terça-feira, 5 de outubro de 2010

Viajar sem o bebê

Quando lembro como estava nervosa e apreensiva antes da viagem de férias, nem acredito que tenha aproveitado tanto os 15 dias longe da minha delícia. Acho que vivi o sofrimento da separação antes de ir. No dia da viagem não consegui comer nada e chorei muito, o dia inteiro. Meu coração estava apertadinho, do tamanho de uma azeitona preta. Mas, depois que cheguei lá, fui relaxando aos poucos e fiquei muito bem. Bem mesmo.

Com o namorado foi diferente. Como ele segurou a minha onda de sofrimento antes da viagem, acho de durante as férias acabou sentindo mais que eu. A todo instante falava no Miguel e dizia que estava com saudades. É claro que eu também senti saudades, mas acho que me preparei melhor que ele para passar esses dias sem o bebê.

Hoje vejo que a decisão de viajarmos foi mais que acertada. Nosso relacionamento, que estava precisando mesmo de um tempo só pra gente, ficou ainda melhor. Andar pela praia de mãos dadas, comer sem preocupação e sexo sem correria tem muito valor. Principalmente depois da maternidade.

E o Miguel, por sua vez, passou muito bem sem nossa presença, obrigada. Foi à festinhas com a minha irmã, dançou muito, passeou com as primas. Na creche, a tia disse que ele se comportou da mesma maneira. Na segunda semana, apenas, minha irmã disse que ele, de vez em quando, falava "mamã".

Quando chegamos e fomos buscá-lo na creche, encontrei o mesmo Miguel sorridente e brincalhão. Mais crescido - incrível como 15 dias fazem diferença no desenvolvimento de um bebê - e mais levado também. Mas, ao contrário do que pensei, ele não saiu correndo para o meu colo felicíssimo. Apenas olhou pra mim e sorriu. Olhou pro pai e fez a mesma coisa. Nada de corridas saudosas de braços abertos como se estivesse morrendo de saudade. No fundo, ficou uma pontinha de frustração... Egoísmo puro. Logo a razão vem e me faz ver como é bom ter um filho independente, capaz de passar 15 dias sem os pais bem, curtindo a companhia das primas e dos padrinhos que, diga-se de passagem, devem tê-lo paparicado ao extremo.

Melhor que voltar descansada e feliz, é ver que os filhos tem vida própria. É ver que precisam da gente sim, mas existem apesar de nós. Bom mesmo é ver que ele está bem, saudável e que sentir saudade é muito positivo. Voltar com a paciência recobrada foi fundamental pra mim. Já vi que poderei viajar outras vezes. Planejo, assim que ele estiver mais crescido, tirar alguns dias de férias com o meu bebê, mas reservar, sempre que possível, dias de férias só pra mim e pro namorado. Foi muito válido pra nós dois. Válido para nossa sanidade familiar.

10 comentários:

  1. Quanto tempo tinha seu bebê quando viajou? Tenho viajem marcada para ficar 15 dias fora e minha bebê estará fazendo 10 meses durante a viajem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Bem, quando viajei a primeira vez o Miguel tinha 1 ano e 5 meses. Se seu bebê está com 10 meses, acho que pode ficar ainda mais despreocupada!! Ele vai se sair muito bem e, nessa idade, os bebês não têm noção de tempo e vai parecer que você foi em um dia e voltou no outro. Vá tranquila e divirta-se!! Toda mãe merece esse descando!

      Excluir
  2. adorei ler seu blog, pois estou pensando em viaja r por 15 dias e estou me sentindo como vc se sentiu minha filha tem 2 anos. Duvida grandeee

    ResponderExcluir
  3. O coração aperta mesmo, mas vá. É preciso e você vai voltar renovada, com mais paciência e cheia de saudade!!!! Vença o medo e vá por você, por seu casamento, por sua sanidade!!! Beijos e volte sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu coração está todos desperdaçado, ja li várias materias sobre viajar sem o bebê. Quando estou lendo me sinto tranquila em deixa-lo com a vovô "naverdade moramos com a vovô" mas qundo o vejo bate aquele aperto no coração,sinto- me como se estivesse abandonando meu filho. Mas gostaria de aprovetar a viagem para curtim um pouco com meu marido, pois depois que ele nasceu a rotina mudou um pouco, e tambem estamos morrendo de saudade um do outro pois meu marido está viajando hà três meses. Então essa viagem é para matar a sudade. Não sei se vou conseguir pois meu bebê tem apenas 10 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma!! Eu sei o quanto é difícil, eu sei que ficamos culpadas, mas você precisa pensar que você não é só mãe: é esposa também e tem necessidades diversas. Vá viajar e fique em paz porque quando você voltar terá mais paciência pra lidar com as situações do seu dia-a-dia. Um beijo!

      Excluir
  5. Oi, eu ganhei uma viagem de 4 dias p os Eua sem acompanhante.
    Tenho uma bebe de 1 ano e 1 mes, ela nunca ficou 1 dia sem mime ainda mama no peito. Sera q rola?? o pai vai poder ficar com ela em casa periodo integral, pois a viagem sera no feriado. O q vc acha?? melhor eu tentar diminuir o peito e estocar leite se eu nao leva-la?? o que eh menos estressante? deixar ela com o pai com as coisinhas dela ou leva-la sozinha aos EUA durante 4 dias????? nao sei o q fazer

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudinha!!! Olha, pela minha experiência, será muito melhor você não tirar sua bebê de sua rotina diária. Nessa idade as crianças não têm tanta noção de tempo e ela nem vai sentir sua ausência se não for retirada de seu ambiente, de perto das suas coisas. Creio que será muito mais difícil pra ela ir com você e ter uma mudança total de rotina sem necessidade. Agora quanto ao leite, eu não tive esse problema porque Miguel já não mamava no peito, mas acho que ela sobreviverá se você estocar seu leite, não é assim que as mães fazem quando precisam voltar ao trabalho? Vá e procure se divertir e descansar... Você vai voltar pra sua bebê ainda mais cheia de amor e saudade!! Um beijo e espero ter ajudado!!
    Obrigada por visitar o blog!!

    ResponderExcluir
  7. Vou viajar sem meu bb de 1 ano e 7 meses, por 15 dias. Vc acha valido q ele me veja no skipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, não sou nenhuma especialista no assunto, mas falei uma vez por dia com meu bebê por skype ou facetime e foi maravilhoso. Talvez mais pra mim que pra ele porque pude ver que ele estava muito bem sem mim!! Aproveite sua viagem!! Um beijo e obrigada por visitar o blog!

      Excluir