domingo, 26 de agosto de 2012

Pérolas do Miguel






Criança é mesmo uma coisa linda... São engraçados e tudo na cabeça deles é muito simples. Tão simples que ando me perguntando se as coisas não são, de fato, assim, simples e a gente é que complica tudo conforme vai crescendo e enxergando as mil nuances que a vida tem. Pra criança as coisas são ou não são, vai ou não vai e ponto. Sem estresse, sem complicação. E o Miguel mostra que assim deveria ser pelo modo como encara as mais variadas situações do nosso dia-a-dia.

Tínhamos uma cachorrinha muito fofa e que estava velhinha demais e sofrendo. Enfim, a Godiva (nome da cadelinha) morreu e Miguel perguntou pra onde ela tinha ido. Dissemos que ela estava com Papai do Céu, que Ele cuidaria dela daqui por diante e isso foi suficiente pra ele. Isso aconteceu há uns 3 meses. Bom, domingo passado fomos pra piscina e minha mãe não quis ir porque era a hora da missa dela de todo domingo. Chegando na piscina, Miguel, conversando com o Namorado, falou:
- "Vovó não veio pra piscina com a gente..."
Hugo comentou:
- "É que ela foi a igreja, foi à missa."
- "Igreja?", Miguel perguntou.
- "Isso, filho, na casa do Papai do Céu."
- "Onde está a Pretinha?" (Miguel não chamava a Godiva pelo nome, a chamava de Pretinha.)

Impressionados com a rapidez com que ele ligou as duas estórias, respondemos que sim, era onde estava a Pretinha. Chegando em casa, ao encontrar com a minha mãe, Miguel ainda perguntou a ela: "Vovó, a Pretinha está bem?" Expliquei rapidamente pra minha mãe o que tinha acontecido pra que ela pudesse responder a pergunta do Miguel. Enfim, nada passa por essas crianças. Nada. 

Ontem à tarde, depois que cheguei do trabalho, Miguel pediu pra ver o filme Carros e eu estava arrumando o meu quarto. Miguel pediu pra que eu ficasse assistindo o filme com ele (meu Deus, não aguento mais assistir esse filme!) e eu respondi que tinha que arrumar a casa. Na mesma hora, ele falou: "Tá bom, você vai ficar sem o Miguel!" Simples assim. Tipo: se você prefere arrumar a casa a ficar comigo, está perdendo a oportunidade de ficar comigo. Ai, meu Deus. Na cabeça do meu filho, muito lógico, não é ele que fica sem mim, nesse caso. A leitura dele é muito clara das coisas: você está preferindo fazer outra coisa, então: "Você vai ficar sem o Miguel!".

Hoje de manhã, lá estava eu conversando com ele, de novo, pela bilhonésima vez, sobre fazer coco no vaso e não por aí, em qualquer lugar da casa, nas cuecas. Falei que ele está crescendo e que logo vai pra casa dos amiguinhos pra brincar com eles e peguntei como seria se ele quisesse fazer coco e não fosse fazer o coco no banheiro. Ainda continuei:
- "Como vai ser isso, filho? Você não vai poder fazer coco nas calças. Precisa ir ao banheiro. Se não, a mãe do seu amiguinho vai ter que limpar a sua bunda??? A mãe do seu amigo não tem que limpar a sua bunda!" E Miguel falou, pra encerrar o assunto: "Mas se eu fizer coco na casa dela, tem que sim!" Meu Deus, fiquei imaginando Miguel na casa de algum amigo fazendo coco e a mãe desse amigo limpando a bunda do meu filho e, pior, lavando a cueca cagada. Nunca mais Miguel seria convidado pra brincar na casa de ninguém... 

Enfim, tudo parece tão simples na cabecinha do meu filho, ele faz parecer tudo descomplicado e livre. E, de repente, as coisas não só parecem simples, elas são simples de verdade. A gente é que complica tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário