terça-feira, 26 de abril de 2011

Língua fala...



A gente tem filhos por vários motivos: tem vontade de ser mãe, ama crianças, quer experimentar o sentido de construir uma família e por aí vai. Tenho certeza de que um dos  motivos de a gente ter filhos é que é o caminho mais rápido pra entender milhões de coisas da nossa vida e de quem nos cerca, é um exercício de tolerância e aceitação de diferenças que nem que eu vivesse mais uns 20 anos sem o Miguelito eu compreenderia.

Quanta coisa a gente fala, quanta coisa a gente critica, até se deparar com as atitudes do próprio filho ou com nossas próprias atitudes no que tange educação e até os fatos mais corriqueiros do dia-a-dia. Hoje, quando leio livros cheios de teorias de como fazer isso ou aquilo ou quando assisto a programas de televisão que ensinam desde estabelecer rotinas ou ensinar o filho a adormecer sozinho no quarto, fico pensando que tudo, na prática, é muito diferente. Por mais que eu me esforce, muitas coisas não consigo fazer seguindo os manuais.

Meu filho vai fazer dois anos e mama 1 litro de suco por noite! Eu sei, eu sei, os entendidos de plantão vão dizer que não pode, estraga a dentição e tal mas eu não sei o que fazer!! O garoto simplesmente não quer mais tomar leite e pede suco de olhos fechados. Já sei que vão dizer que a culpa é minha, que fui eu que acostumei mal, mãe é sempre culpada! Mas outro dia conversando com minha irmã que tem duas meninas, ela me disse para eu pensar no caso dela: duas meninas criadas da mesma forma pelos mesmos pais. A primeira mamou até os 3 anos, mais ou menos, 1 litro de leite toda noite. A mais nova, dorme direto desde os 3 meses de idade. Enfim, isso me leva a crer que muita coisa é loteria sim.

A gente precisa ter muito cuidado com a língua. Eu falava tanto de uma amiga, a Dedeca, que come como uma desesperada. Dizia (e digo...) que ela deve ter passado fome em outra vida porque ela pode estar comendo a coisa mais gostosa do mundo, se chegar alguém perto dela comendo algo diferente e igualmente gostoso, ela vai ficar urubuzando a refeição alheia com aqueles olhos famintos. Credo! Ela come que nem homem, quem conhece sabe que não estou exagerando. Mas, enfim, falo tanto e fui ter um filho que parece filho dela!!  Miguel não pode ver ninguém comendo nada, gente. Está a mesa com a família comendo bolo, se me vê comendo pão, pede o pão. Se vê a prima comendo biscoito, pede o biscoito e por aí vai. Castigo pra quem falou demais...

Eu falava muito da filha mais nova da minha irmã, minha afilhada linda Rafaela. Dizia que era olhuda porque mesmo comendo um salgadinho, por exemplo, se preocupava em segurar outro com a outra mão. Adivinha quem faz exatamente a mesma coisa? Miguel.

Tenho outra amiga, a Cacau, que adora usar os tais dos Crocs. Virgem Maria, não consigo entender uma mulher sair a rua usando esses sapatos. Minha sogra comprou o primeiro par de crocs pro Miguel e quer saber o que aconteceu? Eu, euzinha, já comprei mais dois pares desse sapatinho infame porque, simplesmente, são os favoritos do meu bebezão. Tenho que convencê-lo a  usar tênis ou sandália dependendo da roupa porque o moleque abre o armário e pega, invariavelmente, os crocs quando vamos sair. E quem entende?

Como diz minha sábia mãe, "língua fala, ... paga". Sei que estou apenas no princípio, ainda tenho muito o que pagar. Medo.

2 comentários:

  1. Hahahahaha, minha amiga linda e vaca!!! Já dei muitas risadas por aqui nesse sábado de trabalho até a alma! Entre uma paradinha e outra pra relaxar vim "te ler" e olha o que eu vejo... Meu sobrinho lindo Miguelito puxando à tia vaca dele! Só os Crocs salvam! rsss... Paga a língua, vaca! kkkkkk... Ele pode até não ter tanto bom gosto assim, mas que entende de conforto, entende! Adorooooooooooo!!! Beijocas e muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que entrou em uma loja pra comprar crocs, me lembro de vc, Cacau. E fico com medo que alguém me veja cometendo esse "crime" fashion. Rio por dentro... E agradeço, ao menos por isso, por vc estar longe e eu não ter que ficar escutando suas gracinhas... Beijos!!

    ResponderExcluir