sexta-feira, 12 de março de 2010

Mães

Não gosto quando sou questionada a respeito da minha relação com a maternidade. Isso acontece com certa frequencia quando o assunto é viagens ou saídas no final de semana. Existem vários tipos de mãe e eu, é claro, quero ser a melhor mãe possível pro meu bebê.

Quando falo que vou tirar férias em setembro e que passarei 15 dias viajando, a primeira pergunta que me fazem é: "Mas vai viajar com o Miguel tão pequenino? Vai dar muito trabalho, não?" Aí respondo que Miguel não irá, ficará em ótimas mãos, com minha irmã. Aí, pronto. Normalmente o caldo entorna... "Como assim?", sempre escuto. "Vai ter coragem de ficar 15 dias longe do seu filho?" Não preciso nem dizer que essa pergunta vem acompanhada de um olhar desconfiado, pra dizer o mínimo. E eu, sem querer ferir sentimentos nem agredir ninguém com meu modo de pensar, digo que Miguel estará muito bem e que eu acredito que preciso de um tempo a sós com meu marido. Preciso andar de mãos dadas sem hora pra voltar, preciso namorar, ficar deitado juntinho debaixo das cobertas, preciso dormir até acordar, preciso me sentir mais mulher e não só mãe.

Dizem que vou morrer de saudade, que não ficarei feliz sem meu filho ao lado. Eu discordo totalmente dessa teoria e acho mesmo que serão dias maravilhosos com meu marido. Saudade é óbvio que vou sentir. Mas a saudade não vai atrapalhar a alegria de poder descansar, recarregar minhas baterias pra voltar ainda mais feliz pra cuidar da minha delicinha.

Acho até que mulheres que pensam que a vida só tem graça quando os filhos estão por perto estão correndo um sério risco. O risco de quando os filhos estiverem maiores e vivendo suas próprias vidas - e isso acontece quer queiramos ou não - olharem para seus maridos e se perguntarem: "Onde foi que nos perdemos um do outro? Em que parte a gente deixou de se conhecer? Quando foi que deixamos de viver nosso relacionamento pra viver única e exclusivamente a vida dos nossos filhos?"

Sempre digo que a virtude está no meio. Acredito muito nisso. Quero ter férias com a família toda, mas quero ter férias com meu marido, meu companheiro, meu namorado. E, porque não, ser feliz assim. E que respeitem meu ponto de vista, por favor.

Um comentário:

  1. Não só respeito como concordo! ;D

    Quando for mãe, também quero (tentar) fazer a mesmíssima coisa!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir