sábado, 15 de outubro de 2011

A saga da fralda

Racionalmente sempre soube que não podemos comparar nossas crianças com as crianças dos outros. Ok. Mas na prática é difícil pra caramba não cair nessa armadilha. Atualmente, só fico observando os meninos da idade do Miguel pra ver se estão usando fralda ainda ou não. As meninas da minha irmã largaram a fralda com 2 anos e pouquinho, inclusive a Duda, em seu aniversário de 2 anos, já estava sem fralda. E o Miguel está com 2 anos e 5 meses e nada de tirar a fralda.

Estou acomodada porque estou esperando o sinal da creche para começar a deixá-lo sem fraldas em casa, não vai adiantar nada eu começar em casa se na creche ele ainda fica de fraldas. Ele está na mesma creche em que as meninas da Sis ficaram e, embora eu saiba que cada criança é uma criança, acho que já poderíamos ter começado a tirar a fralda dele. Ou será que não, que estou me precipitando? Sei lá.

Essa semana minha irmã foi até a escola onde a filha mais nova dela estuda e onde pretendo colocar o Miguel também. Lá encontrou com uma amiga que é a professora do maternal (crianças de 2 à 3 anos), conversa vai, conversa vem, soube que todas as crianças já estão sem fralda!!! Lógico que ela saiu de lá e me telefonou correndo... E eu fiquei mais preocupada. Uma semana depois, a diretora da escola me liga porque o nome do Miguel já está na fila de espera para entrar no jardim I desde que tinha 6 meses e ele entraria no Jardim I no ano que vem. Ela ligou pra saber se ele entraria em 2012 mesmo - Miguel é o primeiro da fila.

Fiquei muito tentada a antecipar a ida, já que tinha em mente somente colocá-lo lá em 2013 porque ele estaria maior e mais maduro e, assim, não perturbaria muito minha mãe e a Taninha em nossa casa, pela manhã, antes de ir pra escola. A diretora me explicou que o fato de o Miguel ainda não ter largado as fraldas não seria problema pra eles, mas eu fico pensando que seria muita mudança pro meu filho tirar a fralda e entrar em um colégio novo. E, dizem, a criança precisa ter confiança em quem vai estar ao lado deles nesse processo.

Bem, pelo sim, pelo não, pedi na creche que observassem o Miguel porque em casa ele já está irritado com a fralda e fica tirando toda hora. Eles ficaram de observar. Talvez Miguel não esteja pronto ainda e eu esteja preocupada à toa, mas acho mesmo, pelo que vejo do meu filho, que já poderíamos começar. Miguel vai ficar mais um ano na creche, pedi ao colégio que passassem o nome dele pra fila de espera de 2013 e vou tentar parar de olhar pra todos os meninos da idade dele pra ver se estão de fralda ou não. Quem sabe em janeiro, quando a creche disse que começaria a retirada das fraldas e o Miguel terá 2 anos e 8 meses, ele não larga rapidinho e aprende a fazer xixi no lugar certo?

Quando páro pra pensar em quanta coisa idiota uma mãe pensa, me dá até vontade de rir. Pode alguém ficar preocupada com a hora de tirar a fralda do filho? Parece até que quero arrumar problema. Ou que sou uma desocupada, que não faço nada o dia inteiro. Mas é mais forte que eu, fico mesmo me preocupando com essas coisas que, pra qualquer ser humano que não seja mãe, são a maior bobeira. Será que toda mãe é assim ou só eu?

2 comentários:

  1. Paula,
    Toda mãe é neurótica! Sobre esta história de fralda, aqui nos States o povo é mais relax. Menino desfraldar antes de três anos? Muito raro... Não sei como funciona na creche do Joaquim, mas os filhos de amigos...nem pensar! Aqui, conheço meninas que já vão fazer quase quatro e ainda usam fralda pra dormir. No Brasil, a Chiara tirou com dois anos e a Giovanna...nem sei se já está tirando ou não. Uma antiga vizinha, que é enfermeira, me disse que tinha tantado tanto com o filho que parou. tempos depois, do nada, ele começou a se incomodar e três dias mais tarde já estava sem fralda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Dani, acho que aí é que a galera está certa e eu estou na neura sem motivos... Vou relaxar e deixar pra lá. Hoje o Miguel pediu, de novo, pra tirar a fralda e fez xixi no troninho dele. Fiquei bem feliz, mas ele não avisa sempre. Vou dar tempo ao tempo. Beijos!!

    ResponderExcluir