quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tudo passa





Ontem levei o Miguel ao pediatra. A última consulta havia sido há 3 meses. Levei só por rotina mesmo, de vez em quando é bom verificar se está tudo bem. Miguel está ótimo, cresceu muito da última consulta pra essa e quase não engordou. Sinal que está esticando... Seu desenvolvimento está excelente, está muito articulado, já fala frases, sai sempre com umas tiradas engraçadas e está muito atento à tudo, observador demais. Meu filho me surpreende a cada dia, me fazendo ver o quanto está esperto e deixando claro que nada que se faça ou fale em sua presença passa despercebido.

Miguel sempre foi um inferno no consultório do pediatra. Desde a hora de tirar a roupa já começava o choro e todo o tempo do exame era uma agonia. O menino tinha que ser segurado até para que o médico pudesse examinar sua barriga. E a garganta? Cruz credo. Acho que os outros pacientes mirins na sala de espera, aguardando sua vez, deviam ter vontade de sair correndo só de imaginar o que poderia estar acontecendo com aquela criança que não parava de berrar. Então, já estou bem preparada para o comportamento estérico do meu filho quando se trata de estar no consultório do pediatra. Entretanto, dessa vez fiquei de boca aberta. Miguel não derramou uma lágrima!! Ao contrário, tirou a roupa sem problemas, se deixou examinar com uma calma absurda, abriu a boca voluntariamente para que sua garganta fosse verificada e virou a cabeça, também voluntariamente, para que a médica examinasse seus ouvidos!! Enfim, deixou tudo e no maior bom humor.

Três meses atrás, foi um inferno como de costume. Agora meu filho se comporta super bem como um menino fofo. Três meses na vida de uma criança fazem uma diferença enorme. Três meses e meu filho amadureceu. E eu fiquei lembrando do que a esposa do meu primo, Adriana, sempre me diz: "Paula, não esquenta a sua cabeça porque tudo isso passa."

Meu primo e a Adriana têm dois filhos, um casal. A menina já está com 11 anos e o menino com 8. Muitas vezes converso sobre as dificuldades pelas quais passamos com os filhos, as diversas fases. Falei com ela outro dia sobre as fraldas, sobre o Miguel dormir sozinho em seu quarto e algumas vezes, de repente, querer que a gente fique lá com ele, e por aí vai e ela me disse, mais uma vez, o que eu já sei: todo mundo tem uma receita pra resolver sua vida, os filhos dos outros são todos prodígios, só os nossos é que são normais. Todos têm uma fórmula mágica para fazer a criança dormir sozinha no quarto, comer de tudo, largar a mamadeira, não chupar chupeta, largar a fralda e poderíamos prosseguir em uma lista sem fim. Só que a gente não pode nem deve se estressar demais, porque "tudo isso passa".

Tenho uma amiga que teve dificuldades para que seu filho de 3 anos largasse a fralda na hora de fazer coco. O menino já fazia xixi no banheiro mas na hora de fazer coco pedia pra mãe colocar a fralda nele. Ela me disse que ficou chateada, tentou de tudo para que o menino usasse o banheiro não só para o xixi e todas as vezes em que insistia muito o menino ficava até com prisão de ventre. Enfim, foi uma luta. Até que ela pensou: "Nunca vi adulto fazendo coco nas fraldas. Vou deixar pra lá que uma hora dessas ele aprende. Chega. Quer botar a fralda pra fazer coco? Pois coloque." Assim ela fez. E hoje o menino, já com 4 anos, faz todas as necessidades no banheiro.

Pra quê gastamos tanta energia e tempo nos preocupando com tudo? Muitas vezes com coisas pequenas? Simplesmente cada criança tem seu tempo de amadurecimento e pronto. Sei que mãe, na verdade, só quer que seu filho seja maravilhoso. O filho maravilhoso é como um espelho, um reflexo da mãe maravilhosa que tem. Queremos filhos lindos e perfeitos para que todos nos achem também lindas e perfeitas. É como se os defeitos dos filhos fossem nossa culpa e as qualidades nossa virtude por tê-los educado tão bem. Só que a vida não é receita de bolo. As coisas não são assim. Mães maravilhosas nem sempre têm filhos exemplares. E filhos dedicados e inteligentes também têm mães estranhas. É a vida. Como diz Adriana, "tudo passa", e como diziam os Beatlles, "let it be".

Nenhum comentário:

Postar um comentário