terça-feira, 2 de março de 2010

Educação


No sábado eu estava assistindo ao programa do Luciano Huck e vi a reportagem sobre os jovens embaixadores. É incrível como a educação faz a diferença na vida de tantas pessoas. Eu acredito que esse e só esse seja o caminho para termos um mundo melhor.

Jovens que moram em casas mega simples para nosso padrão de conforto, sem, muitas vezes, uma mesa decente para estudar. Jovens que aprenderam inglês sozinhos. Jovens filhos de analfabetos, mas que enxergam na educação, no estudo, a única porta que os conduzirá a uma vida melhor.

É possível. Saber que a educação realmente transforma, liberta, amplia horizontes, transpõe limites. É emocionante ver a luta de tantas famílias que investem o pouco que têm em educação. Que sabem que não adianta começar a trabalhar cedo em troca de um salário mínimo e deixar a escola pra depois. A escola é, tem que ser, prioridade, sempre. Fico feliz por saber que há solução para quem se dedica, quem luta, quem acredita em valores e justiça. Que esses jovens sirvam de exemplo para tantos outros. Eu, como professora, lembro aqui o querido Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário