sábado, 16 de abril de 2011

O que eu não entendo

Nunca consegui digerir coisas que minha compreensão não alcançava. Pra mim, sempre foi muito difícil. Sei que a vida ensina e a espiritualidade faz a gente ser mais resignado e entender que acima de nós existe algo muito maior e que nada nesse mundo acontece sem ter um motivo. Entretanto, por mais que eu tenha fé muitas vezes acho certas coisas inexplicáveis.

Quando estava na escola e até mesmo na faculdade, quando faltava a alguma aula e precisava copiar a matéria de algum colega, eu nunca conseguia simplesmente copiar a matéria se antes eu não lesse e entedesse do que se tratava a aula. Simplesmente não conseguia, precisa entender. Acho que desde nova eu precisava parar um pouquinho antes, racionalizar e, então, a cópia saía bem mais rápido. Apesar de ouvir muito meu coração, tentar atender minhas intuições, deixar o caminho aberto para que meus guias espirituais ou anjos de guarda ou sinais de Deus, como queiramos chamar, falem comigo, gosto de procurar entender meus atos, meu comportamento de uma forma racional e faço isso com os outros também, tentando entender porque uma pessoa agiu dessa ou daquela maneira.

Sinceramente, nesses últimos dias está sendo bem difícil fazer isso. Desde que aquele louco entrou na escola e matou crianças do nada, em nome sabe-se lá de quê, estou com um certo aperto no coração porque estou de cara com meu antigo problema: o de não conseguir entender. Não entendo isso, não entendo também pais que sempre quiseram ter filhos e lutaram por uma inseminação sabendo que sempre há a chance de terem dois, três ou até quatro bebês, desistirem, depois de olharem pra carinha deles, de levar os três pra casa. O que é isso? Eu não sei. Essa semana dois bebês recém-nascidos foram achados mortos em uma lata de lixo na rua. Como é que pode?

Fico com uma sensação de que está tudo errado, de que não estou entendendo nada e de que não tenho a menor noção de pra onde essa nossa raça humana está indo. E isso é desesperador, principalmente depois que a gente tem filho, depois que a gente resolveu colocar mais um serzinho nesse mundo louco. Por um momento penso que, assim como Renato Russo, "quero me encontrar, mas não sei onde estou. Vem comigo procurar algum lugar mais calmo, longe dessa confusão e dessa gente que não se respeita. Tenho quase certeza que eu não sou daqui..."

Depois, minha fé me lembra de que se estou aqui é porque mereço estar. Humildemente, aceito que aqui é o meu lugar e que devo procurar viver da melhor forma possível e que posso eu amar e tratar as pessoas da forma como eu gostaria de ser tratada e que, sim, não entendo milhões de coisas, mas que há de ter alguma explicação pra tanta loucura. Há de ter. Eu é que não entendo. Ainda não entendo. 

4 comentários:

  1. Paulinha, nós estamos num mundo muito longe de ser perfeito. O nível de proximidade a perfeição de um mundo é diretamente proporcional ao nível evolutivo de pelo menos 2/3 de seus habitantes. Isso quer dizer que apenas 1/3 do planeta Terra estará apto a herdá-lo enquanto mundo regenerado. Essa regeneração virá neste milênio. Todas as vertentes proféticas das mais variadas ordens, são unânimes quanto ao momento que se aproxima. Entenda que Deus é Pai de todos os 3/3 e enquanto ALGO de perfeita justiça e infinita caridade, não pode ser desigual no tratamento que dá a seus filhos. Todos receberemos uma chance para nos dirigirmos em direção a luz do amor incondicional, em parte por necessidade natural, mas principalmente por nossa livre escolha. Mas quem vai aproveitar a chance de maneira a se adequar verdadeiramente a esse bendito movimento de transição até a meta da regeneração? Como disse, bem menos de metade de nós. Nesse meio tempo procuremos entender que numa relação atual, existem complicadores pretéritos. Via de regra o algoz de hoje foi a vítima de ontem. O que Deus quer e Jesus Cristo já ensinou, é que uma das partes dê o primeiro passo para dar fim a esse ciclo vicioso. Todos sabemos que a Escolha que Judas Escariotes fez foi péssima, mas no plano de Deus (que nenhum de nós entende bem mesmo), o mal que fez a Jesus, não se perdeu, e gereou um benefício para toda humanidade que caminhou até aqui. Onde será que está Judas hoje? Muito a nossa frente na escala evolutiva, garanto a vc. Nós porém, continuamos tacando fogo no seu avatar de pano, não permitindo que o ciclo vicioso revanchista acabe nunca. O que aconteceu lá naquela escola foi horrível. Eu chorei muito. O algoz não foi capaz de quebrar o ciclo vicioso que se perpetua a séculos, em que em algum momento, ele pode ter muito bem ter sido um Judeu em campo de concentração sendo almejado por um oficial nazista da janela do seu próprio quarto, assim como se atira numa garrafa vazia de refrigerante para se treinar a pontaria. E u te pergunto: Quem poderia ter sido esse(s) oficial/oficiais nazista(s) nos dias de hoje?
    Nada ocorre por acaso, Paulinha. Tudo nos leva a lição importante de que precisamos vivenciar o evangelho que nos ensina combater o mal com o bem. Enquanto isso não nos for possível, continuaremos aprendendo da maneira mais difícil. Por favor me ligue. Preciso falar com vc pessoalmente asim que for possível. Com carinho e gratdão.
    Levi Ramos

    ResponderExcluir
  2. Sabia, Levi, que vocÇe viria me ajudar a entender. Que bom que vc está no caminho de entender melhor as coisas, preciso estudar também. Vou te ligar. BEijos!!

    ResponderExcluir
  3. e o timo me asuda a intender mais sobre o que eu nao intendo que poso dirigir coisas que eu nao entendia quado era pequena e agora depois que eu cresi quando agente e pequeno nao ver a hora de creser mais quando aminha irma me pergunta siser grande e bom eu digo nao queira creser por que voce vai aprender coisas ruins meu nome e ana vitoria tenho 12 anos e digo aprender a ler e escrever e bom

    ResponderExcluir
  4. Ana, obrigada por vir visitar o blog. Venha sempre!! Um beijinho,

    Paula

    ResponderExcluir