quarta-feira, 20 de março de 2013

Dia das mães na escola... Sem a mãe.

Eu já estou ficando bem animada com a proximidade das minhas férias. Não vejo a hora de dar aquela fugida básica com o Namorado e viver 2 deliciosas semanas longe de tudo. Só que na semana passada uma coisa me afastou da minha animação. 

Sempre procuro programar a viagem de férias pensando em tudo, de forma a não deixar furo em casa e no trabalho. Gosto de viajar em abril, raras as vezes viajei em maio, mas esse ano, acho que por causa do calendário de provas aqui no trabalho ser bem no início de maio, não quis me ausentar nos últimos 15 dias de abril, como de costume. Aí, como o aniversário do Miguel é em 10 de maio e vou fazer a festinha dele antes, no dia 04, só sobraram os últimos 15 dias de maio. Ok. Vou passar o domingo, dia das mães, com ele e viajo. Toda essa programação foi feita no final do ano passado. 

Então, como em um passe de mágica, semana passada acordei com uma sensação estranha. Lembrei, assim que abri meus olhos de manhã, que a festinha das mães da escola do Miguel em 2012 foi, estranhamente, após do dia das mães. Assim como no ano passado, continuei achando que devia ter havido algo errado e que se tratou de um evento singular. Não passava, nem por um segundo na minha cabeça, que a festa de mães poderia acontecer, novamente, após o domingo das mães. Ainda mais eu que estou super acostumada a ver minhas professoras e funcionárias fazerem um esquema comigo para estarem presentes nas festinhas de seus filhos, que SEMPRE acontecem antes da data.

Só que com um medo horroroso, resolvi perguntar na secretaria da escola. Fui de mansinho, com pavor de ouvir a resposta que meu coração já sabia. 

- Quem marca a festa das mães, Deise, a professora ou a escola?, perguntei. É óbvio que em uma escola onde tudo quem resolve é a dona, eu já imaginava o que a secretária responderia. Eu ainda tinha esperança, é claro. Se fosse a professora, eu imploraria que marcasse antes do domingo das mães pra que eu pudesse estar presente. Mas...

- É a escola que determina a data, disse a Deise. 

- E, geralmente, é quando? Porque no ano passado foi depois do dia das mães... 

- Sim, trabalho aqui há anos e SEMPRE é na terceira semana de maio, depois do domingo da festividade.

PLOFT. Parecia que tinham derrubado um balde cheio de água fria na minha cabeça. Sem conseguir dizer mais que um sem graça "obrigada", virei as costas e fui saindo da escola chorando. 

Chorando de culpa, chorando de tristeza, chorando de raiva, entrei no carro e liguei pra minha irmã. A filha mais velha da Sis estudou lá e a mais nova ainda estuda e contei pra ela o que tinha acabado de saber. Ela disse que nem se tocou e que, de fato, as festas da escola sempre são realizadas após a data, tanto da mãe quanto do pai. E isso fez com que me sentisse ainda mais idiota e perdida porque poderia ter perguntado a minha irmã antes de organizar a minha vida. 

Além de ter que lidar com a culpa habitual de viajar e deixar o Miguel, ainda terei que lidar com o fato de que meu filho não terá a mãe dele na festinha da escola e só de estar escrevendo isso agora meus olhos se enchem de lágrimas e fico devastada outra vez. Eu viajo todo ano, sim, e me divirto e acho importante que eu faça isso pela minha sanidade e pela sanidade do meu casamento. Mas isso não significa que faço isso sem culpa. Tenho culpa mas faço o que acho certo. E acho certo que um casal tenha seus momentos pra viver como um casal e não só papai e mamãe. Mas daí a não estar presente na festinha do dia das mães ... Isso foi muito forte pra mim. Eu me desdobro em mil, sempre, se preciso for, pra ser uma mãe presente.

Não vou ver o Miguel dançando, cantando uma musiquinha que, com certeza, terá ensaiado pensando em mim. Ainda mais que no ano passado ele foi um dos poucos meninos que não ficou inibido, dançou, pulou olhando pra mim, muito, muito lindo. Só de lembrar, choro de emoção. E agora choro de emoção e tristeza porque vai haver outra festa e eu não poderei estar lá. E não poderei estar lá não por causa de uma reunião de vida ou morte no trabalho, porque estou doente, ou sabe-se lá porque motivo eu não iria na festinha do meu filho. Nenhum motivo é forte o suficiente pra mim. Nenhum motivo nesse mundo me faria não estar lá, assistindo meu filho fazer o que preparou pra mim. Nem a mais importante das reuniões, nem um chefe estérico, nem um pai de aluno barraqueiro, nem uma gripe ou febrinha. Nada disso me deixaria de fora. E saber que não estarei presente porque vou estar me divertindo, viajando, em outro país, me deixou na lona.

Devastada. Sem solução. Não estarei presente na festinha do dia das mães da escola do Miguel do ano de 2013. Única vez em que ele vai comemorar essa data com 4 anos. E isso não volta mais. E nada me consola. 

Um comentário:

  1. Provavelmente a escola está comemorando o Dia da Família (15 de Maio).

    ResponderExcluir