quarta-feira, 31 de julho de 2013

Crianças...



Ter uma criança em casa é nunca ter silêncio. Se antes achava que quando tudo estava quieto e silencioso eu tinha paz, hoje aprendi a ter paz dentro do caos. Até porque quando tudo está muito silencioso em casa pode contar que:

1. Miguel caiu duro e dormiu de repente. Criança agitada não deita e dorme com calma, ela encosta em algum lugar e, acredite, pode ser qualquer lugar mesmo e... pluft. Desmaia. 

ou

2. Miguel está fazendo merda. 

Eu prefiro encontrá-lo dormindo no chão, na cama da avó, no escritório, enfim, qualquer lugar porque quando a criança está muito quietinha e não está dormindo é porque vem chumbo grosso e é bom estar preparado. 

Então, ter uma criança em casa é como se não houvesse vazio, fica tudo preenchido por essa presença enorme ainda que sejam pequenos. Eles ocupam o espaço destinado a eles com tanto carinho e todos os outros da casa. TODOS. Não sobra nada pra você, se bobear nem a cama. 

E ter criança em casa é também ser surpreendido pela esperteza e desenvolvimento deles o tempo todo. Eu fico besta com a rapidez de raciocínio do meu filho e a capacidade enorme de aprendizado que demonstra. Não vejo o Miguel nenhum super dotado não. Acho meu filho bem normal e tal. Mas que o moleque é rápido pra pensar em jeitos de conseguir o que quer, isso é! E outra coisa: se o Miguel vir algo, um lugar, um caminho, basta uma vez pra ele gravar. Se voltar ele saberá que é a casa de fulano, que alí foi a festinha de ciclano ou que já passamos por lá pra chegar em algum outro local. Quer dizer, esperto ele é. 

Algumas pessoas acham que, por eu ser professora de inglês, ensino ou falo inglês com meu filho. Só que como diz o ditado: "Casa de ferreiro o espeto é de pau". Eu raramente falo em inglês com meu filho e embora ele já saiba identificar o que é português, inglês e espanhol, é claro que não entende nada. Aí outro dia, abrindo um angry bird que demos pra ele e que vem com brinquedo e bala dentro, ele abriu o bicho e falou pro Hugo: "Olha, pai, tem candy! Aí o Hugo achou que não tinha entendido direito e perguntou: "O que, filho?" E o Miguel mostrando as balas nas mãos, repetiu: "Tem candy!" Depois de falar pro Miguel que achou legal, Hugo levantou e veio até o quarto, onde eu estava, pra me perguntar se eu havia ensinado a palavra ao Miguel. Eu respondi que não e perguntei ao Miguel onde ele havia aprendido. E o Miguel respondeu que foi no video de propaganda do brinquedo que existe no Youtube. Aliás, ele já sabe colocar no site e ver os videos dos brinquedos que quer. E de tanto ver e ouvir (os videos são em inglês) ele já fez a associação do que vê com o que ouve e pronto, bastou pra ele aprender. 

Ontem, uma amiga chegou de NY e trouxe um boneco (duende verde) inimigo do Homem Aranha pra ele. Miguel ficou muito feliz e brincou o tempo todo criando suas lutas entre bem e mal. Lá pelas dez e meia da noite ele me perguntou:

- "Qual o nome mesmo da sua amiga que trouxe o duende verde pra mim, mamãe?"

E eu respondi que é Graça. Aí ele falou:
- "Vamos ligar pra Graça, então?" 
- "Vamos, sim, vamos ligar amanhã porque já está tarde. Você quer agradecer?"
Aí Miguel me responde:
- "É... " 
Como foi um "é" meio reticente, não senti a menor firmeza na resposta dele. Aí insisti perguntando o que ele queria falar com ela. E, então, ele me falou:
- "Quero pedir pra ela trazer pra mim também amanhã o spider man preto e o lagarto!!"

Ainda bem que estava tarde e eu não deixei meu filho ligar pra Graça porque eu teria morrido de vergonha!!! Criança tem cada uma...


Um comentário:

  1. kkkkkkkkkk

    Esse MIGUEL é lindo e se eu estivesse lá, traria sem o menor problema....

    bjus para vcs

    :)

    ResponderExcluir