sexta-feira, 9 de maio de 2014

Amizade

Não sou pessoa de muito "mi-mi-mi". E isso quer dizer que se você entender como amigo alguém que liga pra você todo dia, que está sempre querendo saber da sua vida e que está sempre oferecendo algum tipo de ajuda, eu nunca serei seu amigo. E vou mais longe, sou capaz de não ligar no dia do aniversário do amigo! Se já era assim até quando adolescente, cheia de tempo sobrando, imagina agora, quando meu dia merecia ter umas 26 horas pra eu dar conta de tudo o que preciso fazer mais daquilo que desejo fazer.

O fato é que como não me incomodo se esquecem de ligar no meu aniversário, embora adore quando ligam, acabo achando que não vão se importar se eu ligar no dia seguinte à data ou dois dias depois dizendo que, sim, esqueci de ligar no dia do aniversário, mas que meus desejos de felicidade que estão sendo enviados 2 dias depois são verdadeiros. Mas nem todo mundo é assim, eu sei. E preciso compreender que algumas pessoas são como as plantinhas: precisam ser cuidadas com frequência. Mas, vou falar, é difícil pra mim.

Acho que amizade se mostra sem data marcada, sem dia específico. Amizade é quando ligo pra casa de um amigo sem me importar com a hora e ele vai me ouvir, independente do assunto. Amizade é quando posso falar que estou puta da vida por alguma coisa que o amigo fez ou deixou de fazer, com a certeza de que depois do "quebra pau" vamos ficar bem porque a gente se gosta demais e esse gostar vem na frente de tudo. Amizade é quando você entende que a vida das pessoas está cada vez mais corrida e, então, se não aconteceu um telefonema pra lhe dizer que o fulano quebrou o braço ou ciclano foi transferido pra outro estado, é porque isso não muda em nada o que há de importante nessa amizade. Amizade é você conseguir conversar com seu amigo angustiado por uma hora com seu filho andando atrás de você, puxando sua camiseta de 5 em 5 minutos lhe pedindo todo o tipo de brinquedo ou comida.

Não raro fico sem falar semanas com amigos e é preciso rolar um: "peraí, da última vez que nos falamos, você me contou até aqui. Faz uma retrospectiva aí nessa história pra me situar" e daí vamos pra frente que atrás vem gente! Por essas e outras é que alguns dos meus amigos dizem que tenho um jeito "meio macho" de ser, mas uma coisa é certa: quando ligo pra alguém ou mando mensagem ou sinal de fumaça, é porque estou com saudades verdadeiramente. Não ligo pra constar ou pra marcar presença. Não sei fazer número. E com esses amigos, mesmo depois de não nos falarmos por um "longo e tenebroso inverno" a conversa fica sempre leve e gostosa, como se estivéssemos estado juntos ontem. Porque amizade pra mim tem que ter leveza. Cobrança não combina com amizade adulta, vamos e venhamos. 

Então, quero agradecer meus amigos por me entenderem. Até porque os que não me entenderam já não estão entre aqueles considerados amigos. E eu até compreendo os que "vazaram", sabe? Ninguém é obrigado a entender e aturar esse meu jeito meio desleixado de cativar - ou seria não cativar? - amizades. Sou muito grata aos amigos que tenho, muito mesmo. Por mais que não conversemos o tanto que gostaríamos sobre nossas mazelas, vitórias, medos e angústias, estamos sempre lá um pelo outro. Sempre lá quando há um pedido de ajuda. Ou uma vontade de rir juntos. 

Eu, muitas vezes, me sinto culpada porque meus amigos merecem muito mais atenção do que recebem. Mas nessa nossa dinâmica de vida, acho que já nos acostumamos com nossa amizade assim. Pelo menos, acho que eles me aceitam desse jeito e, acima de tudo, sabem que podem contar comigo. E, hoje,  tive a certeza de que amigo de verdade não se importa com esse meu jeito largado de ser. Eles sabem que não é descaso, sabem que são importantes pra mim e respeitam meu modo de ser. Hoje à tarde, depois de conversar mais longamente com minha amiga de mais de 20 anos, a Cris, com quem nos últimos meses só vinha falando rapidamente coisas do tipo: "como você está? E o trabalho? E o filho? Então, tá, tenho que desligar porque estou enrolada no trabalho...",  recebo essa mensagem dela:

"ANA, DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS. SEMPRE ACREDITEI NISSO E EM OUTRAS COISAS TIPO: NÃO PRECISAMOS ESTAR PERTO PARA ACREDITARMOS NA VERDADEIRA AMIZADE. VEJA SÓ...FIQUEI PENSANDO EM CONVERSAR COM VOCÊ DESDE DOMINGO E DE REPENTE VOCÊ ME LIGOU E DISSE PALAVRAS QUE EU PRECISA OUVIR NESSE MOMENTO E OUTRAS QUE EU SEMPRE TIVE DENTRO DO MEU CORAÇÃO E QUE FORAM REPETIDAS POR VOCÊ HOJE. REALMENTE OS VALORES EM NOSSAS VIDAS SÃO SEMPRE OS MESMOS MAS AS VEZES TEMOS QUE MUDAR DE RUMO FACE A CADA FASE QUE VIVEMOS. SOU MUITO FELIZ POR TER O MARCOS E O JOÃO. COM CERTEZA ISSO JÁ FAZ A GRANDE DIFERENÇA. OBRIGADA POR SUA AMIZADE. BJS"

Tem como não se emocionar? Não ficar feliz? Tem como não agradecer por esses amigos loucos que me amam e são gratos por minha existência mesmo que eu seja do jeito que sou? Uma coisa é certa: cada um desses amigos é muito importante pra mim. E pra eles digo que estou aqui. Sempre no mesmo lugar. E que embora não pareça, sou capaz de largar tudo e ir atrás deles, onde quer que estejam, se precisarem de colo. A vida não tem graça sem amor. E amizade é amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário