sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia das avós

Infelizmente, não cheguei a conhecer meus avôs. Já tinham partido quando aqui cheguei. Em compensação, tive as melhores avós desse mundo! Minhas avós eram lindas, amorosas, fofas como todas as avós devem ser.

Hoje, no dia delas, quero muito agradecer por sua presença em minha vida. Quero dizer a elas que minha infância foi mais rica porque as tive perto de mim. Uma, doce e delicada. A outra, forte e decidida. Bibi era brisa leve. Gegê era furacão. Uma mansa, quieta, rio calmo. Outra selvagem, onda do mar batendo na arrebentação. Uma Nanã, outra Inhansã. Cada uma no seu jeito de amar e agradar aos netos. As duas inesquecíveis em seu poder de se dar aos que vieram depois e aqui ficaram.

Minha avó materna, minha vó Bibi... Quero lhe agradecer por sua delicadeza, gentileza. Está pra nascer mulher mais fina e educada que nunca tenha frequentado uma escola! Quero dizer que me lembro de todas as vezes em que se despediu de nós, no finalzinho do domingo, no portão da sua casa, com a mão levantada acenando até que o nosso carro sumisse ao fim da rua. Pra nós, sempre tinha brigadeiro antes do almoço, sorvete feito por você e queijadinha! Pra nós, sempre tinha um elogio, um olhar do mais puro amor que só as avós sabem dar. Aquele olhar de quem já viveu muito e sabe que o tempo é precioso pra se desperdiçar com besteiras e com coisas sem sentido ou importância. Você, vó, com toda sua experiência, sabia que o tempo é curto e que precisamos dele pra viver o amor. E só o amor. Você me ensinou cedo que perdoar quem erra sempre é o melhor caminho pra se sentir livre. Você me ensinou que alimentar discórdia nunca foi o melhor caminho. Sua bondade vi em poucas pessoas. Sua capacidade de dividir o que possuía era enorme - admirável qualidade pra quem teve tão pouco. Nunca se esqueça que deixou netos apaixonados por você. Um dia a gente se abraça de novo!

Minha avó paterna, minha vó Gegê... Quero lhe agradecer por sua força, sua valentia. Mulher guerreira, briguenta até, mas que nunca se conformava com injustiças. Era capaz de tudo pra defender os seus! Nunca me esquecerei de você a nos esperar para o almoço de domingo na janela do apartamento de Madureira - bairro que sempre detestou. Agradeço por ter tido o melhor cafuné do mundo quando estava em seu colo... Sempre um pudim na geladeira, sempre um elogio daquela que se referia a mim como "boca de Brigitte Bardot". Minha avó paterna era morena vaidosa, com sangue quente e coração louco. Intempestiva, entrega total a seus quereres. Com você, vó, aprendi a ir atrás dos meus desejos, aprendi a me considerar bonita, a me enxergar linda independente de qualquer coisa. Com suas atitudes, vi que apesar de dificuldades da vida, nunca devemos nos conformar com migalhas e que toda adversidade pode ser passageira se lutarmos por algo melhor. Com você, aprendi que as avós podem ser engraçadas, namoradeiras, espirituosas, modernas. Nunca se esqueça que deixou netos apaixonados por você. Um dia a gente se abraça de novo!

Vovós, Deus foi muito bondoso comigo por ter me dado duas avós tão diferentes e que me ensinaram tanto em suas diferenças. Hoje, no dia de vocês, quero que sintam que tenho a certeza de ter vivido dias lindos ao seu lado quando aqui estavam fisicamente. O amor de vocês é eterno e segue aqui comigo, dentro do peito. Um beijo enorme cheio de saudade... Feliz dia dos avós!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário