sexta-feira, 29 de abril de 2011

E agora?



Desde que Miguel nasceu, eu e o namorado tínhamos em mente um propósito muito firme de que não traríamos o bebê pro nosso quarto e que não dormiríamos no dele. Por mais trabalho que desse, ele seria acostumado, desde o início, a dormir sozinho no quartinho dele. Assim fizemos.

A ajuda da babá eletrônica com monitor foi fundamental porque muitas vezes escutávamos o barulhinho dele e quando olhávamos pra telinha ele estava apenas se ajeitando, de olhos fechados, ou ranhetando. Meu filho é um bebê ranhetador demais!! Se não fosse a babá teríamos levantado da cama ainda mais vezes além das que levantamos para percorrer o corredor que separa o nosso quarto do quarto do Miguel.

Esse tempo todo ele dormiu muito bem, obrigada, sozinho na cama dele. Até chegar o verão desse ano. Como o verão foi de matar, decidimos que, como Miguel já está acostumado em seu quarto e já está grandinho, poderíamos dormir algumas noites no quarto dele para economizar a energia do ar condicionado do nosso quarto. Acontece que passamos a dormir lá, deitados no colchonete no quarto dele e ele em sua caminha, não apenas algumas noites. Dormimos o verão inteiro!! O calor não dava trégua e no calor eu não durmo de jeito nenhum!

Enfim, essa semana o tempo deu uma esfriada e não ajeitamos os colchonetes no quarto do Guel, dormimos em nossa cama mesmo. Quer dizer, tentamos dormir... Na primeira noite, Miguel levantou às 2 da manhã e saiu pela casa a  nossa procura. Foi até a sala e a cozinha e como não nos encontrou, começou a chorar. Dei colinho, o colocamos de volta na cama só que, depois disso, ele passou a acordar de meia em meia hora pra ver se a gente estava no quarto com ele. Constatando que não, voltava a chorar. Às 4 da manhã, sem aguentar mais, decidi me jogar no chão e falei pro Hugo se jogar lá também - sem o marido ao lado, já é demais, né? - e Miguel se acalmou.

Tentamos de novo na noite seguinte, e, por incrível que pareça, Miguel que não adormecia mais no meu colo há quase 1 ano, ia direto pra caminha dele pra dormir, pediu colo. Ok, fiquei com ele no meu colo até ele pedir pra ir pra cama e dormir. Uma da manhã, o tormento começou novamente. Dessa vez, ele já começou a chorar antes mesmo de nos procurar fora do quarto.

De ontem pra hoje, além de ele chorar quando acordava e não nos via, toda vez que estava quase caindo no sono, abria os olhos pra verificar se ainda estávamos lá. Ai. Canseira. Vencida pelo meu cansaço, arrumei nossa cama no quarto dele e dormimos. Acredita que o Miguel acordou várias vezes pra verificar se estávamos lá? Chamou "mamãe" e "papai" de olhos fechados em vários momentos  pra que a gente respondesse "estou aqui, filho".

Resumo da ópera: não sei o que fazer para voltar a dormir no meu quarto. Meu filho nem sonha com a possibilidade de dormir lá, em compensação não quer que a gente deixe de dormir no dele. E agora?  Conselho para as futuras mamães: nada de economizar dinheiro com a conta de luz!!!! Ligue o ar condicionado dos dois quartos antes que seja tarde. Será que joguei fora o esforço de tanto tempo? Só quem tem bebê de meses em casa sabe quantas vezes durante a noite a gente levanta pra socorrer esses pequeninhos...  E eu resisti tão bravamente pra colocar tudo a perder agora? Será que estraguei tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário