sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ânimo




Algumas coisas me incomodam nesse mundo e uma delas é falta de ânimo. Sabe gente que já começa a semana cansada, assim, sem ter motivo? Acho até normal que na segunda-feira a gente esteja cansadinha das andanças do fim de semana, mas é um cansaço do corpo, a cabeça fica ótima depois de um sábado e domingo bem vividos. Então, entrar no trabalho em plena segunda-feira e ver cara de gente que preferia estar na cama dormindo me deixa meio mal. 

Parece que essas pessoas estão sempre olhando pra dentro, pro que poderiam estar fazendo se não tivessem que trabalhar, se não tivessem que estudar com o filho, se não tivessem que lavar roupa ou arrumar a casa. Acho uma chatice. Talvez esse desânimo seja uma das coisas que mais me incomodam dentro de um grupo que está sempre junto. Na família, uma pessoa assim é um fardo. No trabalho, é como uma nuvem negra que acaba cobrindo outras pessoas que não têm nada a ver com esse estado de espírito constante que alguns optam por adotar. Óbvio que não quero que todo mundo esteja bem o tempo todo. Todo mundo tem seu momento pra baixo, quando a gente fica tristinho. Todo mundo tem seus momentos de reclamar, de chutar o balde e falar um monte de besteiras e de achar defeito em tudo. Mas ser assim o tempo todo, é dose pra elefante. 

Talvez seja fácil alguém como eu falar, porque amo o que faço e faço com amor. Talvez vão dizer que não tenho problemas. E eu digo e repito que não existe ninguém nesse mundo que não tenha um problema, que não tenha uma dor de cabeça, uma decepção, uma vontade louca de chorar e largar tudo. Mas será que não é possível encarar tudo com mais leveza? Será que não dá pra pensar positivo e agradecer por tudo o que temos? Será que, como na música do J Quest, não é possível entender que "viver é uma arte, um ofício, só que precisa cuidado pra perceber que olhar só pra dentro é o maior desperdício"? Eu me irrito com gente que não se engaja, que não veste a camisa, que não tem energia. Eu me irrito com gente que reclama sentada, contaminando outros, sem pensar em uma solução. 

Sempre existe uma solução. E, como já me disse meu cunhado uma vez, se não tem solução, não é problema! Melhor esquecer e partir pra outra coisa. Eu fico sem tesão quando vejo gente que trabalha só pensando em dinheiro e, de tanto pensar nisso, esquece o lado bom do seu trabalho. Tenho pena de quem entra no trabalho com ombros curvados, pés arrastando no chão, pensando que ainda vai ter o dia inteiro pela frente antes de voltar pra casa. Pra começar tudo de novo no dia seguinte. Todo mundo precisa de dinheiro, mas se pra conseguir dinheiro temos uma função, tenha ela sido escolhida por você ou tenha essa função caído em seu colo por contingências da vida, mesmo que você não goste, porque não dar o melhor? Ou mude. Descanse. Faça outra coisa. Busque outra coisa. Comece a encarar suas escolhas da melhor maneira possível e mude seu modo de encarar o mundo.

Acho que é por isso que me encanto tanto com gente com vontade de fazer, de criar, de inovar, de ir além, de pensar "outside the box". E podem anotar aí, no dia em que me virem pela vida, arrastando chinelinho no chão, está na hora de colocar minha bolsa no ombro e largar tudo.  Quando a gente olha pro que tem nas mãos com mais carinho, mais cuidado, tudo fica mais leve. É bom cuidar do que é nosso. É bom olhar pra tudo que acontece no nosso dia-a-dia por mais pesado que seja com um olhar de bondade. Vamos começar a ser bons com a gente mesmo? Vamos começar a parar de reclamar e valorizar o que temos? 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário