segunda-feira, 14 de junho de 2010

Aniversário

Hoje é o dia do meu aniversário!!! E eu, simplesmente, adoro fazer aniversário. Não, eu não gosto de ficar mais velha. Mas amo receber abraços, beijinhos, presentes, carinho, calor humano!!

Acordo todo dia 14 de junho sabendo que será um dia lindo, em que vou me emocionar com as coisas que as pessoas vão me escrever, desejar. Ao contrário de muitas pessoas que se sentem velhas quando chega a data do "parabéns pra você", me sinto jovem, animada, cheia de energia e felicidade. Sempre fui assim. Sempre gostei de comemorar com festas, muita gente, música.

De uns anos pra cá tem sido diferente, não tenho sempre feito festas em minha casa, mas sempre dou um jeito de reunir a família e os amigos, mesmo que separadamente, em dias diferentes. Não me sinto deprimida por estar mais velha e nunca quis passar aniversário longe, sem as pessoas que amo por perto. Sempre que viajo observo bem se estarei em casa no dia 14 de junho. Isso sim seria triste, passar longe de todo mundo...

Uma única vez, no meu aniversário de 9 anos, minha mãe inventou que viajaríamos para Saquarema. Meu aniversário, em alguns anos, cai justamente no feriado de Corpus Christi e mami quis passar o feriadão lá. Resultado: ela levou um bolo e eu cantei parabéns com meu pai, minha irmã, e meus primos. Só. Nenhuma amiga me ligou (não existia celular), ninguém, exceto os que estavam em Saquarema, me deram beijinhos. Que triste. Ainda por cima choveu o feriado inteiro, o que agravou meu bico e cara de bunda.

Sempre torcia também, no meu íntimo, para que meu pai vencesse seu bloqueio e conseguisse me abraçar, chegar perto de mim e me dar parabéns. Por isso, tinha muita expectativa com o dia. Na infância, achava muito estranho o distanciamento do meu pai. Ele nunca vinha nos abraçar ou beijar, nem no dia do aniversário. Na adolescência, eu ficava muito P da vida, com raiva mesmo, sem entender porque ele ignorava o fato de que era uma data importante pra mim e deveria ser uma data importante pra ele também!! Conforme fui crescendo, ficando adulta, fui começando a enxergar meu pai diferente, fui vendo que ele queria muito me abraçar, mas, não sei bem porque, não conseguia mesmo. Enxerguei que ele teve uma infância difícil e que a gente tem muita tendência a repetir padrões, principalmente se fomos educados sem muito calor ou carinho. Vi que eu deveria quebrar essa barreira. Fui tentando fazer isso aos poucos e ele até que foi melhorando, conseguia falar, mesmo que de longe um "parabéns, filha", conseguia até dar um beijo na minha testa, às vezes.

Então, em de 14 junho de 1999, não falei nada o dia inteiro, fiquei esperando ele falar comigo, me abraçar, enfim, dar algum sinal de fumaça. Teve bolo lá em casa, parabéns e tudo e nada do meu pai me abraçar. Quando já eram 23h, tomei coragem e falei pra ele: "Pai, o dia do meu aniversário já está quase acabando... Você não vai me dar parabéns, não? " Sem falar nada, meu pai se aproximou de mim e disse: "Claro que vou, filha". E me deu o abraço mais gostoso que ele poderia me dar. Um abraço demorado, carinhoso, sentido. Um abraço que valeu por todos os outros 28 aniversários.

Foi a melhor atitude que eu poderia ter tomado e ainda bem que o fiz porque naquele ano, em 15 de outubro, meu pai faleceu. Mas, em seu último ano de vida nessa encarnação, ele me deu o abraço mais gostoso do mundo. E eu o libertei, de certa forma, com meu gesto. Se eu soubesse, teria feito isso muito antes...

Por isso, toda vez que faço aniversário desde aquele dia, sinto-me abraçada e acarinhada por ele. Sinto como se ele estivesse aqui. Aquele abraço vai durar minha vida toda. Feliz aniversário pra mim!!

3 comentários:

  1. Um beijo grande dos seus amigos, Levi & Lucia.

    ResponderExcluir
  2. Paula,
    Feliz aniversário atrasado!!! Espero que tenha curtido muito o dia com o Miguelito e a família.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Puxa... Que estória linda de seu pai. Tô aqui chorando de emoção. Deve ser muito dificil não conseguir abraçar alguem. Eu entendo bem isso pq minha mãe só começou a ser mais mãe depois de ter passado por um quadro grave de depressão clínica. As coisas agora estão melhorando...
    Enfim, tenho certeza que todos os dias 14 de junho desde esse abraço ele sempre está presente te abraçando de onde estiver.
    Bjs

    ResponderExcluir