segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mais um Natal sem foto





Uma das coisas que todas as crianças, ou quase todas, têm é uma foto com o Papai Noel. É quase tradição nessa época tirar a eterna foto com o bom velhinho. Eu gostaria muito que meu filho também achasse isso.

No primeiro Natal do Miguel, ele tinha apenas 7 meses e nem pensei em levá-lo pra tirar a foto por ser ainda muito pequeno. A foto não teria muita graça. Deixei para seu segundo Natal. Miguel estava com 1 ano e 7 meses e fui encontrar duas amigas no shopping para trocarmos os presentes de nossas crianças. Tanto a Rafa quanto o João - mais velhos que Miguel - tiraram as fotos e fui conversando com o Miguel que estava no meu colo, fazendo uma preparação psicológica até colocar o Miguel no colo do Papai Noel. Pronto. Foi o que bastou pro menino desandar a chorar, abrir o maior bocão e não tirar a foto.

Repeti pra mim mesma que ele ainda era pequeno, meio que pra me consolar, com esperanças de que o próximo ano fosse bem melhor. Ano passado, Miguel estava com 2 anos e 7 meses, já entendia melhor o significado do Natal e já reconhecia o bom velhinho nas fotos a quem chamava e chama até hoje, sabe-se lá porquê, de "Pai Noel". Por isso, pensei que seria moleza fazer a tal da foto. De novo, lá estava eu no shopping, enfrentando uma fila cheia de crianças ansiosas pra tirar a foto. Miguel estava na fila comigo muito distraído com a decoração natalina e nem se dava conta de que caminhávamos em direção ao homem gorducho de barbas longas e brancas vestido de vermelho. Quando chegou a vez dele, pra minha decepção, o garoto parecia que tinha visto o demônio e me puxava pela mão pra direção contrária, demostrando, mais claramente impossível, que preferia estar em qualquer outro lugar da face da terra além de ali, de frente com o papai Noel. Deixei algumas mães passarem a minha frente na tentativa de fazer meu filho se acalmar e mudar de ideia. As outras mães com suas crianças calmas e sorridentes, doidas pra ficar ao lado do Papai Noel e dando seu melhor sorriso pra câmera foram passando e Miguel a me puxar com uma força de leão pra bem longe dali. Desisti sob os olhares de curiosidade - ou seriam olhares de espanto? - das mamães com seus filhos que estavam amando estar ali pra fazer seus pedidos de Natal. 

Entretanto, como passado é passado e esperança de mãe é mesmo a última que morre, ontem me dei conta que poderia tentar de novo. Miguel está quase com 3 anos e 7 meses, está mais lindo que nunca (a mãe do Miguel está mais babona a cada dia) e a foto ficaria ainda melhor agora. Conversei com ele e ele ficou animadíssimo!! Pensei: "Oba, dessa vez vai!" Miguel me encheu o domingo inteiro pra levá-lo pra tirar a foto, muito seguro, só que acabou dormindo. Acordou às 19:30 e a primeira coisa que fez quando abriu os olhos foi perguntar se não iríamos tirar a foto com o "pai Noel". Liguei pro shopping e me informei que o velhinho estaria lá até as 21h. Tínhamos tempo. Troquei de roupa rapidamente, arrumei o Miguel, liguei pras minhas afilhadas que haviam dito que queriam ir comigo e saí pra buscá-las. Chegamos ao shopping e Miguel não falava de outra coisa. Não olhamos pra lado nenhum, descemos todas as escadas rolantes a caminho do tão esperado encontro. Nem fila havia! Mal chegamos e era a vez do Miguel. E aí... Bom, e aí que sem choro nem vela, sem puxões na minha mão, nem berros, muito calmamente e com uma firmeza que me fez ter vontade de socar meu filho, Miguel vira-se pra mim e diz: "Não quero, mamãe. Não gosto de foto com o 'Pai Noel'". De boca aberta, disse a ele: "Mas meu filho, você queria tanto... Pediu tanto pra mamãe trazer você aqui hoje... Vamos com a Rafa, ela tira a foto junto com você, vai..." E Miguel, irredutível, afirmou: "Não vou, não. Não quero."

E é isso. Não adiantou eu ficar alí falando alguns minutos, não adiantou a "mamãe Noel" segurando a câmera vir falar com ele, se oferecer pra levá-lo pra perto da cadeira do Papai Noel, não adiantou as meninas falarem que TODOS têm foto com o papai Noel menos ele, que elas não dariam mais pirulito ou bala pra ele nem hoje nem nunca mais. Miguel não quis tirar a foto. E eu juro, desisto. Não toco nesse assunto de foto com o Papai Noel nunca mais. Se algum dia estiver passeando pelo shopping em época de Natal e Miguel me pedir, ok. Mas eu não vou mais insistir nesse desejo muito mais meu que desse meu filho louco. Fazer o quê? Papai Noel pro meu filho é muito lindo, muito fofo, mas só a distância. Que venha o presente, mas o Papai Noel não precisa entrar lá em casa. Papai Noel perto do Miguel, nem pensar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário