quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Noronha












Há quatro dias sonhei que estava de volta em Fernando de Noronha e desde então uma saudade imensa desse lugar lindo demais me invadiu. Acordei do sonho como quem acorda sem saber onde está, perdida por ter passado a noite toda entre praias paradisíacas e águas azul turquesa e acordar na realidade do Rio de Janeiro, cheia de coisas pra resolver. Confusão entre a calma do sonho e a pressa do meu dia-a-dia. 

Justamente por estar em um momento corrido aqui no trabalho foi que demorei a buscar as fotos dessa minha viagem. Mas a saudade que não me deixa desde que tive o sonho não me fez esquecer e lá fui eu atrás das fotos pra matar essa vontade de estar de volta em Noronha, em dias de sol e paz, de mar e amor, de sal e tranquilidade. 

Eu adoro viajar e conhecer lugares novos. Tanto faz se o destino é no Brasil ou fora dele. Aliás, se tem um lugar pra qual gosto de ir é pro nordeste. Amo o povo nordestino, o jeito receptivo, simpático. Tirando a Bahia - que pra mim não tem o perfil acolhedor do nordeste - amo demais as praias e clima e só lamento o Brasil não ter acordado ainda pro fato de que precisamos ter uma estrutura melhor pra gente poder aproveitar nossas belezas naturais de forma mais confortável. Lá do nordeste, entre tanto lugar lindo e tanta praia gostosa, nada se compara a Fernando de Noronha.

Pra quem mora no Rio de Janeiro, uma das cidades mais lindas do mundo, fica difícil ficar de boca aberta quando se trata de cidade bonita. O Rio é lindo demais e não é qualquer cidade que me faz falar "uau". Fernando de Noronha está entre esses lugares que me deixam perplexa com tanta beleza. Não sou a maior amante da natureza, não gosto de acampar e, mesmo em Noronha, não me fale de pousadinhas, gosto de ter conforto. Não aguento muito tempo em contato com a natureza sem as conveniências e agitações da vida em uma metrópole, mas estar em Noronha é uma experiência única, em um lugar privilegiado demais por Deus, com uma energia de sossego contagiante. Em Noronha não há como ficar ou continuar estressado, o lugar tem ritmo próprio, independente do que esteja acontecendo no resto do Brasil, lá é sempre tudo azul, tudo lindo, tudo em harmonia. 

Fui pra lá em 2007, lá se vão 5 anos, e daria tudo pra ficar uns 5 dias lá novamente, caminhando, lendo e colocando o livro no colo de vez em quando pra poder contemplar a paisagem e voltar a ler, dormindo com as galinhas, mergulhando entre golfinhos e tubarões, vendo peixinhos beliscarem minhas pernas. Fazendo trilhas que levam a lugares espetaculares, comendo a comida gostosa da Pousada do Zé Maria e namorando muito. Muito mesmo. Que sonho bom foi esse que tive...  E que saudade de Noronha!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário