sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval

Hoje de manhã, acordei com uma sensação maravilhosa de ainda ter 5 dias pela frente pra ir pra piscina, pra ler, pra ver filmes, pra ter mais tempo pro Miguel, enfim, pra descansar dessa minha correria desses últimos 40 dias. 

Aí fui abrir meus e-mails e vi convites das mães dos amiguinhos do Miguel da escola pra blocos infantis. Beleza, os convites começaram para os bailinhos do Iate Clube, aqui pertinho de casa. Pensei: se eu tiver ânimo até levo o Miguel. Embora, na verdade, esteja mais confiante de que minha sogra, assim como no ano passado, vai levar o Miguel aos bailinhos de Carnaval no condomínio dela, na Barra. Mas, mesmo assim, não descartei a hipótese de levar o Miguel pra estar com seus amigos da escola, seria até mais divertido pra ele. 

Depois, mais e-mails a respeito de outro baile de carnaval. Dessa vez no Largo do Machado!!! Gente, que pessoal animado... E eu, imaginando cá com meus botões, cansada só de pensar no calor de um bloco de rua, naquela confusão, um monte de gente. Imaginei um monte de criança chorando - tem sempre uma criança que chora!! Todo mundo com criança no colo pedindo isso e aquilo. Os pais, ao final, quase sem braços de tanto segurar os rebentos no colo. Você acha que criança até 3 anos não vai pedir colo? Bom, não posso falar pelos outros, mas meu filho, não tenho a mais remota dúvida, na hora que visse aquela multidão de pessoas, me pediria colo na hora. E ainda por cima tudo isso regado a muita marchinha: programa de índio total.

Agora pouco recebi um telefonema de uma amiga me chamando pra levar o Miguel pro Via Parque amanhã,  porque a bateria da Grande Rio vai estar lá animando um baile infantil. Oi? Gente, vocês só podem querer que me divorcie... Estou aqui tentando visualizar a cara do Hugo - que está trabalhando hoje - chegando em casa arrebentado e ouvindo a esposa sugerir um bailinho de carnaval com direito a bateria de escola de samba (entenda: música em último volume!). Sabe o que ele vai dizer? "Tenta a sorte, Namorada! Da minha cama não levanto amanhã! No máximo um cineminha..." 

A verdade é que Carnaval pra mim sempre foi escola de samba. Nunca fui chegada a carnaval de rua, a bailes de clube. Gosto de samba. Detesto marchinha. E não gosto de muita gente junto, confusão, não ter lugar pra estacionar o carro. Acho que já nasci meio velha. Carnaval pra mim é descanso, sempre foi. Desde adolescente. Eu aproveitava o Carnaval pra ir pra praia, pra ir muito ao cinema (sempre tem muito filme bacana em cartaz nessa época devido a proximidade do Oscar), pra ler e descansar. Nunca fui nem de viajar no Carnaval pra não pegar engarrafamento nas estradas, enfim: Carnaval pra mim é tempo de descanso, de estar com a família. 

E a vida ainda me uniu a uma pessoa que chega ao Carnaval implorando por sossego, pedindo por descanso. A fome e a vontade de comer. Se o Miguel gosta de Carnaval ainda não sei. E pra levá-lo aos bailes e blocos de rua ele tem a avó Berê. Que Deus a abençoe e lhe dê muita saúde e energia. Porque eu já  decretei: não quero nem me aproximar de marchinhas carnavalescas. Meninas, mães da turminha do Miguel da escola: divirtam-se!!!! Podem ter certeza de que eu farei o mesmo!! Do meu jeito, né? E que nosso Carnaval seja maravilhoso, do jeito que a gente gosta. 


2 comentários:

  1. 100% de acordo, acho que também nasci velha. Lembro que, aos 18 anos, decidi arrancar os sisos na sexta, véspera de Carnaval, só pra ficar - obrigatoriamente- todos os dias em casa, de molho... hehe

    ResponderExcluir