segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fim de semana em Angra











No dia 03 de outubro foi aniversário do namorado e, para comemorar, fomos passar um final de semana em família em um resort em Angra dos Reis. Escolhemos o Vilá Galé e, na última quinta-feira, fomos pra lá eu, namorado, minha sogra e Miguel. Eu estava na maior expectativa porque seria a primeira vez que viajaríamos com o Guel e não queria esquecer de levar nada que ele pudesse querer ou precisar.

O final de semana foi maravilhoso, a começar pela escolha do resort que é excelente, principalmente para quem tem crianças. A estrutura do hotel é muito boa, com várias atividades e opções de lazer, a comida é muito diversificada, tem uma oferta enorme de vários pratos, todos muito bem feitos e gostosos. Existe um restaurante infantil, perfeito pros pequenos, com todas aquelas comidinhas que eles gostam e com mesinhas e talheres próprios pra eles. Enfim, o sistema "all iclusive" ajuda muito a quem viaja com crianças porque muitas vezes eles não têm vontade de comer em determinada hora e querem comer em outro momento não tão apropriado. Esse problema eu nunca tenho com o Miguel, porque ele come mesmo a qualquer hora. Aliás, desisti de levá-lo ao restaurante infantil antes de fazer minhas refeições no outro restaurante porque ele acabava comendo nos dois!! Meu filho é um poço sem fundo!

Os monitores pegam as crianças maiores - de 4 até 12 anos - após o café da manhã, levam pra almoçar, enfim, ficam com eles durante todo o dia e só depois devolvem para os pais que ficam descansando sob o sol, na praia ou piscina. Com crianças da idade do Miguel, ainda não e, por isso, foi uma benção minha sogra ter ido com a gente porque deu pra fazer um revezamento e não ficar tão cansado. Não foi um final de semana pra descansar porque criança da idade do Guel demanda muito, exige a presença e tal, precisa de alguém por perto na piscina ou parquinho, enfim. Mas ver a carinha dele, tão feliz, tão sorridente e participativo, atento à tudo, foi mais que gratificante.

Miguel estava totalmente à vontade com o ambiente, não estranhou nada e não parava quieto. Ele nem sabia o que fazer, piscina, praia, parquinho, futebol, desenho, dar comida para os peixes, era tanta coisa pra ele fazer que quando caía na cama dormia pesado. Deu gosto ver meu filho se divertir tanto e o melhor foi ver que ele curtiu o fato de estar em um local diferente, em um quarto diferente e em contato pessoas que não conhecia. Já deu pra notar que será um ótimo companheiro de viagem e que herdou o senso de direção do pai, graças a Deus: em pouquíssimo tempo, Miguel já sabia ir para todos os lugares, ía na nossa frente para o restaurante, para o riacho com peixes, piscina ... Muito diferente de mim, que sou capaz de sair do elevador e ir para o lado errado mil vezes, dominou o ambiente em pouco tempo e se orientava muito bem sem ajuda.

Aliás, Miguel não gosta mesmo dessa palavra "ajuda", o menino quer fazer tudo sozinho e muitas vezes eu quero ajudar pra facilitar ou ir mais rápido e ... nada. Lá vem ele me falando: "aiuda, não, sozinho!". É bem independente e genioso também. Tenho cortado um dobrado com esse lance de ele achar que tudo é dele. Pega os brinquedos dos outros pra brincar e não quer emprestar os dele e isso é muito chato. Fico tensa, prestando atenção à essas coisas porque quero que ele saiba dividir. Sei que criança de creche aprende isso logo cedo, mas Miguel parece um macho dominante, sabe? Desses que todo mundo acaba fazendo o que ele quer e ainda gosta?  Pois é, meu filho é assim. De vez em quando algum amigo da creche se rebela contra sua tirania e ele vem com marcas da luta: uma mordida aqui, um arranhão alí. Miguel não morde os amigos, definitivamente ele não veio com esse dispositivo de morder os outros, mas, em compensação, adora dar uns empurrões, tapão dos peitos ou, pior, arremessar carrinhos e outros brinquedos na direção dos colegas. Meu filho não é santo e é muito ditador, adora mandar... Será que puxou à mãe? Temo que sim. Sou mega mandona...

Bom, a próxima viagem será pra Sampa, vamos a festinha da minha afilhada e será a primeira vez que ele entrará em um avião. Fiquei bem animada e acho que tudo vai correr muito bem porque desde que Miguel esteja se divertindo, está tudo bem pra ele. Meu filho adora uma novidade! Que bom.

Nesses dias de sol, em que estava sentada à beira da piscina, parecia que estava assistindo a um filme... Olhava meu filho brincando, meu bebê, segurando seus brinquedos, jogando água pra cima, ou abraçando o Hugo e agradecia a Deus por esse momento lindo e, no meu intimo, rezava também porque sei que um dia, daqui alguns anos, vou me lembrar desse momento com o maior carinho do mundo e, porque não?, com muita saudade... Ainda vou sentir muita saudade do tempo que vivo hoje, em que rolo com meu filho no chão e a gente chora de tanto rir e ele me abraça apertado e me dá muitos beijos. Saudade de hoje, quando levo meu filho comigo pra onde quer que eu vá e ele vai satisfeito porque tudo o que ele mais quer é estar comigo. E, aos poucos, vou constatando que muito do que me falaram sobre maternidade, por mais insano que pareça, a princípio, é a mais pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário