sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Frio na barriga





Semana que vem é a primeira semana do Miguel na escola. E não dá pra esconder: estou ansiosa. Hoje foi a reunião na escola para que tudo fosse explicado, como vão ser os horários da adaptação, o que tenho que colocar na mochila, quais são as regras do jogo. Por um lado foi ótimo conhecer a professora do meu filho, ver que tem 18 anos de experiência no ensino infantil, vi que é firme, sabe o que faz. Foi ótimo conhecer os outros pais e perceber, assim, por alto, que todos os que ali estavam parecem ser pessoas que não querem deixar monstrinhos pro mundo. Todos querem filhos bacanas, que respeitem e sejam respeitados, que não sejam egoistas, que saibam compartilhar, que aprendam o amor pela natureza e pelo mundo. 

Por outro lado, ver que tantas mães já se conheciam e, consequentemente, seus filhos já são amigos, ver que outras mães deram a sorte de estarem saindo da mesma creche e, sendo assim, seus filhos já terão um amiguinho pelo menos a ser reconhecido quando entrarem na sala de aula, me deixou mais apreensiva. Miguel é  um dos poucos que não conhecem ninguém da turma, todas as crianças serão novas pra ele. Querendo ou não, meu coração está apertadinho. 

Miguel deixa pra trás seus amigos desde que tinha 4 meses, seus companheiros de brincadeira e brigas, crianças que já sabem lidar com ele e com as quais ele também já sabe lidar. Sem conhecer ninguém, entrará em um novo ambiente, com uma professora e duas estagiárias desconhecidas e com crianças desconhecidas. Vai sair da zona de conforto por causa de uma decisão tomada por mim. Muito difícil essa tarefa de decidir o que é melhor pra vida de outra pessoa. Mesmo que essa outra pessoa seja seu filho de 2 anos e 8 meses. Será mesmo que a adaptação será mais difícil pra mim que pra ele? Não sei, mas não quero pensar que vai ser tão difícil pra ele quanto pra mim.

Estou incentivando o Miguel com relação à mudança, falando de como será maravilhoso ir pra nova escola e ele se mostra bem receptivo, mas não sei até que ponto ele está realmente entendendo o que vai acontecer. Ele está animado pra ir pra mesma escola que a prima vai, mas não sei se entende que não terá mais o contato diário com seus amigos. Bom, agora é esperar até a semana que vem e ver o que vai acontecer. Como não vivi esse período de adaptação quando Miguel entrou pra creche já que tinha apenas 4 meses, viverei agora. Tomara que tudo dê certo, porque minha intenção é fazer o melhor pra ele. Vida complicada essa de ser mãe. 

4 comentários:

  1. Amiga. Toda e qualquer decisão é muito difícil em qualquer fase da vida de nossos filhos . Nunca sabermos se estamos tomando a decisão certa . As vezes o que é bom para eles pode não ser para nós e vice e versa. Não se culpe por nada mesmo que seu coração fique apertado , você ainda vai se deparar com muitas situações como esta e sempre vai se questionar se está fazendo o certo. Força e acredite no poder de ser MÃĒ. Bjs te adoro! Jaqueline

    ResponderExcluir
  2. Hoje vi você entrando no carro, indo embora da creche! Não vi o gostoso do Miguel, mas confesso que meu coração ficou apertadinho! Vamos sentir muita falta dele, mas siga em frente e tudo dará certo, realmente terão muitos momentos como este, quando não piores, rs. Mas entrei aqui para deixar um super beijo naquela bochecha deliciosa que eu adooooooro apertar! Um bj especial em vc tb... Ahhhh e em relação a amizade, isso aí Miguel vai tirar de letra! Fique tranqüila!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Michelle, eu também vou sentir muito a falta de vocês!!! Obrigada pelo carinho e, graças a Deus, não lhe vi porque se não teria chorado ainda mais... Saí de lá com a cara inchada... kkkkk Beijos!!

    ResponderExcluir