domingo, 17 de fevereiro de 2013

E chegou o início do semestre!

Eu saí da sala de aula mas o espírito de professor nunca sairá de mim. Um dia achei que, uma vez que não tenho pego turmas, talvez fosse me esquecer de tudo o que sentia antes de um início de período. Só que não é bem assim. Entra ano e sai ano e sempre, sempre mesmo, antes do primeiro dia de aulas em um período, eu fico nervosa como se fosse minha primeira vez.

Estou há quase 16 anos na direção e achei que todas as muitas tarefas que envolvem o cargo fossem me fazer esquecer as ansiedades que carregava comigo quando era professora. Hoje eu tenho outras preocupações que não tinha antes. Tenho que me preocupar com a manutenção de toda a escola (instalações, equipamentos e por aí vai) além de me preocupar em administrar conflitos e interesses, bater metas, manter a qualidade. Só que as preocupações que tinha quando era professora não saem de mim. Por exemplo: quando faço os horários do período seguinte e distribuo as turmas, não consigo esquecer que meus professores ficam loucos pra saber quantas turmas terão no semestre seguinte. Disso depende o salário deles. Se perderem o número de turmas, eles precisarão reduzir despesas e isso é muito preocupante. Por isso, assim que faço o horário da minha unidade libero logo. Muitas coisas podem mudar no período de férias, mas prefiro que meus professores já tenham uma ideia do que vem pela frente.

Não consigo me esquecer de como é difícil pra um professor não poder marcar um médico, ir a uma festinha na escola de seu filho quando ela ocorre no mesmo horário de suas turmas ou à uma formatura de um amigo. Por isso, ajudo no que for possível. Se puder arranjar substituto, dou força pra ir mesmo. Tem coisas que não acontecem sempre, são únicas, e não podemos perder.

Sinto-me professora, sempre. Estou ao lado deles sempre. E, por isso, conheço as manhas da sala de aula, sei quando estão querendo me fazer de boba e sei quando estão dando o sangue. Estou ao lado deles, incondicionalmente. Seja pra dar uma bronca ou pra segurar a mão. E sinto esse frio na barriga como se amanhã fosse pegar minha pastinha e conhecer meus alunos novos ou rever os alunos com os quais já tive o prazer de trabalhar. Tenho dor de barriga, acreditem. Não durmo direito de ansiedade. 

O time que tenho é mesmo MUITO bom. Admiro essa gente de todo o coração. Eles merecem sempre o melhor embora eu saiba que nem sempre é assim. É uma profissão muito difícil, com muitas dores e, ao mesmo tempo, com muitas, muitas alegrias. Eu espero que amanhã seja o primeiro dia de um período de muita luz. Que todos nós consigamos desempenhar um trabalho bacana junto aos alunos que já nos conhecem e que a gente consiga conquistar o coração dos alunos que estão chegando agora. Espero que a gente trabalhe juntos, um ajudando o outro, com benevolência e tolerância para com nossos colegas.  Espero que Deus ilumine cada um dos meus professores antes de entrarem em sala de aula e que lhes dê forças quando estiverem cansados ou sem ânimo. Peço a Deus, que lhes possa conduzir as palavras quando diante de uma situação difícil. Que Deus lhes conceda um pouco de sua bondade quando estiverem sem paciência. Peço a Deus que, em toda a sua misericórdia, faça chegar a esses professores alento e coragem quando pensarem que não há jeito ou solução. E que Deus não deixe lhes faltar alegria e confiança para seguirem em frente. 

Que amanhã todos nós entremos na nossa escola com o pé direito e o coração feliz. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário