segunda-feira, 28 de março de 2011

Trabalhar fora X Trabalhar em casa

A cada dia que passa admiro mais as mulheres que ficam em casa cuidando dos filhos. Admiro isso assim como admiro qualquer pessoa que saiba fazer algo que eu não sei. Acredito que na vida tudo seja uma questão de vocação e que, por mais que a gente sempre possa aprender, existem coisas que são, simplesmente, um dom.

E aqui vai minha humilde confissão: eu me canso menos trabalhando fora que quando estou em casa cuidando do Miguel. Ai... Falei. Eu e o Hugo trabalhamos aos sábados. Ele trabalha o dia inteiro e eu trabalho até 12h, 13h, no máximo. Antes fazíamos nossa escala de forma que trabalhássemos os mesmos sábados e assim, tivéssemos o sábado de folga juntos. Agora, fazemos o oposto: quando ele está de folga, eu trabalho e vive-versa. Desse jeito, sempre temos alguém pra tomar conta do Miguel. E sábado passado foi o sábado do Hugo trabalhar e eu fiquei sozinha com o Miguel o sábado inteiro, até as 19h. Meu Deus!!!

Não sei se o filho de todo mundo é assim, mas o Miguelito só para quando dorme. E ele acordou às 7 da matina e só foi dormir às 12:15 até às 13:15. Ele anda a casa toda, está naquela fase de descoberta e quer abrir todos os armários, quer subir nos móveis e ver o que tem em cima, bate na porta da sala e grita "rua, ruaaaaaaa" ou "assiar, assiar" (entenda passear!!). Enfim, eu ando atrás dele o tempo todo e não consigo ver um programinha de televisão ou ler uma página de livro. Quando o Hugo chegou, eu estava dando banho nele e embora ele já não use mais a banheira, às vezes ele pede que eu a encha pra que ele possa brincar com seus bichinhos da hora do banho. Fiz isso e fui até a cozinha falar pro o Hugo a que horas nós sairíamos para o aniversário da Bárbara - uma professora muito fofa com quem trabalho a muito tempo. Sem brincadeira, se demorei 1 minuto foi muito, mas quando entrei no banheiro vi a minha toalha, a toalha do Hugo e a toalha do Miguel boiando na banheira!!!!! Ele puxou as toalhas todas e mergulhou as bonitas na banheiraaaaaaa!!!!! 

Depois de um dia inteiro bancando a babá, tive um ataque histérico e gritei pro Hugo: "Namoradoooooooooo!!! Tira o seu filho da minha frente agora porque estou no limite e vou surtar nesse instante!! Tira ele daqui agoooooraaaaa!!!! 

Hugo retirou o Miguel com cara de assustado da banheira, o levou para o quarto, secou, colocou a fralda, enquanto eu limpava a inundação do banheiro. Meu Deus, como é que tem gente que larga o trabalho pra ficar só em casa cuidando dos filhos? Nossa, eu me mataria, não conseguiria mesmo. Como cansa muito mais que o pior dia no trabalho, cheio de pepinos pra resolver ou professores pra substituir de última hora. Não posso falar por todas as crianças, eu sei, mas meu filho é uma criaturinha da mais sapecas e levadas. Tem uma vocação pra fazer besteiras que só ele!!!  Quando fico com ele o dia todo em casa, ele parece um bichinho enjaulado, correndo de um lado pro outro, pega isso, larga aquilo, abre gaveta, tira o que tem dentro, cata o que jogou no chão, quer suco, quer biscoito, aff.... E pensar que tem mães que cuidam de dois, três filhos quase da mesma idade.  Misericórdia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário