quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aniversário do Namorado



Namorado e eu estamos juntos há mais de 8 anos, começamos a namorar em janeiro de 2004 e casamos em abril de 2005. Quando falo em tempo, o número de anos faz parecer muito, mas, na verdade, é pouco perto de tudo o que queremos fazer e viver. Vamos vivendo na contramão de tudo o que mostra que um casal vai dar certo porque temos gosto e temperamento diferentes. Hugo adora artes, pinturas, esculturas, design, é  capaz de passar horas e mais horas, talvez dias,  dentro de um museu analisando tudo. Por "tudo" entendam coisas para as quais eu nunca havia dado atenção como o jeito que o artista vê a cena, como a luz estava na hora em que o quadro foi pintado, como o artista consegue retratar a textura dos tecidos, frutas e superfícies que estão no quadro. Eu? Agora estou entendendo melhor esse mundo e aprendendo com ele, mas, de fato, não dou muito valor. 

Hugo gosta de música baixa. Eu gosto de escutar música nas alturas. Ele diz que é coisa de suburbana... Pode ser que seja mesmo. Mas não estou nem aí. Ele detesta dance music, só escuta JB FM. Eu mudo de estação do rádio sem parar e gosto de tudo um pouco. Hugo fica horas assistindo History Channel, programas sobre história, guerras, astronautas e aviões. Eu acho um saco. Eu leio mil livros, um atrás do outro, ele não consegue se concentrar em nenhum se não houver silêncio absoluto em casa. Quer dizer, ele quase não lê, principalmente depois que Miguel nasceu. Eu adoro planejar nossas viagens, lugares que vamos visitar, hotéis onde vamos ficar, quanto tempo em cada lugar e preços. Passo pra ele tudo no final, pra ele dar sua opinião, modificar ou acrescentar alguma coisa e fechar. É assim: eu planejo, ele paga. 

Eu não posso admitir passar meu aniversário sem comemorar, estar com minha família e amigos. Ele, se possível, viaja pra bem longe de tudo, desde que esteja comigo e com o Miguel, pra ele está ótimo. Eu sou falante, comunicativa, risonha, chorona, tudo meu é muito, sou intensa, me mostro, me exponho. Sou aquilo que se vê e mais aquilo que não se vê. Ele é reservado, mais na dele, pode até parecer antipático, a princípio, ou metido. Pra chegar a conhecer o Hugo de verdade é preciso talento e calma, muita calma. Mas o namorado tem um coração enorme, amigo de verdade dos bons amigos que fez ao longo da vida. E apesar de mais fechado, é muito sacana e divertido quando ganha confiança e intimidade com alguém. E como sabe tratar bem uma mulher... Faz eu me sentir uma princesa, faz minhas vontades ao mesmo tempo que sabe falar grosso e me colocar no lugar quando estou exagerando em alguma coisa ou dando algum ataque. 

Eu falo com estranhos. Ele estranha quando algum estranho fala com ele. Quando precisa perguntar alguma coisa na rua ou quando precisa de uma informação, pede pra que eu vá perguntar ou saber com alguém. Hugo não tem tolerância com burrice ou pessoas sem noção, mas a convivência comigo está fazendo com que ele melhore porque tenho paciência e mais tolerância para responder perguntas idiotas ou sem sentido. Ele tem raciocínio rápido e conclui as coisas muito mais rapidamente que eu. Tem velocidade de reação absurda em situações extremas e mantém a calma enquanto estou me descabelando. Ele adora uma cerveja  e curte as loucuras que se faz quando se bebe e que só quem bebe entende. Eu não bebo uma gota de álcool e acho um saco estar em um lugar onde todos estão "altos" e acham graça até da formiguinha passando em cima da mesa enquanto você é a única pessoa sóbria. Ele se solta quando bebe, eu me solto sem beber.

Por tantas diferenças, pode parecer que nossa convivência é um inferno, mas, por incrível que pareça, não é. Vivemos em perfeita harmonia, respeitando nossas individualidades. Quando estou em casa sozinha, coloco o som no volume máximo e arrumo minhas coisas dançando e cantando escutando meu pagode, meu rock, meu dance, enfim, o que tiver com vontade de ouvir. Quando ele está em casa, colocamos outro tipo de música, que eu curto também, mas ouvimos em volume mais baixo pra ele não se aborrecer. Quando viajamos, se não conheço o museu faço questão de ir e acompanhá-lo, mas se não tenho interesse em ir de novo ou ficar tantas horas, saio batendo perna por aí e marcamos um horário para nos encontrar. Ele curte as coisas dele e eu curto as minhas em paz e depois contamos um pro outro o que fizemos e o que achamos interessante. Não faço compras pra mim no shopping com ele. Coitado. Entendo perfeitamente que fazer compras com mulher é realmente uma dor para um homem. Então, faço isso em dias que ele esteja trabalhando pra eu poder curtir meu momento shopping sozinha ou com amigas sem deixá-lo entediado. Quando ele está assistindo seus programas que considero chatos, deito a seu lado e pego meu livro. Assim, ele pode ver o que gosta enquanto pousa sua mão em minha coxa e eu viajo na estória do meu livro ao seu lado. 

E assim vamos vivendo juntos, sempre. Aprendendo um com o outro e procurando respeitar as tantas diferenças que poderiam nos afastar mas que são exatamente as coisas que nos unem. Que bom saber que ele me aceita como sou. Que bom saber que o aceito do jeito que é. Hoje, é aniversário do meu namorado e, respeitando sua vontade, não marquei um jantar ou uma festa, não chamei seus amigos como muitas vezes fiz. Apenas comprei um bolo pra gente cantar parabéns com o Miguel, minha mãe e minha irmã que, com certeza, estarão lá em casa pra dar parabéns a ele. Mesmo querendo comemorar com tantas pessoas o fato desse homem estar completando mais um ano de vida, estou quieta. Quieta e desejando que eu possa fazê-lo feliz. Quieta e pedindo a Deus que ilumine seus caminhos e que ele possa achar as respostas que procura. No dia do aniversário do Namorado, só desejo que ele viva muitos anos com saúde porque temos muito o que fazer juntos. Quero que o Namorado tenha força e fé e que a gente viva a nossa vida assim, feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário