sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Saudade de Bebê















Semana passada, enquanto estava no salão conversando com outra cliente da minha manicure, ela me disse que está com saudade de ter um bebê em casa. Sua filha é mais velha 1 ano que o Miguel e eu disse a ela, sem pensar duas vezes, que ela devia estar louca. Ainda trago na minha memória recente o estrago que ter um bebezinho chorando de cólica toda hora provocou na minha vida. Ainda trago muito vivo em minha mente o que eu sentia todas as vezes que a  noite ia caindo e eu sabia que todos iriam ter uma noite de sono tranquila e eu veria vários programas durante a madrugada, segurando minha cabeça em cima do pescoço pra não dormir em pé. Ou pior: pra não cair dormindo em cima do Miguel que estava no meu colo. Lembro muito claramente de não conseguir fazer nada, nada mesmo, que não fosse cuidar do Miguel durante TODOS os meus finais de semana. Do fundo do meu coração? Ainda digo mais e me desculpem a sinceridade: durante esse tempo, eu odiava quando a sexta-feira chegava. Sexta-feira significava não ter vida própria, significava viver apenas pra cuidar daquele bebê cheio de demandas. Não... Eu não quero outro bebezinho na minha vida. 

Mas confesso que sinto saudade de ter o meu bebê gordinho, cheio de dobrinhas, com aquele sorriso desdentado. Aquele bebê que, por não saber falar, falava com os olhinhos brilhantes. Daquele meu bebê que mordia o dedão do pé e que mal andava direito, tentando se equilibrar nas pernas gordas e curtas. Saudade do bebezinho que ficava sentadinho na banheira durante um banho de horas e que jogava água pra todo lado. Saudade do meu bebê que foi carequinha até 1 ano de idade! Saudade de um bebê pesado, mas que cabia direitinho no meu colo. 

Quando olho pro Miguel hoje, ainda enxergo o meu bebê... Mas é um bebê sem a cinturinha de ovo, um bebê com a carinha que está se transformando na cara de um menino, um bebê grande, mais magro, com menos bochecha e cheio de cabelo. Meu bebê hoje já sabe falar e fala bem. E muito. Fala sem parar e, por saber se expressar, também já me responde atravessado. Diz o que quer, cobra, pede. Diz que não gostou, questiona, conclui. 

Mais pra frente, talvez, eu tenha mais saudade de ter um bebê. Talvez, não sei. Acho até que não. Porque a saudade que tenho é do meu bebê que vejo nas fotos, um bebê que aparece sempre lindo e sorridente. Não tenho saudade do dia-a-dia que se tem quando há um bebezinho em casa. Ah, me desculpe, daqueles dias insanos, em que eu mal tinha tempo pra tomar um banho, em que eu não tinha mais autonomia nem pra comer com calma ou escovar o cabelo, eu não tenho saudade não... E, de verdade, acho que nunca vou ter. 

4 comentários:

  1. Continuo fechando contigo,hehe,e nada melhor que o tempo, que para mim passa ainda muito devagar, para ir melhorando as coisas. Amo meu filho mais que tudo nesse mundo, daria minha vida por ele sem pestanejar, mas não vejo a mínima possibilidade de repetir a experiência. Quando vejo minhas amigas mãe de dois eu juro, sinto arrepios, fico até enjoada...q lindo teu bebe! Lindo, lindo, parabéns! Meus comentários em outros posts não apareceram, não sei se não chegaram...tomara que esse chegue, to fazendoem outro computador. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, sempre que recebo seus comentários, os publico. Aliás, adoro saber de você... Obrigada pelos elogios ao meu filho!! Você tem facebook? Queria lhe adicionar e, assim, poderia saber como você é e saber como é seu bebê!!! Um beijo!!

      Excluir
  2. Oi, já tentei te encontrar mas não tinha teu sobrenome. Meu facebook esta com nome de solteira, Ana Júlia Schiroky. Continue escrevendo sempre, eh reconfortante ler. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acho que lhe encontrei e adicionei!! Você é lindaaaaaa!!!!! E seu bebê é lindo também!!! Muito mesmo... Que olhos mais bonitos, meu Deus!! Parabéns!!

      Excluir