sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Educação

Cada vez mais tenho a certeza de que educação é a chave para melhorar muitos dos problemas do nosso país. E não estou aqui pensando em problemas grandes não. Acredito que se formos educados em coisas pequenas, se formos preocupados com essa linha tênue que divide onde acaba o nosso direito e onde começa o do próximo, tudo seria muito melhor. Acho que o povo mal educado só olha para o próprio umbigo, não se preocupa com o outro, seu pensamento é de curto prazo, interessado apenas em resolver assuntos que o atrapalham hoje, sem pensar nas consequências das atitudes no amanhã.

Tantas coisas me irritam, coisas que poderiam ser resolvidas com educação, gentileza. Outro dia estava na fila do banco e na minha frente estava um senhor abrindo uma bala. Eis que ele pega a balinha, enfia na boca e tenta acertar a lixeira - que estava a uns 3 passos de nós - arremessando o papel da bala. Ele errou o arremesso e o papel ficou lá, no chão. Fiquei olhando incrédula, esperando que ele se movesse para catar o papel e colocá-lo no lugar certo, mas nada. O rapaz que estava atrás de mim, olhou pra minha cara, também sem acreditar que aquele papelzinho ficaria ali no chão. Depois, o senhor retirou outro papel de dentro da pochete (Jesus, ainda tem gente que usa isso!!!) e tentou acertar a lata de lixo novamente e ... Errou!!!!! E o papel continuou no chão!!!!

Sem acreditar e indignada por ver o chão sujo resmunguei que a casa dele devia ser um chiqueiro e me abaixei pra catar o papel da bala e a outra bolinha de papel que estavam no chão do banco e levei tudo pra lixeira. Eu não aguento. Preciso fazer alguma coisa quando vejo esse tipo de falta de respeito. E deixar papel no chão é falta de quê? De educação.

Essa semana fui ao mercado e todas as vezes que acabo de guardar minhas compras na mala do carro, levo o carrinho para o local onde são retirados ou para o local próprio para serem deixados após o uso, de forma que não atrapalhe os outros carros estacionados. Mas meu comportamento, definitivamente, não é regra. Fui guardar meu carrinho e quando voltei, adivinha o que encontro atrás do meu carro? O carrinho de outra pessoa que guardou suas compras e deixou o carrinho ali. Quer dizer, limpou o caminho pra tirar o carro dela do estacionamento e não se preocupou, nem um instantinho, em atrapalhar o carro ao lado do dela. É de doer esse pensamento egoísta e realmente acredito que com educação tudo isso poderia ser resolvido.

Educação abre nossos olhos, faz com que tenhamos uma visão ampla dos fatos, faz com que sejamos questionadores e, quando questionamos ou somos questionados, aprendemos muito. Isso está cada vez mais difícil. Canso de ver latinhas de refrigerante serem jogadas de janelas de ônibus e de carros caros também. Canso de ver gente jogando lixo na rua, resto de cigarro. Enfim, não sei onde isso termina, mas me irrito.

Quantas vezes a gente entra em um consultório médico e não há lugar disponível pra você sentar? Mas aí, quando você olha bem para todas as cadeiras percebe que tem uma bonitona no consultório que colocou a bolsinha dela em uma cadeira ao lado e nem se toca quando já existe uma pessoa de pé. Ok, ela pode estar distraída, mas eu chamo essa distração de falta de educação sim porque quando eu coloco minha bolsa ocupando o lugar que seria de outra pessoa, fico atenta ao abrir da porta e, mesmo que a pessoa tenha outras opções de lugares pra sentar, eu retiro minha bolsa porque a pessoa que chega pode querer sentar ali, onde estava minha bolsa e tem esse direito.

Gostaria muito que um dia a gente vivesse em um lugar onde as pessoas se respeitassem, pensassem no outro. Eu desejo pro próximo o que desejo pra mim mesma e não consigo jogar lixo na rua, não prestar atenção em quem está ao meu redor. Não consigo estar sem fazer nada enquanto meu colega de trabalho está atarefado e não oferecer para terminarmos a tarefa juntos. Não sei passar pela minha secretaria, ver um lápis no chão e deixá-lo ali, jogado. Não sei esbarrar em alguém e não pedir desculpas. E isso é educação. Mas o que esperar de um povo que teve, durante 8 anos, um presidente que se vangloriava de ter apenas cursado até a quarta série primária e estar ocupando a presidência? Nunca vi em seu rosto um pingo de vontade de ter podido estudar mais, chegado a um curso superior. Ao contrário, só via desdém da parte dele para com as pessoas com mestrado e doutorado. Pra quê? A impressão que me dava era a de que ele estava dando o exemplo de que sem educação se vai longe. Bom, ele está fora e vamos ver se alguma coisa muda. Não votei na Dilma, mas só me resta esperar e torcer para que ela seja diferente.

Um comentário:

  1. Paulinha, também quero um mundo assim, com mais educação!, por isso faço minha parte com o Gabriel, ensino que lixo é na lixeira e que ele dÊ lugar aos mais velhos.Fico muito triste quando vejo a educação sem importância.
    Cada vez mais fico sua fã. rsrsrs

    ResponderExcluir