segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Mestre

Sempre quis ser professora. Sempre. Nunca passou pela minha cabeça ser outra coisa. Minha mãe tentava arduamente tirar isso da minha mente, dizendo todas as verdades a respeito dessa profissão para me levar para outro caminho: que é uma profissão desvalorizada, que eu nunca conseguiria ter uma vida financeira confortável e que, por isso, como ela, eu deveria fazer concurso público e, pra tanto, melhor seria estudar Direito. Bom, eu sabia que Direito era totalmente fora de questão pra mim, mas na hora do vestibular lá fui eu estudar Comunicação Social, mas precisamente Relações Públicas. 

Só que a vida é muito louca e como vim ao mundo para ser feliz, acho que meus caminhos acabaram me levando exatamente onde eu sabia que me levariam: para a sala de aula. 

Quando entrei no CCAA para tentar entender inglês, nunca pensei que fosse achar que aquele idioma que atormentava meus dias na escola fosse virar algo tão simples de ser entendido, tão fácil de ser aprendido, muito menos que eu fosse ter prazer em saber cada vez mais e de gostar de me comunicar em outro idioma, de entender as músicas e os filmes sem precisar de tradução. Portanto, quando cheguei ao fim do curso pensei com certo aperto no coração "E agora?" Decidi, então, fazer o curso para professores e, exatamente quando terminei a faculdade, fui chamada pra dar aulas. 

Quando entrei na sala de aula pela primeira vez como professora, no CCAA de Niterói, em uma turma de Junior, estava nervosa e feliz. Quando a aula terminou, eu fechei a porta com a sensação de que havia encontrado meu caminho, que era isso o que estava buscando e estava mais feliz ainda. Meu sentimento de menina estava confirmado: sou professora. 

Hoje, meu dia-a-dia está totalmente voltado para a área administrativa da escola, mas não me esqueço dos muitos alunos que tive e não me esqueço das maravilhas e das dificuldades dessa profissão. Tenho o prazer de conviver com mais de 20 professores diariamente, tenho muitos amigos professores. Tive professores inesquecíveis, gente que passa por sua vida e deixa uma marca positiva, que faz você enxergar a vida de um jeito diferente, inovador. Muitas vezes, só o que os alunos precisam é de um carinho, um empurrão que os leve adiante, um "eu acredito em você" dito com verdade, com a alma. Que seres lindos são esses capazes de levar outros a não aceitar, como diz Zé Ramalho, uma "vida de gado"? Que seres abençoados são esses capazes de ajudar outros a discernirem o certo do errado, a questionarem? Esses seres mágicos que Deus colocou na Terra são capazes de dar a mão a alguém inseguro e falar: "vamos descobrir isso juntos!" 

Em minha rotina vejo professores animados, gente que acredita no que faz, que ainda acha que o poder da educação pode modificar o mundo. Peço que Deus os conserve assim. Vejo professores que acham que não têm a menor vocação pra sala de aula, mas que viram deuses quando estão com seus alunos, capazes de fazer com que eles façam coisas grandiosas. Peço a Deus que os ajude a entender o que realmente são. Vejo professores que tem brilho no olho, gente que é feliz fazendo o que faz apesar de tudo, do desrespeito, da remuneração, da falta de valor recebida de uma sociedade tão boba. E que Deus os ilumine e dê forças para prosseguir. Professores novatos, com sede de aprender essa magia que só acontece dentro de uma sala de aula, professores experientes mas que não se cansam de acreditar. Que Deus os mantenha assim, com sede de viver. E, é claro, professores cansados que só vêem na sala de aula um meio de ganhar sustento. Peço a Deus que modifique suas vidas para que encontrem seu verdadeiro caminho.

De qualquer forma, quero deixar aqui a minha sincera homenagem a pessoas que se dedicam a educar, a fazer crescer, a transformar. Eu me sinto orgulhosa por ter, durante anos, entrado em sala de aula e ter feito a diferença na vida de tantos alunos. Eu me sinto orgulhosa por ter ao meu redor gente que ama o que faz e faz com tanto amor que dá vontade de ficar sempre por perto. A você, a todos nós, professores que ainda acreditam no poder da nossa mão, no poder da nossa escolha de vida: parabéns!!

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." (Paulo Freire)

4 comentários:

  1. Linda sua mensagem Paula, é este sentimento que faz com que nunca desistamos de ser professores. É este amor que nos move. Quando encontramos um(a) aluno(a)e nos dá este depoimento que nos faz acreditar que podemos fazer a diferença.Sim, é para isso que estamos no mundo para fazer a diferença!Parabéns, as pessoas que convivem com você são pessoas de sorte e c om certeza seus alunos também. FELIZ DIA DO MESTRE!

    ResponderExcluir
  2. Soraya, tenha a certeza de que você fez muita diferença na minha vida... Uma das melhores professoras que tive!!!! Sua segurança, calma, sorriso constante, seriedade e bom humor, sempre foram inspiração pra mim... Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Você também foi professora de sapateado !!! Antes de ser de Inglês !! E eu fui sua aluna ... rsrsrs beijo, minha querida ! Saudades imensas de você !!
    Ana Luisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, Ana!!!! É mesmo, você foi minha aluna... kkkkkkkkkkkkkkk Muito bom!!!! Será que um dia a gente se encontra pra matar a saudade?

      Excluir