segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz 2013




Por muito tempo senti um aperto no peito nesse dia de virada de ano. Apesar de sempre ter muito o que comemorar e agradecer, é muito difícil pra mim sentir o que a maioria sente: que é uma época de renovar esperanças. Talvez até porque eu seja daquelas pessoas que não precisa de uma segunda-feira pra começar uma dieta, eu começo no sábado se precisar. Não preciso do início do mês pra voltar pra academia - veja só: voltei pra academia na última sexta-feira, mesmo sabendo que ficaria em casa mais 4 dias sem malhar. Não preciso do começo de um mês pra fazer valer uma decisão e, por isso, não preciso da virada de ano pra renovar minhas esperanças em um mundo melhor. Minhas esperanças se renovam a cada dia, talvez a cada hora ou minuto.

Uma vez, conversando com o Namorado ele me falou de uma entrevista que assistiu com Roger Federer, jogador de tênis. Nessa conversa, Federer disse ao jornalista que naquele momento do jogo, só o que importa é a bola que está na mão dele, é o ponto que está sendo disputado porque o ponto que ele perdeu, a bola que não foi boa, já passou e com relação a ela não havia nada que pudesse fazer. Mas com relação a bola do agora, sim, nessa ele deveria concentrar todos os esforços e pensamentos porque se ficasse lamentando os erros passados e o ponto perdido, perderia a bola que está na mão e todas as próximas. E é isso mesmo. Todos os dias, muitas bolas são colocadas em nossas mãos. Qualquer uma pode ser a bola da virada. 

Aprendi, ao longo dos anos, que é muito importante fecharmos ciclos. Terminar algo que se começou. E ter aprendido isso me fez compreender melhor essa euforia existente na virada do ano. Não compartilho dela, definitivamente não fico felicíssima quando um ano acaba e o outro começa, não sinto vontade de estourar champanhe nem nada... Mas hoje entendo quem o faz, entendo quem coloca suas esperanças de que a vida melhore, de que o mundo tenha paz, de que não falte dinheiro ou educação, no ano que vem chegando. 

Se a gente for olhar no dicionário o que quer dizer a palavra "virada", vai entender porque tantos depositam suas fichas nisso: significa mudança de lado, posição ou direção, mudança de rumo. Alteração profunda de atitude, de condição, de circunstâncias, reviravolta. Então, está justificada toda euforia da maioria nessa hora. Principalmente se você acredita que o simples fato do calendário marcar que é o momento da virada vai fazer sua vida mudar.

Independente do jeito de cada um passar esse momento de "virada", eu só queria que todo mundo entendesse que a virada da gente é a gente que faz, em qualquer época do ano, a qualquer hora, em um dia comum, sem nada de especial, aparentemente, mas que pode ser um dos dias mais importantes da sua vida. Um dia assim, sem nome de virada, sem sol, um dia até de chuva. A virada da gente pode ser agora, amanhã ou daqui dois meses, sei lá. Depende da gente. Depende só de querer. Não sei se estou certa ou errada, mas é nisso que eu acredito.

Feliz 2013 pra nós!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário