terça-feira, 6 de julho de 2010

Babies

Minha irmã me disse uma vez, quando eu estava agradecendo a Deus porque o Miguel já tinha parado de ter cólicas, que esses primeiros dois anos de vida de um bebê são muito difíceis porque quando você pensa que superou uma fase complicada logo vai entrar em outra. E não é que ela estava certa?

Quando eu trouxe o Miguel pra casa foi uma felicidade só. Mais ainda porque ele tinha ficado 15 dias em uma UTI e só quem é mãe de UTI sabe a felicidade que é ter seu filho indo pra casa. Mas, logo as cólicas começaram. Todos diziam que duraria por uns 3 meses e eu não via a hora de passar esse período. Noites e noites sem dormir, com uma criança que não fala berrando no seu ouvido é de amargar. Junto a isso, tem as vacinas. Graças a Deus, Miguel nunca teve reação de ter febre, mas em uma delas, passou a noite toda gritando. A NOITE TODA MESMO... No dia seguinte corri ao pediatra que me disse que ele chorava porque o local da vacina estava inchado e duro. Deveria ter colocado compressa de água gelada pra evitar aquele transtorno. Lição aprendida. Nunca mais aconteceu.

Depois desse período você começa a rezar para que o bebê comece a dormir umas 6 horas, pelo menos, direto. Pro Miguel esse período começou com 3 meses e meio, mas até hoje, vez ou outra, o danadinho acorda pra mamar, ou por causa da chupeta.

Fica tudo bem durante um período, mas tem sempre uma gripinha, uma virose chata pra empentelhar a vida. E tem os dentes. Meu Deus, porque não nascemos com dentes?? É muito sofrimento. Primeiro são os de baixo. A criança fica irritada, baba sem parar, não dorme direito durante dias. Até que, enfim, nascem os dentes. De baixo. Ainda tem toda uma arcada dentária pela frente. E, essa semana, o Miguel está insuportável porque estão nascendo os dentes de cima. Gente, essa noite passada foi um suplício. Parecia maratona. O coitadinho chorava, irritado jogava todos os travesseiros pra fora do berço, não queria mamar, não queria colo e não queria berço. A gengiva está tão vermelha que nem sei... É triste. Pra ele e pra nós, pobres pais. E não me venha dizer que camomilina ajuda. Estou há meses dando camomilina. E nenê dent também não adianta nada. Simplesmente têm coisas que a gente tem que passar. E os bebês também.

Agora que Miguel está andando e colocando a mão em tudo o que é lugar, é um tal de prender a mão aqui e ali, quebrar coisas, bater com a cabeça. E aí vem o choro e só a mamãe e o papai consolam nessa hora. Haja coluna e haja braço. Babies lindos e fofos. São mesmo. Um encanto. Enlouquecedor encanto.

Um comentário:

  1. Imagino o que me aguarda... E depois aqui nos States tem gente que diz que licença-maternidade é desnecessária. Só podem ser loucos!
    Bjs

    ResponderExcluir