quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pais e Filhos




Essa semana, além de ser a primeira semana de aulas, o que por si só já complica muito o andamento dos dias, ainda teve reunião na creche do Miguel. Eu, como qualquer mãe preocupada com seu filhote, gosto de estar presente sempre pra saber mais detalhes do dia-a-dia da minha delícia e pra socializar com os pais das outras crianças. Dessa vez, infelizmente, nem eu nem o Hugo pudemos comparecer, mas convocamos o dindo que não tinha trabalho nesse dia pra ir em nosso lugar.


Pelo visto, o blá-blá-blá é sempre o mesmo e dessa vez escapei de me sentir ou a pior mãe do mundo ou a única na face da terra que não foi agraciada com um filho superdotado. Quando cheguei do trabalho, a primeira coisa que fiz foi perguntar ao Itallo o que tinha sido dito e, mais uma vez, fiquei abismada com as coisas que os pais dizem que os filhos fazem e também com o que os pais dizem fazer. Não quero julgar aqui a educação que cada um dá ao filho, cada um sabe onde seu calo aperta, mas tem coisas que me me deixam tão de boca aberta que mal posso acreditar.


Já cansei de ouvir que "o meu filho começou a andar com 7 meses e com 9 já corria pela casa", ou "Fulano com 1 ano já dialogava comigo", "Beltrano aos dois anos já andava de bicicleta sem rodinha" e, mais ainda, "minha filha já lia jornal com 5 anos todas as manhãs", "aprendeu a ler e escrever aos 3". Ai, me enche o saco. Será que só enche o meu saco??? Ou será que fico com vontade de gritar porque meu filho, apesar de ser muito esperto, ainda não constrói frases? Apenas fala , cada dia mais, várias palavrinhas e já começa a dar respostas dentro do contexto, mas falar assim, de forma totalmente articulada, ainda não. Miguel também não andou com 7 meses, apenas com 1 ano e 1 mês. Será que me incomodo porque Miguel não é um bebê prodígio? Sei lá, só sei que acho essas conversas são muito chatas.


Outra coisa irritante é ter que ouvir que "meu filho só come verduras e legumes, nada de açúcar, nada de refrigerante, nada de gordura". Miguel tem uma alimentação saudável, mas a ele nada é proibido. Se quer comer sorvete, pode. Se quer um biscoito recheado, come. Se quer pão com manteiga, dou também. E sabe o que acontece? Ele come um só, às vezes nem come o biscoito todo. Dá quatro lambidas no meu sorvete e não quer mais. Pede pra provar minha coca-cola e eu dou. Sabe o que ele faz? Cara feia, cospe e pega seu copo de suco. Detesto proibição até porque meu filho não estará sempre comigo e desde que eu não esteja dando porcaria pra ele, a criança precisa vivenciar várias experiências inclusive na parte gustativa e, além disso, também precisa de gordura e açúcar pra crescer, já diz minha irmã nutricionista.

Dizem que a virtude está no meio e não gostaria que meu filho fosse dessas crianças que vão até a casa das outras e quando se deparam com um bolo de chocolate, querem comê-lo inteiro porque sabem que tão cedo não poderão apreciar outro ou daquelas que ao irem a uma festinha comem compulsivamente milhões de brigadeiros. Vou procurar orientar o Miguel a respeito de uma alimentação balanceada, sem exageros e sem restrições. Mas não posso querer que o mundo dele se resuma ao que ele come dentro de casa. No final, fico achando todo mundo louco e os outros pais devem achar o mesmo de mim. Mas a carinha do Miguel abrindo esse bocão pra comer o bolo de chocolate da festinha me faz acreditar que, pelo menos enquanto a gente é criança, pode se dar ao luxo de ter essa alegria, né?

7 comentários:

  1. E essa carinha dele é D+
    Vc está certíssima!
    É muito bom ser criança e como eu gostaria de poder voltar no tempo.
    Por que querer apressar as coisas?
    Beijos e parabéns por ter um filho tão fofo!

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha, ri muito, vaca! Eu tb odeio essas "contações de vantagem"; acho um saco!!! Bebê prodígio só não é pior que criança prodígio! Vide Maisa chata! hehehehe... Mas ó, fiquei meio sem graça lendo seu post... Pq eu lia jornal de manhã aos 5 anos... hahahahahaha... Inclusive lembro perfeitamente de ter lido a notícia da morte do Elvis Presley! É mole??? Véia... Denunciei a idade agora... rss... Saudades, vaquinha!

    ResponderExcluir
  3. Cacau, não duvido que vc lesse o jornal com 5 anos... kkkkk Chatinha toda vida!!! kkkkkkk Minha geek preferida!!!!

    Graça, eu adorava comer bolo de chocolate sem culpa!!! Beijos pra vc também!

    ResponderExcluir
  4. Se é pra contar vantagem, vamos lá ... aprendi a ler e escrever aos 4 anos de idade ... entrei para a primeira série primária aos 5 anos ... entrei para a faculdade aos 15 ...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    beijos para vcs duas lindas amigas Cacau e Paulinha

    ResponderExcluir
  5. Ai, eu não tenho nada pra contar vantagem... Vou ficar deprimida!!!!! Tão nomal...

    ResponderExcluir
  6. Pois eu só peço a Deus que o Joaquim seja um menino normal, nada de extremos. Concordo com você quando diz que a virtude está no meio. Ser diferente é muito complicado, ser fora da curva nunca é fácil. Ainda mais quando se tem pais doidos e completamente exagerados. Eu fui criança-prodígio e digo abertamente que sou muito mais feliz agora como adulta medíocre! hahahaha Viver sem pressão é tão bom!

    ResponderExcluir
  7. Dani, você tem todo o tipo de criança prodígio mesmo!!! Inteligente toda vida!! E deve ser difícil todo mundo sempre esperar simplesmente o melhor e o máximo de você. Fazer besteira devia ser um problema, errar então... É muita pressão mesmo. Agora, adulta medíocre... Só se você resolver nascer de novo, né? kkkkkkkkkkkk Beijos!

    ResponderExcluir