sábado, 15 de dezembro de 2012

Será que ele sabe?




Tenho alguns poucos amigos. Poucos e bons. E me orgulho muito dessas amizades. Alguns desses amigos são de infância, outros de faculdade, outros conheci no ambiente de trabalho e que, por mais que a vida nos leve pra caminhos distantes, a amizade segue firme e forte. Pra alguns desses amigos eu falo sempre o quanto são importantes pra mim, digo o quanto gosto deles e agradeço por tê-los na minha vida. Mas esses dias ando pensando muito em um amigo pra quem não sei se disse a quantidade de vezes necessárias o quanto gosto... E aí é que está: será que existe uma quantidade de vezes básica pra fazer algum amigo ter a certeza de que é amado? Será que consegui fazer com que ele se sentisse assim, gostado verdadeiramente por mim através de minhas atitudes, mesmo que nem sempre tenha externado o que sinto? Mesmo que esse amigo nunca tenha ouvido o meu "te amo"? 

Conheci o Sergio em 1993. Lá se vão 20 anos. Não sei qual foi sua primeira impressão a meu respeito, mas ele faz parte de uma das minhas melhores lembranças. Ele faz parte do meu primeiro dia de trabalho no CCAA! Eu estava na sala de professores, nervosa e feliz ao mesmo tempo, quando vejo aquele homem alto entrando porta adentro. Diferente de mim, ele parecia muito acostumado ao lugar, nada era novo pra ele. Lógico, o CCAA de Niterói era praticamente sua casa. Estudou lá, foi monitor de computadores, ajudante de secretaria e, então, professor como eu. Por isso, movimentava-se como quem sabe onde está pisando, do jeito que a gente é capaz de andar no escuro na casa da gente quando acordamos no meio da noite pra beber água, sabe? Sergio tem um porte altivo, sua estatura não permite que seja alguém que passa despercebido. Só que ao contrário da maior parte das pessoas altas que conheço, ele não anda com os ombros curvados, encolhido, tentando parecer menor. Não. Sergio mantém a coluna ereta, a cabeça de quem olha pra frente, pro futuro, postura de um homem que se mantém de pé. Custe o que custar. 

Não é homem de quem se gosta "de cara". É dessas pessoas que despertam sentimentos extremos, do tipo ame ou odeie. Ele defende seus pontos de vista, é um cara que não aguenta injustiça e nem que o tomem de bobo. Quando isso acontece, fala logo que não está gostando, não guarda. Não espere que Sergio fique em cima do muro. Sergio se mostra, defende suas escolhas, defende seu lado. E acho que esse jeito honesto e sincero foi o que me fez me aproximar dele. Na época, eu o observava e via nele um jeito direto de se comunicar e interagir do qual gosto muito. Nunca foi de leva-e-trás, nunca foi de disse-me-disse. E eu gosto disso, gosto de quem diz o que pensa de forma clara, sem rodeio. 

Meu amigo Sergio é um lutador. Não nasceu em berço esplêndido e sempre correu atrás de seus sonhos, de seus desejos e de ter uma vida melhor. É um homem que planeja, que não dá passos maiores que suas pernas, mas que sabe arriscar quando necessário. Ele é do tipo que sente o terreno em que está pisando antes de fincar sua bandeira e sinto que nossa amizade foi crescendo assim também. Ele não se entrega de imediato, ele estuda, observa, analisa. E o decorrer dos anos, por mais incrível que pareça, só fez crescer nosso carinho um pelo outro. Nunca deixamos que nossas vidas distantes nos distanciassem. E minha admiração por esse amigo é enorme. 

Existem pessoas que sabem cair e se levantar com dignidade. Existem pessoas que, mesmo que leve algum tempo, arrancam forças, sabe-se lá de onde, pra sair da lona, para seguir em frente. Existe gente que apesar de decepções, solidão e dor, ainda mantém os olhos olhando pro horizonte e não para o chão, por mais difícil que seja. Por mais que tudo o que se deseja seja trancar-se no quarto e chorar a perda de alguém que se ama tanto...

Sergio, meu amigo por quem tenho um amor enorme, não sei se me fiz presente em sua vida do jeito que você precisava, não sei se consegui lhe ajudar nos momentos em que você esteve tão só, mas quero que saiba que eu tentei ser um ouvido, um braço pra lhe apoiar e que, se ainda não lhe disse com todas as letras e do jeito que você merece, quero lhe dizer que minha amizade por você é enorme e meu carinho imenso. Saiba que minha amizade por você nasceu aos poucos, mas, hoje, é firme como um carvalho. Levo você comigo e, só quero deixar registrado, para o caso de não ter sido clara até hoje, que meu amor por você é grande e que o admiro muito. 

Eu acredito em Deus, você sabe. E através de Deus vejo o quanto você é forte. Sergio, Deus não nos dá nada que não possamos suportar, Deus não nos expõe a nenhuma dor maior que nosso peito aguenta. Suas costas são bem mais largas do que você pensa. Seu braços são mais musculosos do que você os enxerga. E seu coração é maior, muito maior do que você imagina. Tenho orgulho de ser sua amiga. Pra sempre. E, claro!! Já ia me esquecendo de novo... Te amo, tá?


Nenhum comentário:

Postar um comentário