sexta-feira, 19 de abril de 2013

Clara




Lembro de muita coisa de quando era pequena. Minha memória traz recordações que me surpreendem pelo fato de eu ser tão nova e lembrar de tantas coisas com detalhes. Minha primeira lembrança de infância é da minha mãe chegando da maternidade com minha irmã no colo e eu tinha apenas 1 ano e 8 meses. Lembro da disposição dos móveis do quarto onde eu estava e do que eu senti ao ver minha mãe com outra criança no colo que não eu. E lembro das brincadeiras, lembro de algumas roupinhas das quais eu mais gostava quando tinha uns 5 anos e lembro de música. 

Eu gostava de Clara Nunes e, na época, não sabia exatamente o que me fazia parar o que estivesse fazendo pra ver essa mulher cantar. Só sei que amava a voz, adorava as roupas brancas e o pé descalso, seu cabelo crespo não me causava estranheza, achava até interessante como ela o usava tão senhora de si, com orgulho. E me apaixonava pelo jeito de ela dançar. Eu não sabia na época, é claro, que ela usava vários passos da umbanda enquanto cantava, mas sei que me sentia atraída demais. Gosto muito das danças dos orixás, acho simplesmente lindo esse sincretismo religioso. E pode ser que minha preferência por roupas brancas venha de achar Clara Nunes linda usando essa cor. 

Clara morreu em 1983 e eu ainda ia fazer 12 anos e fiquei triste. Morreu nova com muito ainda por fazer e vira e mexe sinto saudade e escuto sua voz imortalizada em tantas canções que amo escutar. Deve estar cantando por aí, alegrando quem pode ouví-la. Eu continuo me sentindo contagiada pela força dessa voz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário