terça-feira, 12 de junho de 2012

O amor




Eu adoro ter namorado no dia dos namorados. Valorizo muito o fato de ter um amor. Nem sempre foi assim...

Sempre dei sorte com namorados. Desde adolescente sempre terminava um namoro e engatava outro. Nunca fiquei sozinha e, afortunadamente, sempre tive namorados muito legais. Poderia ter valorizado mais o que tive com alguns. Poderia ter sido uma namorada mais bacana, menos egoísta, mas atenta aos desejos do outro. E, então, Deus resolveu me dar a chance de aprender uma lição pela qual serei grata por toda minha vida.

Um belo dia o amor chegou pra mim, de novo, fantasiado de namorado bacana, mas, na verdade, era alguém que não sabia dividir, não sabia compartilhar, não sabia escutar e entender nada que fosse além da sua própria vida e além da importância que ele dava a si próprio. E o amor é dois, nunca um. E quando alguém dentro de um relacionamento se coloca sempre na frente e nunca ao lado de seu par, não dá certo. O amor anda lado a lado, nunca na frente do outro. O amor não faz esperar, avisa que vai demorar. O amor não some,  avisa que vai estar ausente. O amor cumpre o que promete e, se não pode cumprir, não faz promessas. O amor erra e pede perdão. O amor não prende, confia. O amor não se incomoda com o brilho do outro, ao contrário, gosta que o outro brilhe. O amor aprende também, não apenas ensina. Eu vivi um relacionamento com uma pessoa egocêntrica e eu merecia.

A vida me mostrou que tudo o que eu tinha era nada e que eu precisava mudar. E eu fiquei sozinha.

Conheci mil pessoas, nenhuma servia. Quando eu achava que servia, a pessoa achava que eu não servia. E fiquei sem namorado pela primeira vez na vida. E não foi fácil. Foi um processo de auto-conhecimento absurdo. E foi um processo muito doloroso também. Eu queria ter alguém. Eu queria ter namorado. Mas não queria mais o que eu tinha vivido. Entre estar com alguém que não lhe merece e estar só, escolhi estar só. Fiz amigos, fui pra terapia, aprendi muito com meu sofrimento. Cansada de tantas saídas noturnas, tantas nights que não me agregavam nada, me senti perdida no meio de tanta mulher de vestido curto e decotado e caras fazendo cara de mau. Achava difícil encontrar o amor, mas o amor pode estar em qualquer lugar, não é mesmo? É só ter olhos pra ver.

Em uma dessas noitadas da vida, fui apresentada ao namorado por uma amiga da amiga. E o destino quis que o namorado, apesar de eu não estar querendo enxergar que era ele "o cara", visse em mim algo que nem eu mesma conseguia ver. Ele, simplesmente, soube que era eu. E, por saber que era eu a pessoa que ele estava procurando, insistiu em me fazer entender isso.

O amor chegou de novo, finalmente. Chegou pra mim meio enviesado, por caminhos meio tortos, sem coração acelerado e sem cena de filme. Chegou de mansinho, quase sem ser notado. E ficou. Eu escolhi deixar esse amor entrar na minha vida e ele me tomou. Esse amor que cresce com a convivência, que me faz achá-lo mais bonito quanto mais o conheço. Um amor sem atropelos e sem sobressaltos. Um amor que valorizo como se fosse um milagre: amar e ser amado. E será que isso não é mesmo um milagre? 

Em uma sociedade que valoriza a dor, valoriza o que é difícil, vivo uma estória de amor simples, tranquila. E adoro isso. Gosto da minha vida de companheirismo, de parceria, de chamego, de muito carinho.

Nesse dia dos namorados, queria que todo mundo tivesse um amor. Porque a vida fica mais colorida quando temos um amor, o céu fica mais azul, a rotina fica mais fácil, os problemas ficam menos pesados. Agora, se é pra ter um namorado, que seja assim, gostoso de viver, calmo, sem complicações. Que seja um amor que sabe o que o outro está pensando, que entende um olhar, um meio sorriso. Se é pra ter um namorado, que seja só seu. Inteiro. Porque ter um namorado e se sentir sozinho é a pior coisa do mundo.

Que o amor chegue pra todos! Feliz dia dos namorados!!!

2 comentários:

  1. Que lindo Paulinha! :')
    Nada melhor deixar que o amor te surpreenda e que com ele venha uma bela surpresa.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, linda das lindas!!!! As surpresas do amor são as melhores, né? Beijos!!

    ResponderExcluir