sábado, 9 de junho de 2012

Nunca diga nunca

Entre as muitas coisas que um filho ensina pra gente, uma delas é que tudo o que a gente achava que faria  a gente acaba não fazendo e o que você dizia que não faria acaba acontecendo, na maior parte das vezes. Eu dizia que meu filho nunca dormiria no meu quarto comigo e, de fato, Miguel nunca dormiu no meu quarto. Em compensação, desde aquele verão fatídico em que eu resolvi economizar energia e passamos a dormir no quarto do menino, nunca mais saimos de lá. Aguentei o primeiro ano inteiro de vida do Miguel sem trazê-lo pro meu quarto, mesmo quando tinha que acordar milhões de vezes durante a noite, levantar da cama, andar o corredor até o quarto dele e voltar pra minha cama e coloquei tudo a perder depois. Agora, entre desacostumá-lo e a preguiça só de pensar no trabalho que vai dar, vamos dormindo por lá mesmo. É uma bosta porque dormir no chão tendo uma cama gostosa é o fim da picada e, além disso, eu e o namorado acabamos não ficando tão perto quanto gostaríamos. Enfim, isso precisa acabar.

Hugo também vivia dizendo que minha mãe mimava muito minhas afilhadas, cobrindo-as de presentes e tal, e que ele não faria isso com o filho. Meu Deus, ele é o primeiro a querer comprar tudo o que o Miguel pede, mima o filho muito, mais muito mesmo, mais que eu. 

Eu dizia que não gastaria dinheiro com festinha de aniversário nos primeiros dois anos de vida. Só faria festa a partir do terceiro ano. Não aguentei. Fiz festa no primeiro, no segundo aniversário e no terceiro. Sei que farei festinha pro Miguel até ele me dizer que não quer mais ou caso eu não tenha dinheiro pra isso. E o engraçado é que o Hugo sempre foi contra fazer festa e ele tem razão em muitos aspectos, só que agora o que está acontecendo é que como ele vê o quanto o Miguel se diverte e aproveita, curte mesmo cada momento, ele não fala mais nada, deixa apenas que eu resolva tudo e eu sei que ele fica feliz por ver o quanto nosso filho fica feliz por podermos comemorar seus aniversários.

Fato é que quando se trata de filhos, "nunca diga nunca" é a coisa mais certa a se ter em mente. Tantas teorias na cabeça e na hora da prática vai tudo pro espaço. A gente sempre tem uma solução pra vida alheia, já reparou? Mas resolver a nossa é outro departamento! Olha o que está acontecendo ultimamente: todo mundo tem uma solução pro fato do Miguel ainda não fazer coco no vaso sanitário. Escuto toda hora: "Já conversou com ele? Você já fez coco na frente dele? O Hugo já fez coco na frente dele? Já tentou um penico? Quando você nota que ele está fazendo coco, você já tentou levá-lo correndo pro banheiro e o colocou no vaso?" SIM, é a resposta pra todas essas perguntas. Só que na prática não está funcionando e as pessoas olham pra você como se dissessem: "Meu Deus, você não vai fazer nada a respeito? Vai continuar permitindo que seu filho faça coco em pé em qualquer cômodo da casa que não seja o banheiro?" Quer saber? Vou. Isso não significa que estou desistindo de conversar com ele encorajando-o a tentar, dizendo a ele que sei que ele consegue. Mas não vou ficar me descabelando porque, na teoria, ele já deveria estar fazendo coco sentado no vaso.

As pessoas precisam entender, e me incluo aí também porque muitas vezes eu me sinto frustrada como mãe, é que cada um é cada um e na prática a coisa é diferente. Como diria minha amiga Vanessa se referindo ao filho dela que ficou até os quatro anos pedindo pra colocar fralda todas as vezes que sabia que iria fazer coco: "Nunca vi adulto cagando na fralda." Também nunca vi adulto cagando em pé. Quer dizer, um dia eles aprendem. É só ter paciência pra esperar.

6 comentários:

  1. Paulinha, entendo bem tudo o que vc escreveu, e realmente é assim, "NUNCA DIGA NUNCA", descobrimos coisas a todo momento, cada fase uma surpresa. O interessante é que descobrimos coisas à nosso respeito mesmo. Não tenho a menor pretenção de parecer metida, de jeito nenhum quero invadir sua privacidade, mas vc e o Hugo precisam ter um momento de vocês, e dormirem juntos,sozinhos, na cama de vocês é fundamental. Aos poucos, no início não vai ser fácil, vc conseguirá fazer o Miguel se acostumar.
    Beijos!!!! saudade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavinha, mas você está cheia de razão!! Preciso fazer alguma coisa, eu sei..rs... Obrigada!

      Excluir
  2. Nathália Hilario (ex aluna CCAA)10 de junho de 2012 às 18:22

    Seu blog é a coisa mais gostosa de ler Paulinha!! Já tinha salvado nos meus favoritos (antes do pc dar pau...) e estou salvando novamente!!

    Parabéns e obrigada por dividir seus pensamentos! Adoroooo!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Cada criança tem seu tempo,isso é a coisa mais certa do mundo... Também recebo todas as críticas e orientações possíveis quanto a sair ou não de casa com meu filho, é duro. Mas é bem como vc falou, cada um que escolha sua conduta...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, as críticas servem pra gente repensar as coisas, ver se está fazendo mesmo o que é melhor pra nossa família. Mas também não gosto de ninguém se metendo demais na minha vida. Um beijo!

      Excluir