assim como você, o meu coração ficou apertadinho. Foram 3 dias de viagem e quando voltei percebi o quanto tinha sido importante tirar esse tempinho para o casal. E ele super intendeu que precisávamos de uma folguinha a sós. Agora nós temos um trato, fazemos duas viagens por ano, uma em casal mais curtinha e uma em família. Curta bastante e não se preocupe o Miguelzinho vai entender e ficar muito feliz por vocês. Boa viagem!

    ResponderExcluir