sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Onde andam as pessoas normais?

Meus amigos fofos, antes que me perguntem o que vem a ser normal pra mim, vou logo dizendo que sei que o que é normal pra mim pode não ser pro outro. Ok. Mas existem códigos para quem vive em sociedade que devem ser seguidos e estou colocando esse assunto porque ontem fiz uma entrevista com um candidato a professor e fiquei um pouco... Deixa eu ver qual é a palavra certa... Surpresa? "Surpresa" eu uso mais com coisas positivas, então acho que decepcionada é a melhor palavra. Tá bom, então, fica decepcionada mesmo.

Quando eu fazia minhas entrevistas me candidatando a um emprego, sempre procurava ir impecável, com uma roupa adequada, maquiagem discreta e cabelo arrumado. Procurava mostrar o melhor de mim, é lógico. É igual a arrumar namorado pela internet. Você olha a foto da pessoa, se já acha uma droga, pode esquecer porque, com certeza, a pessoa escolheu a foto em que estava melhor pra postar alí. Ao cadidatar-se a um emprego a gente também tende a mostrar nossas qualidades, nossa vontade, a gana de crescer e fazer a empresa crescer junto. Se logo de cara a coisa não é assim, pode crer que vai dar bosta.

Voltando a entrevista de ontem, a pessoa já chegou um pouco desgrenhada, o cabelo meio despenteado. Tudo bem, poderia ter sido o vento batendo no rosto dentro do ônibus ou a falta de um creme anti-frizz. Achei melhor deixar pra lá. Na entrevista em inglês, foi tudo ótimo, a pessoa é daquelas meio nerd, estudiosa e tem um inglês redondinho, bonito. Mas eis que é perguntada pela universidade que está trancada. A resposta é: "Tranquei porque estava muito estressada..." Eita! Mas a criatura não trabalha, só estuda e já está estressada? Com o quê, meu bom Jesus? Muito trabalho, provas? Isso não é o natural de quem está frequentando uma universidade? Pula essa parte e vamos seguir adiante. Vamos pra prova escrita.

Primeira parte: listening. Vem a pergunta depois de termos dito que só tocaríamos o CD uma única vez: "Não vai repetir? Em todos os outros lugares o listening é colocado 3 vezes, aqui é só uma?" Sim, conforme explicado anteriormente, aqui só tocamos o listening uma só vez e, vamos combinar, em todos os exames internacionais, também. Poucos são os casos em que se repete o listening, normalmente quando é um texto bastante longo e tal. A cara de indignação já me colocou com o pé atrás. Mimada, acrescentei à minha lista de adjetivos destinados a ela. Ao entregar a prova, dispara o comentário: "Fácil, muitas questões ridículas." Pensei, então, "a nerd vai gabaritar". Ha-ha-ha. Acertou 82% da prova e, pra quem achou tudo muito ridículo, poderia ter sido bem melhor, não?

Pra terminar nosso encontro, falo que avaliarei os resultados das provas, junto com currículo e entrevista e, então, lhe telefonaria para encaminhar ao treinamento de metodologia. O candidato já está informado sobre as datas, mas me pergunta novamente sobre o horário. Eu respondo que será de 8 da manhã às cinco da tarde durante uma semana inteira e a cara de " nossa, quanto tempo..." serviu para me certificar de que não vai dar caldo.

A minha pergunta é: como uma pessoa vem a uma entrevista com tantos entraves? Se já está estressada como simples estudante, imagina no mercado de trabalho e exercendo a profissão mais desgastante do planeta e que exige um grau de doação de tempo e energia enorme - o magistério? Quando desse de cara com a primeira turma lotada com 20 pré-adolescentes, a criatura sairia correndo da sala de aula mais desgrenhada que quando entrou na escola para a entrevista. E vai me deixar na mão, é claro. Ela nem se deu ao trabalho de disfarçar, falou mesmo que largou a faculdade por estresse e deixou claro que ficar durante uma semana inteira de 8 às 5 da tarde fazendo treinamento era punk. Esse cansaço todo com apenas 20 anos.

Quando que eu, com 20 aninhos, diria isso a meu futuro empregador? Primeiro que não teria trancado a matrícula da faculdade mesmo porque minha mãe me faria terminar a universidade nem que fosse debaixo de pancada. Segundo porque se você não está fazendo nada durante o dia inteiro, como assim acha cansativo ficar uma semana em treinamento? Onde estão os normais, minha gente? Onde estão os caras "pau pra toda obra". Será que estão em extinção?

Bem, vou aguardar porque ainda tenho muita gente pra entrevistar e hoje o dia vai ser melhor. Tenho esperança e a esperança é a última que morre. A minha segue aqui comigo, vivinha da silva.

2 comentários:

  1. Querida, Paula. Estou ficando muito fâ do seu Blog. Permita-me não me furtar um pequeno comentário sobre este post especificamente. Vamos lá:
    No meu entender, normal está atrelado a normas, enquanto o natural está atrelado a natureza. As normas cumprem a função de determinar e discriminar o que é certo ou errado. Esses valores são diretamente proporcionais ao processo de construção e desenvolvimento da consciência, lugar onde podemos ter absoluta certeza já estão gravados postulados da natureza. Em dado momento da nossa existência, em que atingimos um passo evolutivo de razoável elevação, não fará mais sentido para nós contemplarmos a perfeição e a harmonia da natureza que nos cerca, e simplesmente optarmos por não reproduzirmos esse entendimento nas nossas escolhas, posicionamentos e atitudes em relação ao mundo.
    O que quero dizer é que é natural para alguns de nós sermos simplesmente servidos e ignorarmos que devemos servir reciprocamente. Isso porque ainda não saímos da "infância" que é um momento de total dependência do serviço de outrem em relação a nós. Para sairmos da infância, precisamos de outros servidores, chamados educadores, que por sua vez, devem ser especialistas da natureza humana. E por tal conhecimento, já não mais se chocam com os indivíduos que cruzam o seu caminho. Seu papel é o de simplesmente dar exemplo vivo, e, tolerantemente aguardarem o momento do despertar dos seus educandos.

    ResponderExcluir
  2. Levizinho, ainda falta muito pra mim. Eu ainda me espanto... OLha que acho que sou tolerante, mas vejo que falta exercitar muito mais meu grau de tolerância. Quantas vidas ainda necessitarei? Umas 300?? kkkkkkkkkk Beijos!!!!

    ResponderExcluir