quinta-feira, 26 de junho de 2014

Só uma pessoa certa?

Abri o facebook hoje e no feed de notícias alguém havia postado a frase "Um dia alguém entrará na sua vida e lhe fará entender porque não deu certo com ninguém antes".

Parei e li de novo. 

Automaticamente, repassei meus outros relacionamentos. Fui lembrando, tipo um filme, de todo mundo que namorei. Desde o primeiro namorado até o Namorado. E a frase, decididamente, não fez sentido pra mim. 

Não me acho uma pessoa romântica ao extremo. Gosto de uma dose de romance, sim. Mas não o suficiente pra acreditar que só se ama uma vez, pra acreditar em alma gêmea, na sua metade da laranja. Nem em amor à primeira vista acredito. Acredito em atração à primeira vista. Tesão à primeira vista. Porque amo o que conheço. Como posso amar alguém só por colocar meus olhos nela? Posso ter empatia, vontade de estar perto, mas ... amar? Não sou romântica nesse nível. Também acho que "amor de uma vida" seja o amor que, de verdade, durou uma vida. Conheço pessoas que conheceram seu marido/esposa aos 15 anos e estão juntos até hoje quando já tem 60. E felizes. Isso é o amor de uma vida, está durando uma vida. Dizer que fulano é o amor da sua vida talvez queira dizer que ele é o mais importante ou mais intenso, só que acredito que amor é amor e que todo amor é importante e não conheço nenhum amor que seja menos ou mais intenso. Você ama ou não. 

O Namorado vem sendo a pessoa certa pra mim, é fato. Conhecemo-nos em um momento muito propício pra nós dois, em um momento em que estávamos preparados e querendo um relacionamento tranquilo, de muita confiança e que nos desse paz. Ele foi a pessoa certa na hora certa. E continua sendo. Mas isso não faz eu achar que os meus outros relacionamentos não tenham dado certo. O que é dar certo? Pode-se dizer que um relacionamento que durou 4, 5 anos de sua vida não tenha dado certo? Dar certo é apenas ficar juntos pra vida toda? Discordo totalmente disso. Afinal, quantos casais estão juntos uma eternidade por comodidade? 

Eu sempre gostei de namorar e amei meus namorados. Nâo acredito que só se ame uma vez na vida. Pelo amor de Deus! Somos capazes de tanto amor que seria um absurdo dizer que só se ama uma vez, imagine! Cada amor é diferente do outro. E acho que meus outros relacionamentos deram certo, sim. Aprendi com cada um deles. Muitos de forma prazerosa e leve. Outros com uma pitada maior de sofrimento. Mas todos têm um ponto comum: fui feliz. Em alguns fui feliz do início ao fim. Mas, como tudo na vida, tinham prazo de validade e os prazos venceram. Alguns terminaram meio do avesso, esquisito. Terminei porque estava infeliz com os rumos que o namoro estava tomando ou porque não estava satisfeita com o que recebia. De toda forma, guardo o aprendizado, o sentimento que vivi. Não posso jogar fora minhas experiências anteriores como se tivessem sido erradas e só existisse uma certa. 

Estar com o Hugo me faz acreditar que um relacionamento pode durar muito e eu gostaria que fosse pra sempre. Mas também sinto que poderia amar de novo caso não estivéssemos mais juntos. Por que não? Sei que, realmente, não poderia amar ninguém da forma como o amo. Assim como o jeito que amei fulano ou beltrano foi diferente do que sinto hoje. Mas não considero meus relacionamentos antes dele errados. Considero todos certos porque naquele momento da minha vida me trouxeram alguma coisa de bom e levaram de mim algo de bom também. Sou grata a eles. Hugo não fez com que eu entendesse porque estava solteira quando nos conhecemos, não me fez ver que eu estava esperando por ele. Ter o Namorado perto de mim me fez acreditar ainda mais no amor, no respeito, na família. Viver esse amor com uma pessoa que queria o mesmo que eu há 10 anos e que continua querendo o mesmo que eu hoje, fez com que eu me sentisse segura, tranquila, sabendo que havia encontrado alguém perfeito pra mim, pra essa Paula que sou hoje. Nosso amor fez com que minha fé na vida aumentasse. Namorado fez com que eu acreditasse no que estávamos construindo e desse valor e prioridade a nós dois. Nossa vida em comum tem me tornado uma pessoa melhor, sinto-me melhor.

Amar e ser amada é milagre puro. E se esse encontro acontece no tempo e lugar certo, aí é benção divina! É bom dar valor. Se vai durar pra sempre? Sei lá. Sei apenas que está valendo a pena e que nunca vou me arrepender do que vivo hoje. 


2 comentários: