quarta-feira, 22 de junho de 2011

Meu amor pelo Vasco






Muitas pessoas estão sempre me perguntando porque gosto tanto de futebol e, principalmente, do Vasco da Gama. Bom, a primeira parte da pergunta eu não sei responder. É a mesma coisa que perguntar porque uma pessoa gosta mais de verde que de azul. Eu simplesmente gosto de futebol, gosto de assistir aos jogos, gosto de ir ao estádio torcer e sei que isso foge do padrão considerando o fato de eu ser mulher.  Nunca briguei com namorado nenhum por eles quererem ir aos jogos, gosto de ir junto. Hoje, com o Miguel pequeno, abro mão sem discussão e estimulo, inclusive, quando o Hugo é chamado por algum amigo pra ir a São Januário. Antes que pensem que só não crio confusão porque o namorado é vascaíno, saibam que já namorei flamenguistas e nunca fiquei chateada por eles irem aos jogos. De fato, namorar vascaíno é mais tranquilo pra mim porque posso acompanhar, ir junto, ficar do lado na mesma torcida.

Bom, a segunda parte da pergunta, a que fala sobre meu amor pelo Vasco, possui uma resposta que vem lá de trás, vem da minha infância. Acho que meu amor pelo Vasco nasceu em um apartamento do terceiro andar de um prédio sem elevador, em Olaria. Nasceu quando eu ainda era uma menininha e não entendia muito bem o que estava acontecendo, mas via meu pai na sala de jantar, próximo a janela, com seu radinho de pilha colado ao ouvido, quieto, daquele jeito do seu Mariano... Um jeito que não grita, um jeito contido, um jeito de comentários pertinentes na hora certa, sagaz, sarcástico, até engraçado. Meu amor pelo Vasco vem do fato de ter estampado na minha memória o sorriso aberto do meu pai a cada gol, a cada vitória. Meu amor pelo Vasco vem de uma época em que Vasco e Flamengo era uma briga boa entre Dinamite e Zico. E dava gosto ver aqueles times jogando. E meu pai torcendo.

Nunca senti nenhum tipo de pressão do meu pai para que eu e minha irmã fossemos vascaínas. Aconteceu, assim, naturalmente. Nunca fomos encorajadas a torcer pela cruz de malta, nunca fomos encorajadas a gostar de futebol, acho que pelo fato de sermos meninas mesmo. Tivemos pressão, sim, para virarmos flamenguistas, porque meu padrinho é rubro-negro. E, me perdoem os que torcem por esse time, mas, salvo algumas exceções, flamenguista é chato pra caramba...rs... Mas, tadinho do meu padrinho, ele nunca teve sucesso. Nunca nem chegou perto de conseguir seu intento. Torcer para outro time, na minha cabecinha infantil, hoje entendo, era trair meu pai.

Por isso, hoje, quando estou torcendo pelo Vasco, quando vibro com um gol, com uma vitória, é como se tivesse meu pai perto de mim de novo. Quando visto a camisa do time da colina é como se pudesse sentir o cheirinho dele, bem perto de mim. É ver meu pai sorrindo, feliz, pronto pra ir pro botequim pra sacanear seus amigos flamenguistas e comemorar com os amigos vascaínos. Torcer pelo Vasco, estando o time bem ou mal, na primeira divisão - lugar de onde nunca deveria ter saído - ou na segunda, é estar com meu pai faça chuva ou sol, na saúde e na doença. Meu amor pelo Vasco se confunde com o amor que sinto por meu pai. E isso diz tudo.

13 comentários:

  1. Paula,
    Li. Li de novo. Respirei fundo. Tentei não chorar. Não consegui. Lindo.
    Bjs. Fabio - Biou.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Biou... Também chorei escrevendo...rs... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo Paula!
    Você é uma pessoa especial, e possui sentimentos incríveis. É impossível não saber um pouquinho de vc e não te admirar.
    Tenha certeza que seu pai está muito orgulhoso da filha vascaína e guerreira!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Ai Paulinha!!! Que lindo!! O seu amor pelo vasco nasceu assim como o meu. Li e chorei muito! Vc imagina a minha emoção vendo o VASCO ser campeão no dia em que meu paizinho faria NIVER. Foi uma emoção diferente, que eu não consigo explicar. Só quem sente sabe o que é.
    Parabéns pelas palavras, sempre lindas!
    Bete Ribeiro
    Bjks,

    ResponderExcluir
  5. Imagino sua felicidade, Bete... Foi como um presente de aniversário. Entendo perfeitamente. Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Paula, nossos pais compartilharam mais que a amizade,não é? Também tinha a paixão vascaína. De quase todos nós, porque minha paixão tem três cores. No jogo com o Coritiba torci como um vascaíno "remido", por ele,pela minha mãe e por minha irmã. Toda vez que te vejo (mesmo por aqui) eu lembro dos dois , rindo alto e falando besteira. E eu rio sozinho... como estou fazendo agora. bjs. Aluísio Jr.

    ResponderExcluir
  7. Aluísio, não faz assim... Já estou aqui lembrando deles, do olhar cúmplice que trocavam, das gargalhadas regadas a cerveja e já estou chorando de novo... Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou mulher, nsci em 1971, gosto muitoooo de futebol e sou Vascaína ROXA de coração, corpo e alma...temos muito em comum ...
    Amo muito meu pai e morro de saudades dele ... dia 23 de julho fará 9 anos que ele se foi... mas meu amor pelo vascão não se deve a ele ... ele era TRICOLOR ... mas o pai dele era vascão ... então está no sangue .... rsrs
    Torço pro VASCO graças à mommy ...
    Mas independente disso, seu blog me emocionou como sempre, Paulinha...
    Vc escreve muito bem, e toca o coração da gente ... chorei muitoooooo
    beijos e DEUS te abençoe
    Graça Mattos

    ResponderExcluir
  9. Paula, o meu amor pelo Vasco também nasceu assim vendo meu pai torcendo,muitas vezes dividimos o espaço nas arquibancadas de São Januário e do Maraca, estivemos juntos em vários momentos de vitórias,depois o tempo foi passando e fui me decepcionando com a falta de amor dos jogadores pelo " seu time do coração" e assim continuo amando mas à distância vendo minha filha repetir a minha história quando ela grita, briga, chora e comemora com o time da colina,pelo que se vê nossos pais , SR Mariano e Sr Antonio deixaram-nos GRANDES heranças e lembranças. Obrigada por me fazer chorar de novo pelo nosso time.bjs

    ResponderExcluir
  10. Graça, sei que, além do amor pelo Vasco, temos muitas outra coisas em comum. Fico ainda mais feliz por saber que vc gosta da forma que escrevo, gosto muito de escrever, desde pequena. Um beijo pra vc!!

    ResponderExcluir
  11. Seu Mariano me deixou mesmo essa herança, gravada no meu peito, na minha alma. E você, sem querer, já deixou pra sua filha!!! Que lindo... Não há o que agradecer. Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar preciso pedir desculpas pela demora de resposta e tb pelo meu portugues, principalmente depois de ler esse verdadeiro testamento de amor a vida, caramba Paulinha, vc deveria enviar esse texto para o blog do Garotinho da radio globo, suas palavras são avassaladoras, estou completamente emocionado. Eu já tinha muita admiração e afinidade por vcs, sabia que vcs eram vascaínos, mais não sabia que vc era vascaína pelo mesmo motivo que eu e que motivo diga-se de passagem. Hoje quando me vejo torcendo para o Vasco, imagino como seria se eu, meu pai e gabriel pudessemos torcer juntos, digo juntos físicamente, porque com certeza ele esta torcendo muito la de cima, quem sabe junto com o seu pai.
    Precisamos ir a são Januário juntos...
    Rumo ao BI na Libertadores.
    Bjs
    Marcelo Anjo

    ResponderExcluir
  13. Marcelo!!! Que saudade de vc!! Nossa afinidade foi imensa, desde a primeira vez em que estivemos juntos e, agora, vamos partilhar de mais essa afinidade. Em agosto vou lhe telefonar pra gente marcar de fazer outras fotos junto com o Miguel. Aí vamos botar o papo em dia e podemos combinar de irmos a São Januário juntos sim!!! Beijos!!

    ResponderExcluir