quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Auto-estima

Essa semana, conversando com uma das minhas melhores amigas, desliguei o telefone preocupada. Sentir quem a gente gosta angustiada é péssimo e é muito facil resolver a vida do outro, enxergar a melhor saída quando se está de fora da situação. É muito mais fácil e indolor quando não estamos envolvidos na meleca toda. E eu fiquei preocupada porque a vida, muitas vezes, é clara quanto aos sinais que nos envia, deixando aberto o caminho a tomar, mas a gente não vê. E não vê porque tem, na maoria das vezes, medo. E medo é uma bosta. Paralisa, deixa estagnado. Meu querido pai falou pra mim uma vez: "Filha, o medo de perder tira a vontade de ganhar." E não é que ele estava certo? Muitas vezes, tão concentrados no medo de perder o que temos, nem paramos pra pensar o que estamos deixando de ganhar. Simplesmente, perdemos a vontade de conquistar outras coisas, abrir novos caminhos.

Eu passei uma situação semelhante à dela beirando os 30. É complicado estar envolvido em um relacionamento que você vê que está indo pro buraco ou já está dentro dele há muito tempo e não conseguir sair. É como estar em um bote que segue rumo à uma queda d´água, você sabe que a queda vai ser feia, que não vai conseguir se segurar e ainda assim insiste em não pular, quase que à espera de um milagre.

Na época em que eu estava me sentindo a pior das mulheres por estar com 30 anos e estar em um relacionamento que me fazia sofrer demais, todos me diziam que era pra eu mandar o cara passear, cortar aquilo da minha vida. Eu sabia que todos estavam certos mas tinha muito medo. Minha auto-estima estava tão no pé que eu realmente acreditava que se ficasse sem o tal do cara, estaria fadada à solidão e que não encontraria ninguém pra chamar de meu. Como se minhas chances tivessem terminado. Essa mesma amiga que hoje sofre por causa de um cara, desses que faz a gente se sentir culpada e chata, reclamona e mimada, desses que invertem a situação com uma habilidade macabra, na época me olhou nos olhos e falou: "Paula, acho que não tenho mais nada pra lhe dizer com relação a esse assunto, não gosto de ver você deixando esse cara fazer você sofrer desse jeito e acho que você não vai conseguir sair dessa sozinha. Você deveria procurar ajuda profissional, começar uma terapia." Foi o melhor conselho que recebi na minha vida.

Agora veja só: ela, nesse momento, está em uma situação semelhante e com o agravante de que já não temos mais 'apenas' 30 anos. Estamos perto dos 40. E a proximidade de estar só ou de ter que começar tudo de novo com outro alguém é aterrorizante. Mais pavor ainda é o fato de ter medo de que esse 'outro alguém' nunca apareça. Acontece que o vento só ajuda a quem sabe pra onde vai. E é preciso dar o primeiro passo para nos libertarmos de coisas que não nos fazem bem e aprisionam para que tenhamos clareza para nos enxergarmos e sabermos o que queremos pra gente.

Eu sei o que quero pra ela. Quero o mesmo que pra mim: um cara bacana, companheiro, amigo, que esteja ao lado dela quando ela estiver mal, tristinha. Ela merece. Mas antes precisa saber que merece. Precisa olhar pra si e ver o valor que tem. O problema é que talvez ela tenha guardado, lá no fundinho da alma, a impressão de que o que está recebendo é suficiente pra quem é. E ela é muito mais! Merece muito mais!! Só precisa entender isso. Pra você, minha amiga linda, de todas as horas, minha vaquinha malhada, desejo exatamente o que já dizia Cazuza: "... quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida..."

13 comentários:

  1. É notório o quanto a transição planetária está afetando uma grandiosa massa de indivíduos deste planeta. Não são apenas os fenômenos geofísicos e metereológicos que estão separando o joio do trigo, mas principalmente é um despertar da consciência de que é totalmente inviável permanecermos na nossa zona de conforto, esperando que a felicidade bata a nossa porta, enquanto insistimos nas fórmulas que já usamos um bilhão de vezes e obtivemos obviamente o mesmo resultado, na esperança que na bilhonésima primeira, segunda, ou terceira tentativa o resultado vai ser aquele que gostaríamos de obter. É como se esperássemos um dia obter vitamina de abacate misturando-se café com leite...
    Eu sei que EUZINHO estou fazendo psicanálise sim senhor, porque o momento é delicado mesmo. Não basta estar calçado espiritualmente só, não! Não basta conseguir se desdobrar e fazer viagem astral; não bastam as mensagens do Dr. Bezerra de Menezes psicofonadas ou psicografadas. Também não bastam as cirurgias espirituais. Nós temos TODOS que nos dar as mãos e nos amarmos MUITO. Não permitamos que isso recaia sobre as costas desse ou daquele indivíduo. E não nos permitamos ficarmos contemplativos, porque o planeta não pode esperar por todos nós para seguir sua caminhada evolutiva. Que possamos refletir sobre isso sempre que pudermos. Preferencialmente ao nos deitarmos e horas depois ao despertarmos. Um beijo Paulinha, e outro muito muito gostoso pra vc também, vaquinha da fruta do chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha querida,

    Esse texto serviu para mim como uma luva. E você bem sabe o porquê. Você sabe de toda a história. O pior é que esse cara que você deseja para a sua amiga, e que sei que também deseja para mim, nunca aparece. E por conta disso, a gente ... ou fica sozinha (como eu há muito tempo) ... ou atura um traste por conveniência e para não se sentir só.
    Obrigada, anyway, pelo "Auto-estima". Fez bem para minha alma. Beijos, Graça

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, ai. Speechless. Mas com olhos marejados de muitas lágrimas. E, mesmo speechless, vc sabe o que vai em meu coração nesse momento. Te amo. Hoje. Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Levi, que lindo... É isso mesmo, não podemos colocar no outro nossas expectativas e desejos. Quero ser amada sim, mas precisamos nos amar. Você é especial!

    ResponderExcluir
  5. Graça, você é outra pessoa das mais maravilhosas do planeta. Veja o quanto tem valor, please... Antes só que mal acompanhada. A sua presença vale muito.

    ResponderExcluir
  6. Ai, Ai...só tenho uma coisa p te dizer, obrigada por ser parte da minha vida, te amo amiga...

    ResponderExcluir
  7. Adorando os comentários! Tio Levi, como sempre, com uma palavra pra fazer pensar e dar calo aos neurônios... Ah... Delícia essa vibe de união! Me mostra que nunca estamos sós, independentemente de distância física.

    ResponderExcluir
  8. Paula, esta sua amiga vai conseguir se libertar e encontrar "o cara", eu tenho uma amiga que se casou com 48 anos e está muuuuuuito feliz, encontrou uma pessoa maravilhosa e casou com tudo o que tem direito!, igreja, vestido e etc... é preciso nos libertarmos de coisas que nos aprisionam para voarmos alto. Ter uma amiga como vc é ter um tesouro, te admiro cada vez mais. Engraçado como as coisas acontecem, eu estou lendo um livro de auto ajuda que fala sobre auto estima, a minha anda baixa.

    ResponderExcluir
  9. obrigada, Paulinha
    I LOVE YOU
    ICH LIEBE DICH
    JE TAIME
    YO TE AMO

    ResponderExcluir
  10. Paulinha minha querida,
    Infelizmente, ou felizmente, a vida é assim, feita, e cheia de recomeços, perdas e ganhos.
    Hoje, depois de 1 ano, 1 mês e dezoito dias de tudo por que passei, e que vc tão bem acompanhou, apoiando e dando força, sinto que começo a ganhar um pouco de força para recomeçar, e olha que eu tambem estou na faixa dos 40, e que não tomei nenhuma decisão, a vida se encarregou disso.
    Eu amava e era amado de uma forma que, tenho certeza, muitas pessoas passarão por esta vida sem experimentar tal sentimento, mas derrepente, acabou, e ai ?
    Como vc uma vez bem me disse, muitas vezes, existem coisas, que mesmo que vc se ache a mais forte das pessoas, vc não consegue resolver, neste momento, só a terapia para ajudar a entender e superar o que parece insuperável. Eu demorei para entender isso.
    Hoje eu tento entender o que todos dizem: Que o importante é ser feliz, acima de tudo ser feliz. E, se encontrar a felicidade significa recomeçar, seja aos 40, 50, 60, não importa, então vamos a ele, ao recomeço, com um só objetivo, a busca da felicidade, afinal de contas, de tudo que já me disseram nestes tempos difíceis pelos quais tenho passado, uma coisa é certa, estamos aqui de passagem, nada é para sempre. Isso eu vivi, e posso testemunhar. Como minha mãe sempre diz " Não existe bem que para sempre dure, nem mal que nunca se acabe"
    Um beijo minha querida.

    ResponderExcluir
  11. Cacau, a distância nunca separa sentimentos verdadeiros. Somos prova disso.

    Cinthia, preciso dizer de novo o quanto admiro você e acho que merece muito amor? Nunca esqueça que você é mais que essa embalagem linda que Deus lhe deu...

    Flavia, agradeço pelo seu carinho de sempre. É muito bom receber seu sorriso toda vez que esta perto de mim!

    Sergio, que felicidade perceber essa vontade de recomeçar dentro de você depois de tudo que passou. Estou emocionada com seu comentário e satisfeita por ver você começar a se levantar, a virar uma página e partir pra tantas outras que virão. Deus colocou você na minha vida e nunca deixei que saísse, mesmo distantes, sempre estive ligada a você por laços de muito carinho.

    ResponderExcluir
  12. Nós nunca duvidamos disso minha querida.
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  13. Paulinha, você não sabe como sua resposta ao meu comentário foi importante para mim, eu peço perdão por qualquer mau entendido que tenha te magoado, saiba que o que desejo para mim eu desejo para vc, tudo de bom, todo bem. Beijos! e obrigada por estar em minha vida.

    ResponderExcluir