terça-feira, 24 de junho de 2014

Redes Sociais

Vira e mexe escuto alguém dizer que vai sair da rede social (normalmente é o facebook). Dizem que é muita exposição, que dá muito aborrecimento e brigas. Pode ser. Só que as redes sociais são uma realidade e acredito que seja só uma questão de saber lidar com ela e de postura, como tudo na vida. 

Se a pessoa está em um relacionamento qualquer onde rola ciúme demais, o facebook vai ser mais uma arma pro ciumento ou ciumenta surtar. Na rede social, fica tudo às claras: a vaidade, o ego. É só observar um pouquinho. Só que a culpa não é da rede social, as pessoas mostram aquilo que acham bacana mostrar. Falam do que querem falar. Espetam pessoas, fazem intrigas. Na verdade, elas já são assim na vida real e só estão mostrando no mundo virtual essa faceta de suas personalidades. Fica evidente se você souber ler nas entrelinhas. 

Eu sou uma pessoa que me exponho muito. Imagina, eu tenho um blog falando de coisas que acontecem comigo, do que eu penso. Isso é uma enorme exposição, eu sei. Mas não vejo isso me trazendo coisas ruins. Minha postura nas redes sociais é a mesma que na minha vida. Por isso, não tenho brigas em meu relacionamento e nem fico com ciuminho quando alguém posta a foto de algum evento pra qual não fui convidada. A vida é assim: a gente chama pra nossa casa ou pra estar junto quem quer, quem tem vontade e pronto. Sem drama, por favor. Do mesmo modo, não fico postando fotos minhas de biquini fora de contexto porque pode gerar alguma situação desnecessária ou comentário de alguém. O pensamento na rede social tem que ser o mesmo que usamos na vida: é preciso ser coerente com o que se quer. É preciso ter cuidado com a imagem que passamos a todo instante. Se você já tem esse cuidado no seu dia-a-dia, não vejo maiores problemas em usar a rede social.

A única coisa que acho chata do facebook vem a ser a mesma coisa que acho chata no comportamento de qualquer ser humano fora da rede social: falta de educação. Por exemplo, quando escrevo alguma coisa na minha página, estou tornando meu pensamento ou opinião públicos e ninguém é obrigado a concordar comigo. E acho ótimo que nem todos tenham a mesma visão a respeito das coisas porque se não a vida seria muito chata. Assim, estou preparada para comentários que discordem de mim. "Quem fala o que quer, ouve o que não quer". E muitas vezes é assim mesmo. Mas quando alguém entra na minha página pra deixar algum comentário sem noção (que pode ser a respeito de alguma preferência minha, seja política, religiosa ou esportiva) fico bem irritada. 

Como disse antes, se você tem educação, isto é, não vive entrando na página dos outros para deixar brincadeiras ou comentários sem noção a respeito do que você acha, é inconcebível que façam isso com você. Entrar na página de alguém e publicar sua opinião seja pra brincar, sacanear, ou irritar mesmo, pra mim, é falta de respeito. É como entrar na casa dos outros sem ser convidado. Por isso, posto minhas opiniões ou coisas com as quais me identifico, na minha página e não na dos outros. 

De toda forma, o facebook me trouxe muitos encontros bacanas e é uma nova forma de comunicação e isso é fato. Muitas vezes falo mais rapidamente com alguém aqui do trabalho sobre algo também de trabalho através do facebook que por email. Acho importante usar essa ferramenta. Recebo muito carinho de pessoas que não vejo sempre, vejo fotos dos filhos de amigos queridos e me divirto acompanhando seu crescimento, mesmo que não os veja sempre por falta de tempo ou distância. Pra mim, as redes sociais têm muito mais coisas positivas que negativas. E, assim como fazemos com pessoas com as quais lidamos diariamente e com quem não temos muita afinidade, também temos mais contato nas redes sociais com algumas pessoas que com outras. É uma repetição do real para o virtual. No mais, é tirar o que há de bom e deixar o que não presta de lado. 

Simples, pra que complicar?

2 comentários:

  1. Eu não tenho face exatamente pelo que você falou: virtualmente, a pessoa mostra as diversas facetas que ela possui na vida real, mas de forma exacerbada! Acho chato. Rs. Continue escrevendo assim, me sinto conversando com uma amiga...Beijos! Adoro seus textos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ler o que escrevo... Volte sempre!!

    ResponderExcluir