domingo, 17 de junho de 2012

Montreal









Aos poucos, bem devagar mesmo visto que já tem quase 2 meses que voltei da minha viagem de férias, vou chegando aos 2 últimos lugares que visitei em abril. O penúltimo, ainda no Canada, foi Montreal. 

Montreal é uma cidade bem grande, principalmente comparada às demais cidade do país. Em compensação, se compararmos ao que estamos acostumados a chamar de cidade grande aqui no Brasil, a estória muda. Bom, como em Quebec, a maior parte das pessoas fala francês, mas não são tão chatos quanto a falar inglês. A galera de Montreal já não se incomoda tanto em falar inglês, o que achei ótimo. Comparado às outras cidades que visitamos, talvez Montreal tenha perdido um pouco da graça por ter sido a última e não ter tantos encantos. A cidade é bem plana, sem muitas belezas naturais. Imperdível mesmo é andar pela cidade subterrânea que tem 52 quilometros! 

Na cidade subterrânea há de tudo: restaurantes, teatros, cinemas, lojas de todo tipo, bares, escritórios, galerias de arte e as grandes empresas tem passagens subterrâneas. Tudo é ligado pelas estações de metrô de forma a facilitar ao máximo a vida de quem sofre com as temperaturas tão baixas durante boa parte do ano. 







Um fato que me chamou atenção é que em Montreal há uma grande preocupação em pintar as paredes de dentro e de fora dos prédios com cores bem fortes e vivas. Isso acontece, nos explicou nosso guia maravilhoso Alfredo, porque em todo o país há um índice enorme de casos de depressão e suicídio gerado pela quantidade de branco e cinza que se instala na maior parte do ano. As temperaturas baixas fazem com que tudo tenha a mesma cor, sem nuances, sem amarelo, sem vermelho, sem azul e isso entristece muito as pessoas. E o governo investe muito em saúde pra ter prejuízos com internações para tratamento de depressão. Tudo isso é muito distante da nossa realidade, já que vivemos em um país tão cheio de calor e de vida. Eu não sou muito chegada a calor, não... Mais confesso que gosto do frio desde que seja o nosso frio, o frio do Brasil, esse frio gostoso. Agora esse frio de 40 graus negativos é de amargar e não gosto nem de pensar nisso. 

Surpresa mesmo foi quando nosso guia nos levou pra conhecer o circuito de fórmula 1, Gilles Villeneuve. O namorado ficou muito feliz porque havia comentado com o Alfredo o quanto gostava de corridas de fórmula 1 e nosso guia deu um jeitinho de acrescentar essa visita ao nosso roteiro. Foi bem legal. 

Enfim, a viagem ao Canada foi maravilhosa e adorei ter visitado esse país. Ficou um gostinho de quero mais porque ainda precisamos conhecer o outro lado do Canadá e pretendemos fazer isso em breve. Mas a impressão geral foi a de um país organizado, limpo, onde o novo convive o tempo todo com o velho e, de certa forma, um país divido também entre duas colonizações bem fortes: francesa e inglesa. Isso é um pouco estranho porque as influências dessas duas colonizações podem ser notadas a todo momento e, querendo ou não, acaba causando uma certa rixa dentro do mesmo país que é muito lindo, mesmo com tanto frio. 

2 comentários:

  1. Eu conheco a costa Oeste do CA, mas pelas suas fotos vi que a Leste é beeeem mais bonita. Vai pra Europa, Paulinha, é viciante!! :) bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, Dani, todo mundo fala tanto de Vancouver que acabei ficando bem curiosa... Será que a costa leste é mais bonita mesmo??

    Eu e o namorado já estamos planejando Europa, vamos ver se vou ficar viciada!! kkkkkkk

    Beijos, Dani!!

    ResponderExcluir