quarta-feira, 7 de julho de 2010

Super dotados

Muitas vezes me questiono o acontece com certas mães. Questiono também se eu é que sou a diferente.

Acho muito legal elogiar os filhos da gente, fazê-los ver que têm valor e destacar o que há de melhor neles é muito importante. E tão importante quanto enxergar as qualidades, é enxergar os defeitos até pra ajudá-los a consertar ou melhorar. Ultimamente, ando numa maré que em cada lugar que eu vá encontro alguma mãe relatando as mil facetas de seus filhos, sempre maravilhosos.

Um dia desses fui ao mercado com o Miguel. Enquanto esperava na fila do caixa comecei a conversar com uma desconhecida que brincou com o meu bebê a respeito de cólicas. Sim, eu falo com desconhecidos e sou capaz de estabelecer longa conversa... Mas voltando ao assunto das cólicas, a senhora disse que seus três filhos nunca haviam padecido desse mal. Ok. Sortuda.

Na academia, conversando com outra moça que tem um filhinho de 6 anos sobre nascimento de dentes, ela me disse que nem sabia quando os dentes do filho estavam nascendo porque o filho dela nunca ficou irritado ou com qualquer outra alteração. Gente, será?

Em uma reunião no colégio das minhas afilhadas, uma das mães destacou a capacidade de seu filho de 5 anos de ler o jornal de cabo a rabo todos os dias, pela manhã. Ai, pára!!! Agora já está demais. Todo mundo tem filhos anjos, menos eu? Ou será que a maior parte das mães têm a tendência de achar que seus filhos são mesmo a última bolacha no pacote?

Bom, Miguel é uma criança normal. Sentiu cólicas, passou noites sem dormir, deu trabalho sim, está me enlouquecendo com esses dentes nascentes e faz bagunça, já tenta fazer pirraça e já mostra as garras de seu gênio forte. Vou passar apuros para educá-lo, já posso ver. Também não espero que meu filho leia todo o jornal aos 5 anos de idade. Até porque não acredito mesmo que uma criança de 5 anos curta isso. Quero que tire boas notas, que corra, brinque, viva como qualquer criança de sua idade. A virtude está no meio e não gostaria que ele estivesse enquadrado nos extremos. Bom, vamos ver no que vai dar. Tenho que estar preparada pra tudo. Quem sabe já não tenho em casa um super dotado irritadinho e ainda não sei??

Nenhum comentário:

Postar um comentário