segunda-feira, 30 de abril de 2012

Toronto


No dia em que chegamos


Praça que vira ringue de patinação no inverno


Novo e antigo lado a lado











Toronto é muito arborizada


CN Tower ao fundo


Chão de vidro no alto da CN Tower


Vista da Torre


Namorado em frente ao estádio dos Blue Jays


Há tantos lugares no mundo pra conhecer, tanta coisa pra ver e aprender que fica muito difícil escolher o destino das férias. Pelo menos é assim pra mim e pro Namorado. A única coisa que eu tenho certeza é a de que preciso viajar nas férias, não precisa ser pra longe ou outro país, mas preciso viajar pra me desconectar mesmo do trabalho. Do contrário, se tirar férias pra ficar em casa, já sei que não desligo, fico pensando sobre o que está acontecendo no trabalho, se ligo pra lá e me contam algum problema tenho ganas de ir resolver na hora, não consigo esperar. Enfim, viajar, por mais que eu adore ficar em casa descompromissadamente, é a única saída de eu não pensar em trabalho mesmo. A distância física me dá a paz que só quem sabe que não adianta se preocupar com coisas que não podem ser resolvidas por você naquele momento tem. 

Pensamos no Canada por ser um dos países que sempre tivemos vontade de conhecer e, em se tratando de um país tão grande, escolhemos algumas cidades da parte leste e deixamos a oeste pra outra oportunidade. A escolha de Toronto, Niagara, Ottawa, Mont Tremblant, Quebec e Montreal ainda nos permitia passar um tempinho em NY. E NY é um capítulo a parte... Por mais que já tenha ido até lá outras vezes, sempre há o charme da Big Apple e, como tínhamos ido lá pela última vez em 2007, já estávamos bem saudosos. 

Bom, mas o post é sobre Toronto e vou deixar minhas impressões sobre a cidade. Toronto é uma cidade grande, crescendo muito ainda, cheia de prédios novos e lindos, mais modernidade que o antigo. Talvez por isso seja menos charmosa que as outras cidades que visitei no Canada, mas não menos interessante. A taxa de criminalidade é baixíssima apesar de todo o desenvolvimento, aliás a criminalidade é baixa em todo Canada. As pessoas deixam a porta de suas casas abertas!! Sem medo!! 

É difícil ver pedintes na rua também em Toronto e o governo tem uma política de ajudar os desempregados a conseguirem novo emprego desde que eles compareçam uma vez por semana ao centro de apoio para destribuição de currículos. Se em 6 semanas o cidadão não for recolocado e ficar comprovado que é por falta de algum curso ou aptidão, o governo investe nele. Se ficar comprovado que não acontece a recolocação por problemas físicos ou mentais, o governo concede o benefício de 800 dólares ao mês para que a pessoa possa viver. Não é muito, mas o suficiente para morar nos abrigos e comer.

Toronto também possui cidade subterrânea, embora seja bem menor que a de Montreal. As cidades subterrâneas são uma saída bem bolada pra quem tem um clima tão frio. Existe tudo alí embaixo, escritórios, entrada para os bancos, restaurantes, cinemas, teatros, lojas, enfim, a coisa é feita de um jeito que você entra em uma estação de metrô, vai para perto do seu trabalho, anda por baixo até entrar no prédio da sua empresa, na hora do almoço não há a necessidade de subir, se depois do trabalho você quiser namorar ou marcar um cineminha com amigos, marca por alí mesmo e no, fim do dia, pega o metrô de novo que vai deixá-lo na estação mais próxima a sua residência e, aí sim, você vai subir e andar um pequeno pedaço até sua casa. Com um inverno que chega a 30 graus negativos, dá pra imaginar o sufoco que é! 

Gostei de Toronto, mas não foi minha cidade favorita da viagem. Pra quem vem de cidade grande, não encontrei nada de diferente em Toronto que pudesse me encantar. Muitas vezes, a cidade não tem nada demais, mas há uma energia no ar, um charme especial. Não é o caso. É uma cidade grande, com suas características e ritmo. Vale a pena conhecer, ainda mais pra quem quer aprender sobre a história do Canada, já que hoje é uma das cidades de maior importância para o país.

2 comentários:

  1. Toronto foi meu destino quando gestante,caminhamos muito por lá...eu também tenho que viajar para desligar. Vc foi ao parque que fica numa ilha, vai de barco?(não lembro o nome). Esse lugar me encantou, pela educação das pessoas(ninguém com som,nenhum um lixo no chão), pela beleza do lugar,e pq foi lá que o Heitor mexeu na barriga pela primeira vez! Ficaste linda nas fotos! Fiquei feliz em saber que sentes minha energia como positiva! Lendo os posts antigos, vi que trabalhas no CCAA, é isso? Eu sou aluna aqui na minha cidade, adoro o método. O que vc aprende no CCAA nunca mais esquece. Pensei em parar qdo tive nenê mas o meu marido me incentivou a continuar, principalmente por estar no segundo livro do Avançado.Vou esperar o Post sobre NY, lá nunca fui. Viajar é bom demais. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, o único passeio de barco que fiz foi pelas Mil Ilhas... Acho que não conheci esse parque lindo que vc falou... Pena.

      Trabalho no CCAA sim, sou diretora do CCAA da Ilha do Governador, no Rio, onde moro. Eu amo meu trabalho e como você, acredito demais no método. É fácil trabalhar em um lugar no qual acredito. Continue mesmo, legal seu marido ter incentivado você a continuar. Depois que a gente pára é sempre mais difícil voltar, né? Beijos!

      Excluir