sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Carrots, tomatoes, potatoes ...




Minha visita à sala de aula do Miguel foi muito legal! Dizer que fiquei nervosa parece lugar comum pra uma pessoa que, mesmo sendo professora desde os 20 anos de idade, sempre fica nervosa antes do primeiro dia de aula. Sempre tive um frio na barriga antes de entrar na sala pra conhecer uma turma nova e acho que isso não mudará com o tempo. Então, imagina que eu estava naquela responsabilidade de fazer uma coisa que agradesse a todos e, ao meu maior crítico, meu filho. 

Escolhi uma histórinha bem simples de um avô que vai com o neto ao mercado pra comprar cenouras, tomates e batatas. Aproveitei pra falar que eles moravam em um país diferente do nosso e que falavam outra lingua. Estevão teve logo uma história pra contar de alguém que ele conhece que não fala inglês e que não entende nada que os outros dizem. Aninha disse que sabia cantar uma  música em inglês. O Enzo me mostrou logo que sabia também algumas cores em inglês, assim como a Ana Elíria e o Leo. Cada um com seu jeitinho, tornaram a aulinha muito especial. As duas Sofias, assim que eu cheguei e estava arrumando as coisas pra começar, se jogaram no chão pertinho de mim e levantaram minha calça comprida pra olhar a tatuagem que tenho no pé e que estava escondida pela sandália que eu estava usando. Depois, todos se sentaram em roda junto comigo e ninguém quis sair antes de ter participado e respondido uma perguntinha pelo menos. A Pietra estava mais quietinha, mas respondeu tudo certinho. A Bruna olhava pra mim sempre sorridente.  

Ensinei, também, durante a historinha, a contarem de 1 a 3. Antes de ensinar a musiquinha que era bem simples e que tinha apenas as 6 palavrinhas que aprenderam, fiz algumas atividades pra fixar melhor as palavras e pra descontrair. Quando chamei o Renan pra participar, lá veio ele com aquela carinha gostosa ... Ai, que vontade de apertar! Respondeu baixinho mas tudo certo! Henrique esperou calmamente a vez dele e respondeu sem pensar muito quando perguntei quantos tomates apareciam no meu cartaz: "Three tomatoes!" Felipe e Eduardo não se aguentavam de vontade de que chegasse a vez deles logo, levantaram o braço várias vezes pra serem escolhidos a participar. Ryan repetia, insistentemente: "Eu ainda não fui! Eu ainda não fui!". Só sossegou quando o chamei. Nicole e Gabriela são uma graça, esperaram quietinhas a vez chegar. O Victor falou "carrot" tão bonitinho que deu vontade de colocá-lo no colo! E o Guilherme? Gente, que garoto todo fofo e responsável. Parece até mais velho que os outros porque parece mais maduro, sabe? Se comporta como um homenzinho. Uma pena o Pedro e a Laura não estarem presentes. 

Nossa, como essa turma do Miguel é cheia de crianças lindas e inteligentes. É, realmente, um presente pra qualquer professor! Como a Grazieli diz, são meninos e meninas cheios de vida, muitos perspicazes, carinhosos e espertos. E são muito participativos e receptivos a tudo o que é proposto. Ninguém se nega a participar, ao contrário, todos querem responder, mostrar que estão ali, observando tudo. Sempre com carinhas muito felizes e sorridentes. Uma coisa posso afirmar: a pronúncia deles foi muito fofa!! Repetiram tudo muito certinho! Prova de que aprender cedo é muito bom e fácil!

Na hora da música, todos cantaram direitinho e o Estêvão foi logo levantando pra começar a dançar. Miguel estava muito feliz. Com cara de orgulho e um pouco metidinho por ter chegado, finalmente, a vez de ele ter a mãe perto dele na escola. Quando acabamos de cantar bem alto a música depois de várias vezes, Miguel pegou os cartazes que levei e ficou me imitando, fazendo com os amigos o que eu havia feito antes. 

Pra terminar, levei um bolo de cenoura porque tinha tudo a ver com a história que contei do menino que não gostava de comer cenoura. A vovó dele, então, pedia sempre pro vovô comprar as cenouras no mercado pra que fizesse o bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Contei pra eles que o bolo era o bolo da vovó do Bill (menino da história) e todo mundo comeu e repetiu! Além de lindos, eles são gulosos também! Manuela ficou passando a mão nos meus cabelos enquanto Grazieli organizava a saída. E ainda disse que meus cabelos são lindos!  

Saí de lá com uma sensação gostosa de dever cumprido e ainda ganhei desenhos de todos da turminha. Miguel ficou muito feliz e eu mais ainda. Meu filho tem muita sorte de estar em uma turma com tantas crianças gostosas e educadas. Eu espero que a amizade deles dure uma vida porque todos são muito especiais. Só posso agradecer a chance que tive, dizer que foi muito divertido e deixar claro que eu ensinei muito pouco perto do carinho que recebi! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário