quarta-feira, 4 de junho de 2014

Festinha à moda antiga

















Miguel é um garoto festeiro. Puxou a mim. Adoro estar com os amigos, adoro receber amigos e tudo é motivo para comemorar. Só que esse ano, como estávamos indo pra Disney, falei logo pro Guel que não teria dinheiro pra fazer uma festa. Por mais que ele não questionasse muito essa decisão, sentia que ele queria uma festinha. Quando ele  me perguntou porque não teria uma festa e expliquei que gastaríamos muito dinheiro com a viagem (que ele preferia fazer), ele perguntava se os amigos dele estariam na Disney também, como quem diz "se a viagem é para comemorar meu aniversário, meus amigos vão estar lá, né?". No fim, ele já entendia que não estariam e que tratava-se de fazer uma escolha.

Só que ele continuava:

- Não vou ter nem um bolo? 

E eu dizia que sim, faríamos um bolinho na escola mesmo e um em casa. Mas a carinha dele, uma carinha pidona, estava martelando minha cabeça. Mãe é assim mesmo e, se eu pudesse, faria uma festa também. 

Assim, resolvi fazer uma coisa simples e tive que fazer opções. A primeira delas foi quem convidar. Como tenho muitos amigos e o Namorado também, não poderia convidar um e não convidar outro. Não poderíamos ser deselegantes e magoar pessoas das quais gostamos tanto. Por isso, decidi que apenas convidaria a família e os amigos da escola do Miguel. Nem uma exceção foi aberta, até porque não conseguiríamos fazer isso: ter que escolher entre pessoas queridas quem seria convidado ou não. Se abrisse exceção para um amigo que fosse, não me sentiria bem. Então, na festinha improvisada do meu filho só estavam presentes a família, os amigos dele e seus pais, que já viraram nossos amigos. 

Decidi que faria uma reunião ao ar livre, sem barulho ou música alta. Um clima mais de tranquilidade mesmo, de forma que o único barulho que a gente escutasse fosse o de nossas vozes e o barulho de nossas crianças brincando. E depois que decidi isso, comecei a rezar para que fizesse tempo bom. Estava morrendo de medo de ter que adiar por conta da chuva. Por isso, me certifiquei que poderia adiar as encomendas, caso São Pedro não cooperasse. 

Minha madrinha e meu tio Jorge me ajudaram com a decoração, me deram as almofadas pras crianças sentarem e todas as toalhas. Minha madrinha ainda fez uns folhados e pães. Ainda chegaram mais cedo e arrumaram tudo pra mim. Minha sogra comprou os enfeites e o bolo. Minha irmã encomendou as cadeiras e mesas pra mim enquanto eu estava viajando e comprou os descartáveis. Minha mãe fez os doces, cachorro quente e salpicão. Encomendei o restante das comidas e arrumamos tudo em cima da mesa, porque as pessoas teriam que se servir já que não haveria garçons. Como todo mundo era de casa e as famílias dos amigos do Miguel já são família de tanto que convivemos, tudo foi feito de forma que todos ficassem a vontade pra comer e beber o que quisessem e para que se servissem. 

Contratei uma equipe de recreação para cuidar das crianças e foi a melhor coisa que fiz! A equipe Hora do Recreio foi maravilhosa, eram 3 monitores para umas 20 crianças e eles brincaram muito, deixando os pais em paz pra conversar. E contratei também uma fotógrafa, porque sempre digo que ter alguém pra registrar os momentos de qualquer ocasião especial é fundamental pra me deixar livre pra me divertir. De mais a mais, fotos são uma recordação da qual não abro mão. Arrisquei com a Paloma Lima e fiquei muito feliz quando recebi as fotos. 

Tudo acabou correndo muito melhor do que eu esperava... Uma festa à moda antiga, com tudo feito em casa mesmo, sem a segurança de uma casa de festas, mas com uma sensação gostosa de união da minha família. Exatamente como antigamente, minha família unida, cada um fazendo uma coisa, todos se ajudando. Nas lembrancinhas, decidi dar um toque meu e escrever um cartão para os convidados, dizendo que nós estávamos muito felizes com a presença, afinal, era um sábado no meio de um feriado, sem o conforto de uma casa de festas... E os pais dos amiguinhos foram tão delicados ao dizer que adoraram o cartão. Esses amigos do meu filho e seus pais são pessoas ótimas, gente do bem mesmo. Todo mundo querendo fazer dessas coisinhas lindas que Deus nos deu, pessoas bacanas pra deixar pro mundo. E o Miguel? Nossa, o Miguel se divertiu demais!! Como se tivesse tido uma festa na melhor casa de festas do mundo!!

Ou será que se divertiu até mais? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário