sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ciúme

Sentimento mais chato é esse tal de ciúme. É ruim para quem sente e ruim pra quem é alvo. Nunca fui ciumenta, nem de coisas materiais e nem de pessoas. Não que seja totalmente desprovida desse sentimento, isso não é verdade. Sinto ciúme, sim. Mas sinto ciúme quando tenho alguma situação concreta pra sentí-lo. Detesto controlar a vida dos outros com a mesma intensidade que detesto que controlem - ou tentem - controlar a minha. Não gosto de me sentir presa, podada. Não gosto de presenciar situações em que pessoas riem e abraçam amigos quando estão sozinhas e não se sentem confortáveis pra agir do mesmo modo quando estão com seus namorados ou maridos. Enfim, acho muito chato ter que dar satisfação de tudo o que faço ou deixo de fazer durante o dia e não peço satisfação ao Namorado também. Nós somos casados, mas não somos donos um do outro. Somos duas pessoas diferentes, com vida e interesses distintos, que se gostam. 

Por isso é que fico um pouco surpresa quando Miguel mostra um pouco de ciúme ou desconforto em certas situações vividas comigo. Outro dia eu tinha que ir até a escola dele por alguma razão que não lembro agora. Estava com roupa de ginástica ainda, mas estava conversando com ele que naquele dia entraria na escola pra resolver o que tinha que fazer lá. Ele estava me olhando muito sério e falou: "mas não vai com essa roupa de malhar, né?" Lógico que eu não iria até a escola com roupa de academia, não acho legal, não me sinto bem nem acho apropriado. Estranhei a frase dele mas deixei pra lá. Nessas férias, estávamos a noite em um bar na rua, no centro de Curaçao, com música ao vivo e levantei pra dançar. Hugo não foi dançar comigo mas estava lá, por perto, todo feliz. Ele não se importa mesmo. Acho até que fica contente por me ver contente. 

Voltei pra perto do Namorado e do Miguel e encontrei meu filho com a cara fechada, como se estivesse zangado. Perguntei a ele o que tinha acontecido e ele me disse que não gostou "nem um pouco" de eu ter ido dançar sozinha! E ainda repetiu: "não gostei mesmo, nem um pouco disso". Hugo riu e falou pra ele que estava sendo bobo e que eu era livre pra fazer o que me fizesse bem. Ainda disse que ele não tinha motivo nenhum pra ficar chateado. Enfim, estamos tentando que nosso filho não leve esse comportamento idiota pra frente.

Bom, estou vendo desde já que Miguel tem essa tendência a ser controlador. Pode ser que isso passe e seja apenas uma fase. Mas vou ficar atenta. Seria um sofrimento pra ele e pra quem estivesse por perto conviver com esse sentimento de ciúme que ainda se mistura com posse. Terrível. Muitas pessoas acham que podem medir o nível de amor que o parceiro sente de acordo com o tanto de ciúme que ele ou ela mostra. Nossa... Duas coisas tão dissonantes pra mim. Muitas vezes escuto pessoas dizerem: "Olha, mas ele morre de ciúme de mim!" como se isso indicasse o quanto são amadas. Tenho vontade de rir por ver tanta inocência na minha frente. Ciúme nunca foi e nunca será sinal de amor. É sinal de insegurança, de imaturidade. Em alguns momentos, sinto ciúme. Sou humana e se pegar o Namorado olhando muito pra uma outra mulher, ficarei enciumada. E falo "olhando muito" porque também acho natural que ele olhe pra mulheres bonitas. O belo atrai. O belo é gostoso de se admirar. Então se por nós cruza uma mulher bonita e Hugo lança um olhar pra ela, dá aquela conferida com o canto do olho, acho normal. Não vou gostar é que ele vire o pescoço pra olhar mais. Aí ficarei triste. Nem sei se de ciúme ou se pela falta de respeito.

Tem gente que acha que quando estamos comprometidos (namorando ou casados) é como se isso excluísse qualquer possibilidade de acharmos outras pessoas interessantes. Só que pessoas charmosas, atraentes, belas, tesudas, inteligentes e cheirosas vão cruzar nossa vida o tempo todo. Elas estão aí, passam ao nosso lado e acho normal, sim, que pessoas assim atraiam nossa atenção, nosso olhar. Isso acontece comigo. E, é óbvio, acontece com o Namorado. Ele está casado mas não está cego. E o fato de ele achar outra mulher linda, atraente, charmosa, não quer dizer que ele vai transar com ela. 

O mundo já está muito louco pra gente ficar dando espaço pra sentimentos desnecessários. É preciso que sejamos racionais e que busquemos tranquilidade pra vida da gente. Poxa, sente muito ciúme? É bom analisar se é porque você é doente mesmo e precisa de tratamento, se você não confia no seu taco, tem a autoestime baixa, se o outro não lhe dá segurança e faz com que você seja inseguro ou se é tudo isso junto né? Tem relacionamentos que só sobrevivem porque um alimenta a doença do outro. 

Já estive em relacionamentos com muito ciúme e foram um inferno. Ciúme tem o dom de estragar o entorno de onde chega. Meu pensamento é: ninguém está ao meu lado amarrado. Ninguém está com uma faca no peito que o obrigue a ficar comigo. Se alguém está comigo é porque quer, se sente bem, gosta da minha companhia, do sexo, de como a vida fica boa quando estou nela. E o contrário também. Portanto, se for a hora de quem está ao meu lado achar que não vale mais a pena, não há NADA que eu possa fazer pra mudar isso. E não adianta nada sofrer antecipando algo ruim. Eu prefiro deixar meu coração livre pra viver outros sentimentos que me fazem mais feliz agora, não fico dando espaço pra ciúme besta. Eu não sou dona do Hugo. E se ele mudar de ideia com relação a nós dois, só posso sofrer e chorar. Chorar mais um pouco. Ficar arrasada por um tempo. Um bom tempo, talvez. Depois levantar minha cabeça e ficar pronta pra próxima. E vou amar de novo se for o caso. E de novo sem ciúme. Porque cada estória é uma estória e cada recomeço merece uma chance real.

A vida é muito curta pra viver atormentada por algo que não depende só da gente. 

A vida é muito curta pra gente deixar de viver o amor e ser feliz com quem se ama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário